Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CINE RO bate novo recorde de inscrições


CINE RO bate novo recorde de inscrições - Gente de Opinião

O Festival de Cinema de Rondônia, o CINE RO, chega à sua terceira edição consolidando-se como um importante espaços de exibição e valorização da produção audiovisual independente no país. Pelo terceiro ano consecutivo, o festival bate recorde de inscrições, alcançando a marca de 1.723 obras inscritas, superando os 1.701 filmes da segunda edição e os 1.416 da primeira.

Neste ano, o CINE RO recebeu 1.516 curtas-metragens, 112 longas e 95 videoclipes, reforçando a diversidade de formatos e linguagens que compõem o cenário audiovisual contemporâneo.

“É um feito que nos enche de orgulho. O CINE RO está se tornando uma janela real para o cinema brasileiro, especialmente o independente, e o crescimento das inscrições comprova a necessidade e a relevância de um festival com o nosso perfil”, afirma Édier William, diretor do festival.

CINE RO bate novo recorde de inscrições - Gente de Opinião

Outro dado importante diz respeito à da origem dessas obras inscritas. Foram 229 obras estrangeiras, e uma grande representatividade nacional com 1.494 produções brasileiras submetidas. As inscrições dos estados da Amazônia somam 84 inscrições sendo que 14 são de Rondônia.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram o ranking de inscrições, somando juntos mais de 700 filmes.

“Estamos construindo um festival que é, ao mesmo tempo, rondoniense, amazônico e global.”, afirma Édier William.

Segundo o diretor, a próxima edição deve incluir a categoria de médias-metragens, um formato cada vez mais presente na produção independente, mas ainda sem espaço nas janelas tradicionais de exibição.

“Recebemos muitas mensagens de realizadores que trabalham com o formato intermediário e não encontram espaço nos festivais tradicionais. Sabemos que é uma produção crescente e precisamos acolher essas vozes”, destaca o diretor.

A divulgação da lista de filmes selecionados está prevista para junho de 2025, e o 3º CINE RO acontecerá na primeira semana de agosto.

O festival é uma iniciativa viabilizada pelo Edital 06/2024/SEJUCEL/SIEC - Lei Paulo Gustavo, sendo produzido pela Zenital Produções, realização SEJUCEL, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Boi-Bumbá Marronzinho anunciou oficialmente seu tema e novidades para o ano de 2026 em um evento realizado no Sindsef, reunindo integrantes, apoia

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Com a proposta de trabalhar corporeidade, explorar movimentos, fortalecer o empoderamento e o pertencimento cultural, a Universidade Federal de Rond

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

O documentário Seringal: Outras Margens, dirigido por Rafaela Oliveira, propõe um olhar sensível sobre a história da Amazônia a partir de uma perspe

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Sala lotada, olhos atentos e uma noite marcada por depoimentos emocionantes. Assim foi a apresentação especial do espetáculo “Das Raízes, Folhas e F

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)