Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Com novo nome, Cineamazônia busca apoio do governo federal


Consagrado em quatro mostras de cinema com temática sobre o universo amazônico, o Cineamazônia muda de nome e amplia o evento nesta edição de 2007 em mais um dia. Organizador da mostra, o cineasta Jurandir Costa está em Brasília buscando apoio do governo federal para mais uma empreitada, que se realiza de 13 a 17 de novembro.  

Com o apoio da senadora Fátima Cleide e do deputado federal Eduardo Valverde ele esteve em audiência com a ministra Marta Suplicy (Turismo) e no Ministério da Cultura. "A ministra ficou muito entusiasmada com o projeto apresentado e se comprometeu na liberação de R$ 50 mil, com a perspectiva de conseguir mais recursos, mediante emendas de parlamentares", afirma Jurandir.

Denominado agora Festicine Amazônia, seu propósito é, a cada edição, amadurecer o caráter de festival, somando as experiências audiovisuais de cineastas e produtores da região Norte. "Estamos apostando na integração entre os Estados do Norte, os Estados que compõem a Amazônia e na integração latino-americana. Vamos promover mostra itinerante na Bolívia e no Peru". Os filmes serão traduzidos para o espanhol.

A senadora Fátima Cleide afirma que a ministra Marta acenou com a possibilidade de marcar presença no Festcine, que nesta edição apresenta para debate o tema Aquecimento Global.  

"É muito oportuno e importante o tema escolhido. Penso que o aquecimento global e suas conseqüências sobre o ambiente mundial são situações da realidade contemporânea que devem ser preocupação permanente da sociedade brasileira. E o Festicine é um cenário bastante favorável a esta discussão devido ao que se propõe desde o primeiro momento, que é discutir o meio ambiente através da arte cinematográfica", afirma a senadora Fátima. 

Segundo Jurandir, a organização faz contatos para levar ao evento três ou quatro cientistas para o debate sobre aquecimento global. "Este é um tema que não é moda. É uma preocupação permanente", acrescenta, registrando que os debates serão filmados, produzidos para DVD com a meta de exibi-los nas escolas.  

Fonte: Mara Paraguassu

 

 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)