Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Com novo nome, Cineamazônia busca apoio do governo federal


Consagrado em quatro mostras de cinema com temática sobre o universo amazônico, o Cineamazônia muda de nome e amplia o evento nesta edição de 2007 em mais um dia. Organizador da mostra, o cineasta Jurandir Costa está em Brasília buscando apoio do governo federal para mais uma empreitada, que se realiza de 13 a 17 de novembro.  

Com o apoio da senadora Fátima Cleide e do deputado federal Eduardo Valverde ele esteve em audiência com a ministra Marta Suplicy (Turismo) e no Ministério da Cultura. "A ministra ficou muito entusiasmada com o projeto apresentado e se comprometeu na liberação de R$ 50 mil, com a perspectiva de conseguir mais recursos, mediante emendas de parlamentares", afirma Jurandir.

Denominado agora Festicine Amazônia, seu propósito é, a cada edição, amadurecer o caráter de festival, somando as experiências audiovisuais de cineastas e produtores da região Norte. "Estamos apostando na integração entre os Estados do Norte, os Estados que compõem a Amazônia e na integração latino-americana. Vamos promover mostra itinerante na Bolívia e no Peru". Os filmes serão traduzidos para o espanhol.

A senadora Fátima Cleide afirma que a ministra Marta acenou com a possibilidade de marcar presença no Festcine, que nesta edição apresenta para debate o tema Aquecimento Global.  

"É muito oportuno e importante o tema escolhido. Penso que o aquecimento global e suas conseqüências sobre o ambiente mundial são situações da realidade contemporânea que devem ser preocupação permanente da sociedade brasileira. E o Festicine é um cenário bastante favorável a esta discussão devido ao que se propõe desde o primeiro momento, que é discutir o meio ambiente através da arte cinematográfica", afirma a senadora Fátima. 

Segundo Jurandir, a organização faz contatos para levar ao evento três ou quatro cientistas para o debate sobre aquecimento global. "Este é um tema que não é moda. É uma preocupação permanente", acrescenta, registrando que os debates serão filmados, produzidos para DVD com a meta de exibi-los nas escolas.  

Fonte: Mara Paraguassu

 

 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)