Segunda-feira, 24 de março de 2025 - 16h50

O Festival de Cinema de Rondônia, o CINE RO, chega à sua
terceira edição consolidando-se como um importante espaços de exibição e
valorização da produção audiovisual independente no país. Pelo terceiro ano consecutivo,
o festival bate recorde de inscrições, alcançando a marca de 1.723 obras
inscritas, superando os 1.701 filmes da segunda edição e os 1.416 da primeira.
Neste ano, o CINE RO recebeu 1.516 curtas-metragens, 112
longas e 95 videoclipes, reforçando a diversidade de formatos e linguagens que
compõem o cenário audiovisual contemporâneo.
“É um feito que nos enche de orgulho. O CINE RO está se tornando uma janela real para o cinema brasileiro, especialmente o independente, e o crescimento das inscrições comprova a necessidade e a relevância de um festival com o nosso perfil”, afirma Édier William, diretor do festival.

Outro dado importante diz respeito à da origem dessas obras inscritas. Foram 229 obras estrangeiras, e uma grande representatividade nacional com 1.494 produções brasileiras submetidas. As inscrições dos estados da Amazônia somam 84 inscrições sendo que 14 são de Rondônia.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram o ranking de inscrições, somando juntos mais de 700 filmes.
“Estamos construindo um festival que é, ao mesmo tempo, rondoniense, amazônico e global.”, afirma Édier William.
Segundo o diretor, a próxima edição deve incluir a categoria de médias-metragens, um formato cada vez mais presente na produção independente, mas ainda sem espaço nas janelas tradicionais de exibição.
“Recebemos muitas mensagens de realizadores que trabalham com o formato intermediário e não encontram espaço nos festivais tradicionais. Sabemos que é uma produção crescente e precisamos acolher essas vozes”, destaca o diretor.
A divulgação da lista de filmes selecionados está prevista para junho de 2025, e o 3º CINE RO acontecerá na primeira semana de agosto.
O festival é uma iniciativa viabilizada pelo Edital 06/2024/SEJUCEL/SIEC - Lei Paulo Gustavo, sendo produzido pela Zenital Produções, realização SEJUCEL, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026
O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)