Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Centro de Capacitação da Seduc inicia em fevereiro curso de Libras


 

O Centro de Capacitação de Professores e Atendimento às Pessoas com Surdez, da Subgerência de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizará de 2 de fevereiro a 18 de março, em Porto Velho, o curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras I).

De acordo com a subgerente de Educação Especial, Vera Regina de Matos, o curso, que apresenta a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua de pessoa surda e como proposta de inclusão social, terá carga horária de 60 horas (duas por dia), de segunda a sexta-feira. "As vagas, um total de 30, foram limitadas à comunidade de Porto Velho. E já foram preenchidas", adiantou.

O curso será ministrado pela instrutora-surda, Arine Holanda, aprovada no exame de proficiência em Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Libras tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As línguas de sinais não são universais. Cada País possui a sua própria, que sofre as influências da cultura local. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o francês, inglês, entre outras. Possibilitando, dessa forma, aos seus usuários, discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

Outras informações (69) 3224 2187.

Fonte: Veronilda Lima
 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vídeo documentário sobre a cultura da comunidade indígena Sabanê é exibido em aldeias de Vilhena

Vídeo documentário sobre a cultura da comunidade indígena Sabanê é exibido em aldeias de Vilhena

O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultura e Tradição da Comunidade Sabanê” foi exibido nas aldeias Sowainte e Capitão Kina, localizadas no m

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

O Cine Wanka entrou na fase final de curadoria após encerrar o período de inscrições da Mostra Cine Wanka com mais de 80 obras enviadas por realizad

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

O cinema rondoniense ganha mais um título autoral com o curta-metragem “A Idade da Solidão”, dirigido por Amanara Brandão Lube e roteirizado pelo ci

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)