Quinta-feira, 19 de março de 2009 - 10h47
A entidade tem o único espaço de exibição audiovisual do Cine + Cultura, ação de fomento cineclubista do Ministério da Cultura
Será sexta-feira, às 9h30 na Escola Marcelo Cândia, no bairro Marcos Freire, a abertura das atividades de 2009 do cineclube da entidade. O "Cine Marcelo Cândia na comunidade" é um espaço de exibição audiovisual que faz parte da ação do programa Mais Cultura Audiovisual do Ministério da Cultura, o Cine + Cultura.
A cerimônia de lançamento terá início com a exibição de curtas nacionais e regionais. Após a sessão haverá um debate sobre as obras abordando Cinema e Literatura. Nela participam representantes do audiovisual de Rondônia como a monitora e oficineira do Cine + Cultura, Malu Calixto; a presidente do CineOca: cineclube de Porto Velho, Simone Norberto; e produtores do setor audiovisual rondoniense como Denílson Cidade, produtor do Filme "Tucuman" e Gustavo Gurgel, protagonista do filme "Tucuman".
Objetivos do projeto
A difusão de obras audiovisuais brasileiras é reconhecidamente reduzida nos meios de difusão, permanecendo inéditas para grande parte da população do país. A cota de telas, dispositivo legal que determina o número de dias de exibição obrigatório de filmes brasileiros anualmente, diminuiu em 2007 nos complexos de cinema com até quatro salas, que são a maioria no país. A obrigatoriedade que já foi de 140 dias hoje é de apenas 28 dias por ano, quantidade mínima aprovada em 2007 e mantida para os anos de 2008 e 2009.
Outro problema é a dificuldade de acesso da população a essas salas de cinema. A maioria está concentrada nos centros urbanos nas regiões Sul e Sudeste, o valor da entrada é muito alto e a diversidade de títulos muitos restrita. Pesquisas apontam que apenas 8% da população brasileira vai ao cinema pelo menos uma vez ao ano.
Esses são alguns dos fatores que motivam as ações dos cineclubistas, em especial o Cine + Cultura que, em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes, fomenta a criação de pontos de exibição audiovisual em todo país.
Através de editais e parcerias diretas, a iniciativa disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista.
A ação busca democratizar o acesso do público ao cinema, através de fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras. Para saber mais detalhes sobre o programa, do qual a Escola Marcelo Cândia subsede 1 faz parte desde 2007, e ter acesso ao edital de participação visite o site www.cinemaiscultura.org.br
Fonte: Malu Calixto
Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio
Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di
Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa
Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena
Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento
Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO
A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q