Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Cia Beradera comemora aniversário de Porto Velho com apresentações teatrais gratuitas


Cia Beradera comemora aniversário de Porto Velho com apresentações teatrais gratuitas - Gente de Opinião

Nesta quinta-feira (1), a Beradera Companhia de Teatro apresenta os espetáculos “Lete” e “Saga Beradera” gratuitamente na Confraria das Artes. A programação especial é uma homenagem do grupo ao aniversário de 101 anos de Porto Velho, cidade que serviu de palco e inspiração para as produções da companhia.

As apresentações também marcam a despedida do diretor e dramaturgo Rodrigo Vrech, que retorna a sua cidade natal, o Rio de Janeiro, após dois anos e meio em Porto Velho.

“Cheguei no dia 23 de janeiro de 2013, um dia antes do aniversário de instalação do município de Porto velho e vou embora dia 03 de outubro de 2015, um dia após o aniversário do município. Porto Velho ficará para sempre em meu coração. Espero voltar em breve”, relata Rodrigo.

Esta é a primeira vez que as duas montagens serão apresentadas em um mesmo dia. “Lete” foi o espetáculo de estreia da companhia e conta a história de uma comunidade fictícia, livremente inspirada em Porto Velho e o distrito de Jacy-Paraná, que sofre grandes impactos com a construção de uma usina hidrelétrica. Além disso, a montagem também trata os diversos ciclos migratórios que marcaram a história da capital rondoniense.

Já “Saga Beradera” conta a história de Nazaré, distrito do Baixo Madeira que foi totalmente destruído pela cheia histórica de 2014, mas que se reconstruiu e mantém viva a sua cultura por meio das tradições ribeirinhas e festejos locais.

“Lete” será o primeiro espetáculo a ser apresentado, às 19h. Em seguida será a vez de “Saga Beradera”, às 20h30. A entrada é gratuita, podendo o espectador contribuir de forma livre. A Confraria das Artes fica localizada na Avenida Calama, 1706, no Bairro São João Bosco.

Vrech conta que os dois espetáculos são homenagens à cidade de Porto Velho, aos seus processos de formação e populações tradicionais. "Lete" aborda, de maneira ficcional e comprimida, os mais de 100 anos de Porto Velho culminando com a enchente, enquanto que "Saga Beradera" se atém à comunidade ribeirinha de Nazaré, ainda em uma história de ficção, para retratar o pós-enchente vivido pelas populações à beira de rio.

“Apresentar ambas as peças em homenagem ao aniversário da cidade é utilizar o símbolo da data para relembrar a história em construção. Esperamos contar outras histórias no futuro onde a valorização do ribeirinho, da cultura local e de seus artistas já não seja mais um sonho e sim a realidade cotidiana”, afirma.

Fonte: Folk Produções

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio