Segunda-feira, 14 de maio de 2007 - 06h09
Itaú Cultural apresenta edital
Rumos Música em Porto Velho
O Projeto contempla as áreas de música, literatura e jornalismo cultural
Começa hoje às 14h, na Escola de Música Jorge Andrade, em Porto Velho, seminário cujo foco principal é a Música. O evento é uma parceria entre a Fundação Cultural Iaripuna, e o Programa Itaú Cultural. Na oportunidade, a coordenação do Itaú Cultural lança o Edital Rumos Música.
O Programa que está completando 10 anos de atividades, tem o objetivo de mapear novos talentos, contribuir para articulações nacionais de agentes culturais, premiar e dar visibilidade nacional aos trabalhos musicais de artistas novos ou artistas que já tenham trabalhos consolidados e que ainda não tiveram reconhecimento nacional da sua produção. Nesta edição, contempla as áreas de música, literatura, jornalismo cultural e pesquisa em gestão cultural.
Programação
14h Abertura Oficial Interpretação do Hino de Porto Velho com Remis Michel (flauta transversal) e Robson Vasconcelos (teclado), Coral da Escola de Música Jorge Andrade na regência do professor Dirceu e Quarteto PVH, formado pelos professores Ronaldo Vasconcelos (guitarra), Robson Vasconcelos (teclado), Júnior Lopes (bateria) e Clayton (contrabaixo).
A abertura do evento contará com a presença de autoridades e convidados: Roberto Eduardo Sobrinho prefeito da cidade de Porto Velho, Júlio César Yriarte Solíz presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Elizabeth Carneiro Santos diretora da Escola Municipal de Música Jorge Andrade e Raimundo Nonato da Silva presidente do Sindicato dos Músicos do Estado de Rondônia.
14h30 Exibição do documentário Rumos Brasil da Música 30.000 km Pensamentos & Reflexões (40 minutos), espécie de diário de bordo das viagens feitas por todas as capitais brasileiras durante a edição passada do programa, entre 2004 e 2005.
Condução de Sonoe Juliana Ono, representante do Núcleo de Música do Itaú Cultural de SP, que fará considerações a respeito dos seminários Rumos Música, realizados por todas as capitais brasileiras.
15h30 palestra Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra! com Paulo André Moraes Pires pernambucano de Recife. Criador e produtor do festival Abril Pro Rock. Trabalhou com bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Cabruêra, DJ Dolores: Aparelhagem; Cascabulho, entre outras. Fundador da Abrafin - Associação Brasileira dos Festivais Independentes.
17h palestra Caminhos para a Exportação da Música Brasileira proferida por Michel Nicolau, especialista que desde 2003 atua no ramo musical buscando colaborar com a difusão da música brasileira no exterior.
É assessor da BM&A no projeto Música do Brasil, desenvolvida em parceria com a Apex-Brasil.
Os artistas e grupos contemplados pelo Edital Rumos Música também farão espetáculos produzidos pelo Itaú Cultural, e as apresentações serão gravadas em áudio e vídeo digital para serem distribuídas em DVD a emissoras de televisão no Brasil e exterior, além de seus currículos e contatos serem disponibilizados em inglês, francês e espanhol no site da instituição.
Todas as informações do Edital do programa Rumos Música: inscrições, abrangências, formas de envio de trabalhos e prazo de inscrição podem ser obtidas na Fundação Iaripuna Fones 3901-3265 / 3901-3644 ou no site www.itaucultural.org.br/rumos2007.
Fonte: Sílvio Santos
Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa
Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena
Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento
Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO
A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q
“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor
Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tud