Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Começa hoje o Itaú Cultural


Itaú Cultural apresenta edital
Rumos Música em Porto Velho


O Projeto contempla as áreas de música, literatura e jornalismo cultural

Começa hoje às 14h, na Escola de Música Jorge Andrade, em Porto Velho, seminário cujo foco principal é a Música. O evento é uma parceria entre a Fundação Cultural Iaripuna, e o Programa Itaú Cultural. Na oportunidade, a coordenação do Itaú Cultural lança o Edital “Rumos Música”.

O Programa que está completando 10 anos de atividades, tem o objetivo de mapear novos talentos, contribuir para articulações nacionais de agentes culturais, premiar e dar visibilidade nacional aos trabalhos musicais de artistas novos ou artistas que já tenham trabalhos consolidados e que ainda não tiveram reconhecimento nacional da sua produção. Nesta edição, contempla as áreas de música, literatura, jornalismo cultural e pesquisa em gestão cultural.

Programação

14h Abertura Oficial – Interpretação do Hino de Porto Velho com Remis Michel (flauta transversal) e Robson Vasconcelos (teclado), Coral da Escola de Música Jorge Andrade na regência do professor Dirceu e Quarteto PVH, formado pelos professores Ronaldo Vasconcelos (guitarra), Robson Vasconcelos (teclado), Júnior Lopes (bateria) e Clayton (contrabaixo).

A abertura do evento contará com a presença de autoridades e convidados: Roberto Eduardo Sobrinho – prefeito da cidade de Porto Velho, Júlio César Yriarte Solíz – presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Elizabeth Carneiro Santos – diretora da Escola Municipal de Música Jorge Andrade e Raimundo Nonato da Silva presidente do Sindicato dos Músicos do Estado de Rondônia.

14h30 – Exibição do documentário Rumos Brasil da Música – 30.000 km – Pensamentos & Reflexões (40 minutos), espécie de diário de bordo das viagens feitas por todas as capitais brasileiras durante a edição passada do programa, entre 2004 e 2005.

Condução de Sonoe Juliana Ono, representante do Núcleo de Música do Itaú Cultural de SP, que fará considerações a respeito dos seminários Rumos Música, realizados por todas as capitais brasileiras.

15h30 – palestra Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra! com Paulo André Moraes Pires – pernambucano de Recife. Criador e produtor do festival Abril Pro Rock. Trabalhou com bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Cabruêra, DJ Dolores: Aparelhagem; Cascabulho, entre outras. Fundador da Abrafin - Associação Brasileira dos Festivais Independentes.

17h – palestra Caminhos para a Exportação da Música Brasileira proferida por Michel Nicolau, especialista que desde 2003 atua no ramo musical buscando colaborar com a difusão da música brasileira no exterior.

É assessor da BM&A no projeto Música do Brasil, desenvolvida em parceria com a Apex-Brasil.

Os artistas e grupos contemplados pelo Edital Rumos Música também farão espetáculos produzidos pelo Itaú Cultural, e as apresentações serão gravadas em áudio e vídeo digital para serem distribuídas em DVD a emissoras de televisão no Brasil e exterior, além de seus currículos e contatos serem disponibilizados em inglês, francês e espanhol no site da instituição.

Todas as informações do Edital do programa Rumos Música: inscrições, abrangências, formas de envio de trabalhos e prazo de inscrição podem ser obtidas na Fundação Iaripuna – Fones 3901-3265 / 3901-3644 ou no site www.itaucultural.org.br/rumos2007.

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)