Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Começa hoje Mostra da diversidade Sexual



O 4º For Raimbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, consolidado como um dos mais importantes no Brasil relacionados a essa temática, começa a ser exibido hoje em Porto Velho com a organização de dois cineclubes da capital, o CineOca e o deLírio. Cinco dos dez filmes que compõem a Mostra, todos com temática GLBTS, serão exibidos hoje, dia 19, às 20 horas no Cinesesc. A programação é gratuita e será acompanhada de debate com historiador Marcelo Sabino e o antropólogo Ninno Amorim, da Universidade Federal de Rondônia e Wellington Augusto e Hélio Costa, respectivamente vice-presidente e coordenador de comunicação do Grupo Gay de Rondônia.

No sábado mais 5 filmes serão exibidos no mesmo local e horário. A programação conta ainda com performance cultural e sorteio do kit diversidade. O público aina pode votar no filme que mais gostou. A Mostra For Raimbow acontece em 150 cineclubes de todo o país, numa parceria da produtora Cenapop e Conselho Nacional de Cineclubes. O objetivo é reverter o histórico permanente de práticas discriminatórias e de violência contra as populações LGBT.


Histórico

Nas quatro edições o FOR RAINBOW atraiu um público médio diário de mil pessoas, percorreu vários municípios cearenses, inaugurou sua itinerância nacional em Porto Alegre, João Pessoa e Santos. Capacitou duzentas pessoas e produziu dez vídeos com a temática da diversidade sexual, utilizados para ações educativas de respeito à diversidade sexual. Em três mostras foram 61 filmes do Brasil e de diversas outras partes do mundo, formando um caleidoscópio audiovisual de manifestações estéticas da multidiversidade humana vivenciada em nosso planeta.

 

Confira os Curtas da Mostra


Sexta-feira, dia 19 de agosto:

Brincos de estrelas

Direção: Marcela Bertoletti - Rio de Janeiro/ RJ

Brincos de Estrela conta a história da descoberta do amor entre duas amigas. O curta vai explorando os medos e receios dessa personagem à medida que seus sentimentos vão tomando conta da sua vida.

 

Depois de tudo

Direção: Rafael Saar - Niterói/RJ

Depois do Adeus, veio a espera. Depois da espera, veio o retorno. Depois de tudo, eles desejam estar juntos e um dia é suficiente para esperar o seguinte.

 

E agora Luke

Direção: Alan Nóbrega - Rio de Janeiro/RJ

Luke é um rapaz que está iniciando a sua vida adulta e é obrigado a se defrontar com os seus valores religiosos, morais, sociais, após um segredo seu ser descoberto.


Ensaio de cinema

Direção: Allan Ribeiro - Rio de Janeiro/RJ

Ele dizia que o filme começava com uma câmera muito suave, com um zoom muito delicado e avançada em busca de Bardot.


Eu não quero voltar sozinho

Direção: Daniel Ribeiro - São Paulo/SP

A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de uma novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.

 

Sábado, dia 20 de agosto:

Eu não quero voltar sozinho - reprise

Direção: Daniel Ribeiro - São Paulo/SP


Felizes para sempre

Direção: Ricky Mastro - São Paulo/SP

Felizes para Sempre faz parte do projeto "Fuking Diferent São Paulo". Essa era a ideia inicial do projeto "achar um casal gay que estivesse junto há décadas" e foi assim que selecionamos as nossas candidatas: através do site e entrevistas com o diretor Ricky Mastro e assistentes de direção Lilian Baldo e Rodrigo Dorado.

 

GLOSSário

Direção: Fabinho Vieira - Fortaleza/CE

Duas travestis, com todo seu carisma e encanto, revelam os significados dos termos e gírias próprios que já caíram no gosto popular.

 

Homofobia, lesbofobia e transfobia

Direção: Felipe Fernandes - Brasília/DF

O vídeo busca refletir sobre as categorias usadas por ativistas lésbicas e travestis para se falar das violências contra suas identidades. Trazendo vozes sobre os usos dessas categorias, esquadrinha algumas aproximações e distâncias entre a pauta específica destas em relação ao "segmento" como um todo. Mostra situações em que o "ser lésbica" e o "ser travesti" produziram particularidades no que tange a discriminação e a violência.

 

Sem Purpurina - Realidade LGBT Na Baixada Santista

Direção: Fernanda Balbino, Lara Finochio,

Lívia Carvalho e Xenda Amici - Santos/SP

O documentário mostra os sonhos, as alegrias, os dramas e a luta contra o preconceito sob a visão da comunidade GLBTT e especialistas.

 

On my Own

Direção: Yuri Yamamoto - Fortaleza/CE

Um garoto numa eterna busca: a procura de sua identidade, de forças para ser quem é, de alguém para apoiá-lo. Dúvidas e certezas, dois opostos tão naturais nessa idade.

 Fonte: Simone Norberto

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio