Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Com novo nome, Cineamazônia busca apoio do governo federal


Consagrado em quatro mostras de cinema com temática sobre o universo amazônico, o Cineamazônia muda de nome e amplia o evento nesta edição de 2007 em mais um dia. Organizador da mostra, o cineasta Jurandir Costa está em Brasília buscando apoio do governo federal para mais uma empreitada, que se realiza de 13 a 17 de novembro.  

Com o apoio da senadora Fátima Cleide e do deputado federal Eduardo Valverde ele esteve em audiência com a ministra Marta Suplicy (Turismo) e no Ministério da Cultura. "A ministra ficou muito entusiasmada com o projeto apresentado e se comprometeu na liberação de R$ 50 mil, com a perspectiva de conseguir mais recursos, mediante emendas de parlamentares", afirma Jurandir.

Denominado agora Festicine Amazônia, seu propósito é, a cada edição, amadurecer o caráter de festival, somando as experiências audiovisuais de cineastas e produtores da região Norte. "Estamos apostando na integração entre os Estados do Norte, os Estados que compõem a Amazônia e na integração latino-americana. Vamos promover mostra itinerante na Bolívia e no Peru". Os filmes serão traduzidos para o espanhol.

A senadora Fátima Cleide afirma que a ministra Marta acenou com a possibilidade de marcar presença no Festcine, que nesta edição apresenta para debate o tema Aquecimento Global.  

"É muito oportuno e importante o tema escolhido. Penso que o aquecimento global e suas conseqüências sobre o ambiente mundial são situações da realidade contemporânea que devem ser preocupação permanente da sociedade brasileira. E o Festicine é um cenário bastante favorável a esta discussão devido ao que se propõe desde o primeiro momento, que é discutir o meio ambiente através da arte cinematográfica", afirma a senadora Fátima. 

Segundo Jurandir, a organização faz contatos para levar ao evento três ou quatro cientistas para o debate sobre aquecimento global. "Este é um tema que não é moda. É uma preocupação permanente", acrescenta, registrando que os debates serão filmados, produzidos para DVD com a meta de exibi-los nas escolas.  

Fonte: Mara Paraguassu

 

 

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio