Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de julho de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Cineamazônia comemora diversidade de produções inscritas no festival



Uma das características marcantes do Cineamazônia sempre foi a diversidade das produções apresentadas ao público. Para alegria dos cinéfilos de Porto Velho, a mostra competitiva deste ano não será diferente. A curadoria do Festival recebeu a inscrição de filmes dos 24 estados do país e do Distrito Federal, e de 17 países diferentes.Cineamazônia comemora diversidade de produções inscritas no festival - Gente de Opinião

Ao todo foram recebidos 452 filmes, entre curtas, médias e longa metragens. Além das produções nacionais, o Cineamazônia recebeu candidatos de Colômbia, Espanha, Peru, Chile, Argentina, México, Moçambique, Índia, Itália, Birmânia, Bósnia/Herzegovina, Portugal, E.U.A., Irã, França, Singapura e Alemanha.

Fernanda Kopanakis, uma das idealizadoras, organizadora e parte integrante da curadoria do Cineamazônia, comemorou a diversidade de produções. Segundo ela, a quantidade de filmes provenientes de tantos lugares diferentes não só engrandece o festival, como demonstra que o Brasil vive um efervescência da produção cinematográfica que, de acordo com Kopanakis, está ligado ao momento em que o país vive.

“São filmes que vão ao encontro das demandas sociais, políticas, intelectuais e que refletem um período o qual vivemos e que não está dissociada da arte. Mais que isso, é visível que nos últimos 15 anos as produções cinematográficas têm crescido e amadurecido com o próprio festival, principalmente em termos da temática do Festival, que é a da questão ambiental. Isso reflete mais que nunca uma preocupação real e atualíssima da sociedade”, afirma Kopanakis.

Ainda de acordo com a organizadora do Cineamazônia, é visível que a temática conceitual do Festival – a questão ambiental, tem crescido junto com o festival.

A 15ª edição do Cineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e da Lei Rouanet. Ainda tem o apoio cultural da Sejucel, Funcultural, Fecomércio e SESC Rondônia. O Cineamazônia é associado ao Fórum dos Festivais e membro do Green Film Network.

Fonte: Ascom da 15ª edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – Cineamazônia  /  Lui Machado

Mais Sobre Cultura

Artistas de Rondônia tentam, há sete meses, receber os prêmios da SEJUCEL

Artistas de Rondônia tentam, há sete meses, receber os prêmios da SEJUCEL

Nas últimas semanas, os artistas de Rondônia estão divulgando uma hashtag nas redes sociais, “ #depositaSejucel” na tentativa de sensibilizar o Govern

Porto Velho Shopping lança o 'Chá com a LOL" para crianças

Porto Velho Shopping lança o 'Chá com a LOL" para crianças

Centro comercial promove encontro de fãs do brinquedo.

Inscrições para balé da Escola Municipal de Música “Laio” supera expectativas

Inscrições para balé da Escola Municipal de Música “Laio” supera expectativas

Para atender a demanda, a direção da instituição abriu mais vagas

FECOMÉRCIO RONDÔNIA PARTICIPA DOS 87 ANOS DE NACIONALIZAÇÃO DA EFMM

FECOMÉRCIO RONDÔNIA PARTICIPA DOS 87 ANOS DE NACIONALIZAÇÃO DA EFMM

Em resposta a população, em relação à estrada de ferro, representante do prefeito anuncia reativação de trecho até a Igreja de Santo Antônio