Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Começa hoje Mostra da diversidade Sexual



O 4º For Raimbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, consolidado como um dos mais importantes no Brasil relacionados a essa temática, começa a ser exibido hoje em Porto Velho com a organização de dois cineclubes da capital, o CineOca e o deLírio. Cinco dos dez filmes que compõem a Mostra, todos com temática GLBTS, serão exibidos hoje, dia 19, às 20 horas no Cinesesc. A programação é gratuita e será acompanhada de debate com historiador Marcelo Sabino e o antropólogo Ninno Amorim, da Universidade Federal de Rondônia e Wellington Augusto e Hélio Costa, respectivamente vice-presidente e coordenador de comunicação do Grupo Gay de Rondônia.

No sábado mais 5 filmes serão exibidos no mesmo local e horário. A programação conta ainda com performance cultural e sorteio do kit diversidade. O público aina pode votar no filme que mais gostou. A Mostra For Raimbow acontece em 150 cineclubes de todo o país, numa parceria da produtora Cenapop e Conselho Nacional de Cineclubes. O objetivo é reverter o histórico permanente de práticas discriminatórias e de violência contra as populações LGBT.


Histórico

Nas quatro edições o FOR RAINBOW atraiu um público médio diário de mil pessoas, percorreu vários municípios cearenses, inaugurou sua itinerância nacional em Porto Alegre, João Pessoa e Santos. Capacitou duzentas pessoas e produziu dez vídeos com a temática da diversidade sexual, utilizados para ações educativas de respeito à diversidade sexual. Em três mostras foram 61 filmes do Brasil e de diversas outras partes do mundo, formando um caleidoscópio audiovisual de manifestações estéticas da multidiversidade humana vivenciada em nosso planeta.

 

Confira os Curtas da Mostra


Sexta-feira, dia 19 de agosto:

Brincos de estrelas

Direção: Marcela Bertoletti - Rio de Janeiro/ RJ

Brincos de Estrela conta a história da descoberta do amor entre duas amigas. O curta vai explorando os medos e receios dessa personagem à medida que seus sentimentos vão tomando conta da sua vida.

 

Depois de tudo

Direção: Rafael Saar - Niterói/RJ

Depois do Adeus, veio a espera. Depois da espera, veio o retorno. Depois de tudo, eles desejam estar juntos e um dia é suficiente para esperar o seguinte.

 

E agora Luke

Direção: Alan Nóbrega - Rio de Janeiro/RJ

Luke é um rapaz que está iniciando a sua vida adulta e é obrigado a se defrontar com os seus valores religiosos, morais, sociais, após um segredo seu ser descoberto.


Ensaio de cinema

Direção: Allan Ribeiro - Rio de Janeiro/RJ

Ele dizia que o filme começava com uma câmera muito suave, com um zoom muito delicado e avançada em busca de Bardot.


Eu não quero voltar sozinho

Direção: Daniel Ribeiro - São Paulo/SP

A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de uma novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.

 

Sábado, dia 20 de agosto:

Eu não quero voltar sozinho - reprise

Direção: Daniel Ribeiro - São Paulo/SP


Felizes para sempre

Direção: Ricky Mastro - São Paulo/SP

Felizes para Sempre faz parte do projeto "Fuking Diferent São Paulo". Essa era a ideia inicial do projeto "achar um casal gay que estivesse junto há décadas" e foi assim que selecionamos as nossas candidatas: através do site e entrevistas com o diretor Ricky Mastro e assistentes de direção Lilian Baldo e Rodrigo Dorado.

 

GLOSSário

Direção: Fabinho Vieira - Fortaleza/CE

Duas travestis, com todo seu carisma e encanto, revelam os significados dos termos e gírias próprios que já caíram no gosto popular.

 

Homofobia, lesbofobia e transfobia

Direção: Felipe Fernandes - Brasília/DF

O vídeo busca refletir sobre as categorias usadas por ativistas lésbicas e travestis para se falar das violências contra suas identidades. Trazendo vozes sobre os usos dessas categorias, esquadrinha algumas aproximações e distâncias entre a pauta específica destas em relação ao "segmento" como um todo. Mostra situações em que o "ser lésbica" e o "ser travesti" produziram particularidades no que tange a discriminação e a violência.

 

Sem Purpurina - Realidade LGBT Na Baixada Santista

Direção: Fernanda Balbino, Lara Finochio,

Lívia Carvalho e Xenda Amici - Santos/SP

O documentário mostra os sonhos, as alegrias, os dramas e a luta contra o preconceito sob a visão da comunidade GLBTT e especialistas.

 

On my Own

Direção: Yuri Yamamoto - Fortaleza/CE

Um garoto numa eterna busca: a procura de sua identidade, de forças para ser quem é, de alguém para apoiá-lo. Dúvidas e certezas, dois opostos tão naturais nessa idade.

 Fonte: Simone Norberto

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Minidocumentário que homenageia pioneira de Pimenteiras do Oeste é disponibilizado na internet e amplia acesso da comunidade à sua história

Minidocumentário que homenageia pioneira de Pimenteiras do Oeste é disponibilizado na internet e amplia acesso da comunidade à sua história

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)