Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009 - 16h59
O Centro de Capacitação de Professores e Atendimento às Pessoas com Surdez, da Subgerência de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizará de 2 de fevereiro a 18 de março, em Porto Velho, o curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras I).
De acordo com a subgerente de Educação Especial, Vera Regina de Matos, o curso, que apresenta a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua de pessoa surda e como proposta de inclusão social, terá carga horária de 60 horas (duas por dia), de segunda a sexta-feira. "As vagas, um total de 30, foram limitadas à comunidade de Porto Velho. E já foram preenchidas", adiantou.
O curso será ministrado pela instrutora-surda, Arine Holanda, aprovada no exame de proficiência em Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A Libras tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As línguas de sinais não são universais. Cada País possui a sua própria, que sofre as influências da cultura local. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o francês, inglês, entre outras. Possibilitando, dessa forma, aos seus usuários, discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.
Outras informações (69) 3224 2187.
Fonte: Veronilda Lima
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)