Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CINEAMAZÔNIA: A ESCOLA VAI AO CINEMA


Dentro de sua proposta de levar o cinema ao maior número de pessoas de Rondônia, o CINEAMAZÔNIA – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, fechou parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação com o projeto A Escola Vai ao Cinema.

De acordo com a Secretaria de Educação, Epifânia Barbosa, o projeto A Escola Vai ao Cinema "possibilitou a inclusão de alunos e professores de 10 escolas municipais, que começam a assistir a exibição dos trabalhos do acervo do CINEAMAZÔNIA, democratizando o acesso a produção de curta metragem produzidos no Brasil".

As escolas municipais participaram do projeto A Escola Vai ao Cinema foram a Rio Guaporé, Antonio Ferreira, Rio Madeira, Estela Compasso, Saul Bennesby, Manoel Aparício, Francisco Erse (Padrão), Pingo de Gente, São Pedro e Darcy Ribeiro.

Com seu início na segunda-feira, 31, a programação do A Escola Vai ao Cinema prosseguiu até sexta, 04 de agosto, com a exibição dos melhores trabalhos que participaram das últimas edições do CINEAMAZÕNIA e de um vídeo institucional sobre o projeto Piatam Oeste, parceiro da IV Edição do CINEAMAZÔNIA, que ocorre de 15 a 19 de novembro de 2006.

O projeto Piatam Oeste, é um projeto de pesquisa sócio-ambiental que reunirá pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e outras instituições da Amazônia Ocidental para monitorar as atividades da indústria do petróleo e gás nos estados de Rondônia e Acre. O novo projeto pretende atuar também na promoção de informações em ciências naturais e sociais, modelagem ambiental, nanotecnologia, robótica e biologia molecular.

Inscrições - Abertas no início de junho, as inscrições à IV Edição do CINEAMAZÔNIA estão sendo feitas até o dia 31 de agosto, e podem ser efetuadas com trabalhos em filmes – 35 ou 16 mm – e vídeos produzidos em qualquer formato, com duração máxima de 26 minutos e feitos a partir do ano 2000. Para produções internacionais, o trabalho deverá ser dublado ou legendado em português. Uma das novidades para esta edição é a igualdade de bitolas entre os filmes participantes.

Produtores, cineastas e profissionais podem encontrar todas as informações – regulamento, premiação e ficha de inscrição no site oficial do evento, no endereço www.cineamazonia.com .

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

No dia 20 de setembro, às 20h, a cantora e compositora Gabi Shima convida o público para o lançamento do videoclipe “Quem Vale a Pena”, no espaço cu

Escritor Silvio Persivo faz doações  para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

Escritor Silvio Persivo faz doações para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

 com imensa satisfação que mais uma vez recebemos notícias que nos enchem de orgulho. A Biblioteca Comunitária da @ajeb_ro recebeu do Escritor @silv

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Olhares curiosos, passos atentos e muitas perguntas marcaram as visitas de vários alunos da rede pública de ensino de Vilhena à 2ª Feira Cultural En

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)