Quinta-feira, 22 de abril de 2010 - 14h22

A produção alemã dirigida por von Donnersmarck, programada para hoje, 22 de abril no CineOca em parceria com o Sesc, é ganhadora de Oscar de melhor filme estrangeiro. O roteiro narra uma história real do dramático sistema de espionagem existente na Alemanha Oriental durante o período da Guerra Fria. Georg Dreyman é o maior dramaturgo do país, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto ele e a namorada Crista, passam a ser vigiados 24 horas pelo espião Wiesler.
A sessão, gratuita, acontece às 20h, no Cinecesc.
Crítica, por Celso Sabadin
Contrariamente ao que possa parecer, A Vida dos Outros não é (apenas) um filme político sobre os desmandos de um regime ditatorial. Mais que isso, aborda profundamente a complexidade das relações humanas. Num primeiro momento, a produção até parece ser fria, distante. Alemão demais , eu diria, já destilando uma certa dose de preconceito. Porém, aos poucos, se percebe que esta suposta frieza narrativa é um dos grandes méritos da direção de Von Donnersmarck. Na realidade, o cineasta utiliza os primeiros minutos da ação para jogar o espectador no sombrio mundo da ausência total de liberdade. Tudo é escuro, mecânico, quase sem sentimentos. Deste universo cinzento e metálico, emerge a depressiva figura do capitão Gerd (Ulrich Muehe, de Violência Gratuita), agente especial da polícia secreta da Alemanha Oriental que tem como única finalidade servir cegamente ao seu totalitário país. Seu rosto é impassível, sua fala é monocórdica, seu apartamento é de uma tristeza estéril. Gerd desafoga as tensões contratando uma prostituta tão mecânica e friamente profissional quanto ele. Do outro lado da vida, está Georg (Sebastian Koch, de Amém ), um homem das artes, diretor de teatro apaixonado pela namorada Christa (Martina Gedek) que tem a rara habilidade de se equilibrar habilmente entre a liberdade dos palcos e a opressão da ditadura. O que une estes homens tão diferentes e de nomes tão parecidos é um punhado de escutas clandestinas instaladas no apartamento de Georg. Quanto mais Gerd ouve e percebe a vida de Georg, mais ele mergulha num inesperado mar de sensações antes impensadas. Georg age como instrumento modificador de Gerd, mesmo sem ter a mínima consciência disso. Os fios que unem microfones e fones de ouvido desta escuta tão vil acabam funcionando com um cordão umbilical entre os personagens. E isto é apenas uma das formas de se ler a história. Ainda há o segredo de Christa para ser esclarecido (sim, ela tem um) e todo o desenrolar histórico de um filme cheio de reviravoltas que se estenderá até... Bem, é melhor não falar mais nada. A Vida dos Outros marca uma estréia excelente de um cineasta grande: Florian Henckel Von Donnersmarck, além de um nome gigantesco, tem mais de dois metros de altura. A julgar por este seu primeiro filme, também será um grande cineasta.
CineOquinha
No domingo o CineOca, em parceria com a Associação Cultural Cuniã, dá continuidade ao projeto CineOquinha, voltado especificamente para o público infanto-juvenil. A exibição acontece na própria sede da associação, na rua Tobias Barreto, 18, bairro Tucumanzal.
Neste domingo a programação fica por conta do saudoso Mazaropi, comediante brasileiro com inúmeros filmes. “O Corintiano” será apresentado às 17h, também de graça.
OS FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS
Campanha dos Conselho Nacional de Cineclube
Fonte: CineOca
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho
O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2026 está com inscrições abertas de 2 de março a 30 de abril e mobiliza escolas da rede estadual d

Junina Girassol promove lançamento de tema junino no Sindsef
A comunidade junina de Porto Velho se prepara para um grande momento de celebração no próximo domingo (8), a partir das 11h, no SINDSEF-RO, com a re

Antologia Mulheres que Mudaram o Destino será lançada em Zurique na Suíça
Mulheres que Mudaram o Destino é uma Antologia Internacional que reúne 60 coautoras de diferentes países com o propósito de dar voz a histórias reais

A Identidade Sonora do Norte em Cena: Porto Velho recebe o lançamento do EP "Guitarrada Beradeira"
Neste dia 1º de março de 2026, às 19 horas, o Teatro Banzeiros será o palco de um encontro marcante entre a tradição e a contemporaneidade musical d
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)