Sexta-feira, 3 de agosto de 2007 - 12h58
Consagrado em quatro mostras de cinema com temática sobre o universo amazônico, o Cineamazônia muda de nome e amplia o evento nesta edição de 2007 em mais um dia. Organizador da mostra, o cineasta Jurandir Costa está em Brasília buscando apoio do governo federal para mais uma empreitada, que se realiza de 13 a 17 de novembro.
Com o apoio da senadora Fátima Cleide e do deputado federal Eduardo Valverde ele esteve em audiência com a ministra Marta Suplicy (Turismo) e no Ministério da Cultura. "A ministra ficou muito entusiasmada com o projeto apresentado e se comprometeu na liberação de R$ 50 mil, com a perspectiva de conseguir mais recursos, mediante emendas de parlamentares", afirma Jurandir.
Denominado agora Festicine Amazônia, seu propósito é, a cada edição, amadurecer o caráter de festival, somando as experiências audiovisuais de cineastas e produtores da região Norte. "Estamos apostando na integração entre os Estados do Norte, os Estados que compõem a Amazônia e na integração latino-americana. Vamos promover mostra itinerante na Bolívia e no Peru". Os filmes serão traduzidos para o espanhol.
A senadora Fátima Cleide afirma que a ministra Marta acenou com a possibilidade de marcar presença no Festcine, que nesta edição apresenta para debate o tema Aquecimento Global.
"É muito oportuno e importante o tema escolhido. Penso que o aquecimento global e suas conseqüências sobre o ambiente mundial são situações da realidade contemporânea que devem ser preocupação permanente da sociedade brasileira. E o Festicine é um cenário bastante favorável a esta discussão devido ao que se propõe desde o primeiro momento, que é discutir o meio ambiente através da arte cinematográfica", afirma a senadora Fátima.
Segundo Jurandir, a organização faz contatos para levar ao evento três ou quatro cientistas para o debate sobre aquecimento global. "Este é um tema que não é moda. É uma preocupação permanente", acrescenta, registrando que os debates serão filmados, produzidos para DVD com a meta de exibi-los nas escolas.
Fonte: Mara Paraguassu
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás
A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia
A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal
A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)