Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

CENTRO DO MENOR ACOLHE PALCO GIRATÓRIO


 

Nesta quinta-feira, 23, às 15h, uma das salas da Unidade de Internação Masculina Sentenciando 1, na Av. Rio de Janeiro, foi palco para mais uma apresentação especial do Festival Palco Giratório.

O espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, produzido pelo Grupo de Teatro Evolução, foi apresentado aos menores internos e funcionários da unidade de recuperação. O resultado foi surpreendente. Todos assistiram atentamente a performance do ator Eules Lycaon, que interpreta um caboclo analfabeto, e conta com a participação dos atores Roniel Souza e Mika Cardoso. Na operação de luz, André Luiz e Jane Carla na sonoplastia.

A peça demonstra o enorme, se não o maior, crime já perpetrado contra uma pessoa ou contra um povo: o da ignorância imposta pelos interesses particulares de muitos... Desde quando se promete acabar com o analfabetismo, que ao contrário aumenta dia-a-dia? Quando o homem do campo, sem perspectiva para a vida... Sem o amor de si e de outrem... Supondo-se traído eternamente, não valoriza a vida e extingue-se o amor, o único significado para viver.

O caboclo do espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, porque não sabe ler, porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram, cultiva um sentimento voraz ao qual chamamos de ciúme. O exemplo rural é também urbano e humano. E de quem é a culpa, se culpa há? Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler.

Essa é a segunda apresentação de É Crime Não Saber Ler, dentro da programação do festival. No dia 9, o Grupo Evolução apresentou no presídio feminino da capital. Outro espetáculo do grupo que também participa do maior festival de teatro da região Norte é o infantil “Os Bichos Também Amam”, a ser apresentado no próximo dia 28, às 16h, na praça Jônatas Pedrosa.

Desenvolvido pelos SESC/RO, o Palco Giratório reúne espetáculos e artistas de todas as regiões do país e oferece a comunidade portovelhense espetáculos de todos os gêneros para toda as idades.

Os contatos com o Grupo Evolução podem ser realizados através dos telefones 69 8413-5465 / 3227-0125 ou pelo e-mail [email protected]

Mais Sobre Cultura

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

O grupo As de Saias se prepara para o lançamento do videoclipe da canção tecnobrega “Nó”, dirigido por Juraci Júnior, em uma co-produção entre Casa

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc/RO, reafirmando seu objetivo de integração, inclusão social e fomentador da cultu

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Desde sua criação a Cia Clandestinos de Artes vem abordando temáticas de grande importância que vão desde assuntos da esfera intimista como também n

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA