Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Comemore o Dia da Poesia!


Poesia que rola no jogo da bola traz rimas e diversão para celebrar o dia da Poesia e ainda homenagear o esporte mais amado do Brasil!

Fábio Sombra, um grande cordelista e violeiro, trouxe para o mundo da poesia um dos assuntos mais admirados, discutidos e queridos por pessoas de diversas idades: o futebol. Em Poesia que rola no jogo da bola, o autor criou aqui uma atraente parceria entre a poesia e esse esporte, paixão de multidões. Nesta obra, o leitor encontrará poemas sobre goleiros, atacantes, torcidas e até mesmo o juiz, figura famosa e polêmica no meio futebolístico.

O autor e ilustrador, que também é violeiro, convida os leitores a jogar futebol de um jeito bem diferente: não mais chutando bola ou fazendo gol, mas criando poemas. Neste livro não faltam o goleiro, o atacante, o juiz e a torcida. Todos estão nele, cheios de ginga, ritmos e rimas.

Publicação da editora Mundo Mirim este livro é envolto a muitas rimas e sonoridades, além de dicas interessantes sobre o tema futebol. As poesias são curtas, com ritmo e musicalidade. A letra em caixa-alta (bastão ou maiúscula) propicia uma boa leitura para as crianças mais novas. A ilustração de João Marcos Mendonça remete o leitor aos quadrinhos, característica dos traços do ilustrador. As cores fortes e expressões faciais dos personagens favorecem a aproximação e o interesse dos leitores com a obra.

Esta obra possui 16 poemas curtos sobre o tema futebol. O publico irá encontrar personagens como goleiros, juízes e outros elementos importantes em partidas de futebol, apresentados de forma lúdica e alegre.

Sobre o escritor: Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro em 1965, onde ainda mora. É um escritor que gosta de escrever e estudar o folclore nacional. Suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira como: festas populares e desafios em versos e cantorias de viola. Tem a poesia na alma e com excelência a transporta para os livros.

Sobre o ilustrador: João Marcos Mendonça nasceu em Ipatinga, Minas Gerais. É mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Autor de livros em quadrinhos para crianças, atua como ilustrador, chargista e roteirista da Maurício de Sousa Produções.

Ficha Técnica
Editora Mundo Mirim
Ilustração:
João Marcos Mendonça
Autor: Fábio Sombra
I.S.B.N.: 978-85-8232-018-1
Formato: 23x21
Indicação: Pré-leitor (até 6 anos), pais e agentes de leitura
Número de Páginas: 32 págs
Preço: R$ 34,90

Sobre a Editora:A Mundo Mirim é uma editora voltada ao público infantil e juvenil cujas publicações para crianças e adolescentes têm o intuito de estimular o prazer de ler, fazer um apelo à imaginação e trazer à tona as grandes ideias que uma boa leitura desperta. Além disso, como a infância é uma fase de constante aprendizado, alguns livros também permitem abordagens didático-pedagógicas, um diferencial que amplia as possibilidades de aproveitamento das obras.

Editora mundo mirim na web:
www.mundomirim.com.br

www.twitter.com/mundomirim

www.facebook.com/EditoraMundoMirim

www.youtube.com/editoramundomirim


Fonte: Lilian Comunica

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)