Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Comemore o Dia da Poesia!


Poesia que rola no jogo da bola traz rimas e diversão para celebrar o dia da Poesia e ainda homenagear o esporte mais amado do Brasil!

Fábio Sombra, um grande cordelista e violeiro, trouxe para o mundo da poesia um dos assuntos mais admirados, discutidos e queridos por pessoas de diversas idades: o futebol. Em Poesia que rola no jogo da bola, o autor criou aqui uma atraente parceria entre a poesia e esse esporte, paixão de multidões. Nesta obra, o leitor encontrará poemas sobre goleiros, atacantes, torcidas e até mesmo o juiz, figura famosa e polêmica no meio futebolístico.

O autor e ilustrador, que também é violeiro, convida os leitores a jogar futebol de um jeito bem diferente: não mais chutando bola ou fazendo gol, mas criando poemas. Neste livro não faltam o goleiro, o atacante, o juiz e a torcida. Todos estão nele, cheios de ginga, ritmos e rimas.

Publicação da editora Mundo Mirim este livro é envolto a muitas rimas e sonoridades, além de dicas interessantes sobre o tema futebol. As poesias são curtas, com ritmo e musicalidade. A letra em caixa-alta (bastão ou maiúscula) propicia uma boa leitura para as crianças mais novas. A ilustração de João Marcos Mendonça remete o leitor aos quadrinhos, característica dos traços do ilustrador. As cores fortes e expressões faciais dos personagens favorecem a aproximação e o interesse dos leitores com a obra.

Esta obra possui 16 poemas curtos sobre o tema futebol. O publico irá encontrar personagens como goleiros, juízes e outros elementos importantes em partidas de futebol, apresentados de forma lúdica e alegre.

Sobre o escritor: Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro em 1965, onde ainda mora. É um escritor que gosta de escrever e estudar o folclore nacional. Suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira como: festas populares e desafios em versos e cantorias de viola. Tem a poesia na alma e com excelência a transporta para os livros.

Sobre o ilustrador: João Marcos Mendonça nasceu em Ipatinga, Minas Gerais. É mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Autor de livros em quadrinhos para crianças, atua como ilustrador, chargista e roteirista da Maurício de Sousa Produções.

Ficha Técnica
Editora Mundo Mirim
Ilustração:
João Marcos Mendonça
Autor: Fábio Sombra
I.S.B.N.: 978-85-8232-018-1
Formato: 23x21
Indicação: Pré-leitor (até 6 anos), pais e agentes de leitura
Número de Páginas: 32 págs
Preço: R$ 34,90

Sobre a Editora:A Mundo Mirim é uma editora voltada ao público infantil e juvenil cujas publicações para crianças e adolescentes têm o intuito de estimular o prazer de ler, fazer um apelo à imaginação e trazer à tona as grandes ideias que uma boa leitura desperta. Além disso, como a infância é uma fase de constante aprendizado, alguns livros também permitem abordagens didático-pedagógicas, um diferencial que amplia as possibilidades de aproveitamento das obras.

Editora mundo mirim na web:
www.mundomirim.com.br

www.twitter.com/mundomirim

www.facebook.com/EditoraMundoMirim

www.youtube.com/editoramundomirim


Fonte: Lilian Comunica

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)