Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Começa hoje o Itaú Cultural


Itaú Cultural apresenta edital
Rumos Música em Porto Velho


O Projeto contempla as áreas de música, literatura e jornalismo cultural

Começa hoje às 14h, na Escola de Música Jorge Andrade, em Porto Velho, seminário cujo foco principal é a Música. O evento é uma parceria entre a Fundação Cultural Iaripuna, e o Programa Itaú Cultural. Na oportunidade, a coordenação do Itaú Cultural lança o Edital “Rumos Música”.

O Programa que está completando 10 anos de atividades, tem o objetivo de mapear novos talentos, contribuir para articulações nacionais de agentes culturais, premiar e dar visibilidade nacional aos trabalhos musicais de artistas novos ou artistas que já tenham trabalhos consolidados e que ainda não tiveram reconhecimento nacional da sua produção. Nesta edição, contempla as áreas de música, literatura, jornalismo cultural e pesquisa em gestão cultural.

Programação

14h Abertura Oficial – Interpretação do Hino de Porto Velho com Remis Michel (flauta transversal) e Robson Vasconcelos (teclado), Coral da Escola de Música Jorge Andrade na regência do professor Dirceu e Quarteto PVH, formado pelos professores Ronaldo Vasconcelos (guitarra), Robson Vasconcelos (teclado), Júnior Lopes (bateria) e Clayton (contrabaixo).

A abertura do evento contará com a presença de autoridades e convidados: Roberto Eduardo Sobrinho – prefeito da cidade de Porto Velho, Júlio César Yriarte Solíz – presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Elizabeth Carneiro Santos – diretora da Escola Municipal de Música Jorge Andrade e Raimundo Nonato da Silva presidente do Sindicato dos Músicos do Estado de Rondônia.

14h30 – Exibição do documentário Rumos Brasil da Música – 30.000 km – Pensamentos & Reflexões (40 minutos), espécie de diário de bordo das viagens feitas por todas as capitais brasileiras durante a edição passada do programa, entre 2004 e 2005.

Condução de Sonoe Juliana Ono, representante do Núcleo de Música do Itaú Cultural de SP, que fará considerações a respeito dos seminários Rumos Música, realizados por todas as capitais brasileiras.

15h30 – palestra Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra! com Paulo André Moraes Pires – pernambucano de Recife. Criador e produtor do festival Abril Pro Rock. Trabalhou com bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Cabruêra, DJ Dolores: Aparelhagem; Cascabulho, entre outras. Fundador da Abrafin - Associação Brasileira dos Festivais Independentes.

17h – palestra Caminhos para a Exportação da Música Brasileira proferida por Michel Nicolau, especialista que desde 2003 atua no ramo musical buscando colaborar com a difusão da música brasileira no exterior.

É assessor da BM&A no projeto Música do Brasil, desenvolvida em parceria com a Apex-Brasil.

Os artistas e grupos contemplados pelo Edital Rumos Música também farão espetáculos produzidos pelo Itaú Cultural, e as apresentações serão gravadas em áudio e vídeo digital para serem distribuídas em DVD a emissoras de televisão no Brasil e exterior, além de seus currículos e contatos serem disponibilizados em inglês, francês e espanhol no site da instituição.

Todas as informações do Edital do programa Rumos Música: inscrições, abrangências, formas de envio de trabalhos e prazo de inscrição podem ser obtidas na Fundação Iaripuna – Fones 3901-3265 / 3901-3644 ou no site www.itaucultural.org.br/rumos2007.

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Cultura

COLCHA DE RETALHOS DA ELEIÇÃO - Por Lúcio Albuquerque

COLCHA DE RETALHOS DA ELEIÇÃO - Por Lúcio Albuquerque

URNASNo turno houve denúncias de urnas que teriam sido violadas. Agora, corre à boca pequena que pode haver “urnas emprenhada” – um termo que represen

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma Catarse, uma nova campanha de financiamento coletivo p