Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cine Rio e Cine Veneza cumprem a lei da meia entrada



O Sintero está lutando para que todas as casas de espetáculos e cinemas de Porto Velho cumpram a Lei Municipal nº 1.649/2006, de autoria do vereador José Wildes, que garante aos professores o direito de pagar meia entrada.

Após contato feito pela direção do Sintero, o Cine Veneza e o Cine Rio já aderiram à lei. Mediante comprovação através de carteira do sindicato ou contracheque e documento de identidade, os professores já pagam meia entrada nas duas casas.

A direção do Sintero também procurou a empresa Araújo, que administra as salas de cinema no Porto Velho Shopping. O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski esteve pessoalmente no Shopping, porém, ouviu dos gerentes locais que a matriz dos cinemas fica em São Paulo.

Após contato com os diretores na Capital paulista, os gerentes locais foram orientados a não reconhecerem a lei local.

Nereu adiantou que a direção do Sintero vai formalizar à direção dos cinemas do Shopping a existência da Lei e a obrigatoriedade do seu cumprimento. Se ainda assim houver resistência, o Sintero vai entrar com ação na Justiça.

Embora tenha origem em Porto Velho, a Lei da meia entrada para professores já foi copiada em vários Municípios de Rondônia e de outros Estados.

São beneficiados pela lei os professores e professoras da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio, além de professores e professoras das instituições de Ensino Superior, estatutários e celetistas, efetivados pelo Poder Público Federal, Estadual, Municipal ou em instituição da iniciativa privada, com atuação no âmbito do Município de Porto Velho – RO, bastando apresentar documento comprobatório do cargo de professor, expedido pelo órgão ao qual está vinculado, no ato da aquisição do ingresso.

A lei que garante meia-entrada a professores obedece ao mesmo princípio da lei que beneficia estudantes.

“Essa Lei é importante porque, assim como os estudantes têm incentivo para adquirir mais conhecimento e formação através de eventos e espetáculos, é justo que o benefício seja estendido a quem tem a responsabilidade de repassar conhecimento aos alunos”, disse Nereu.

A direção do Sintero e a assessoria jurídica do sindicato entendem que o Cine Araújo, no momento em que obteve Alvará e licença para se estabelecer no Município de Porto Velho, deve obedecer às leis municipais, inclusive.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

No dia 20 de setembro, às 20h, a cantora e compositora Gabi Shima convida o público para o lançamento do videoclipe “Quem Vale a Pena”, no espaço cu

Escritor Silvio Persivo faz doações  para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

Escritor Silvio Persivo faz doações para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

 com imensa satisfação que mais uma vez recebemos notícias que nos enchem de orgulho. A Biblioteca Comunitária da @ajeb_ro recebeu do Escritor @silv

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Olhares curiosos, passos atentos e muitas perguntas marcaram as visitas de vários alunos da rede pública de ensino de Vilhena à 2ª Feira Cultural En

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)