Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ceeja Padre Moretti abre matrículas em março


 

As matrículas para o curso do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) da escola Padre Moretti, de Porto Velho, estarão abertas para as turmas de 2009 a partir do dia 02 de março. O curso é modular. O aluno fica à vontade para se matricular em qualquer disciplina do ensino fundamental e médio, de acordo com sua necessidade e tempo disponível. No ato da matrícula o estudante recebe as apostilas gratuitamente. O material é editado pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (Ceteb) e adquirido com recursos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Para matrícula o aluno deverá apresentar duas fotos 3X4, histórico escolar regulamentado e cópias do RG e do comprovante de residência.

De acordo com José Joaquim Pereira da Silva, diretor da escola, não existe um tempo fixado para a conclusão do curso. “O fator determinante na duração do curso é o tempo e interesse dedicados pelo aluno. Há alunos que concluem os estudos em cinco ou seis meses” – disse o diretor. O atendimento ao estudante é feito em dois horários. Das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30, estando em análise a possibilidade, segundo o diretor, de estender as aulas também para o período da manhã. “Vale destacar que o estudante é um aluno do curso e não de uma determinada faixa de horário, podendo freqüentar qualquer período, de acordo com suas possibilidades no dia da aula” – explica José Joaquim.

Nas segundas, quartas e sextas-feiras são feitas as avaliações, sendo reservadas as terças e quintas-feiras para orientações e esclarecimentos de dúvidas. As aulas são ministradas de forma muito produtiva. Os professores das diversas disciplinas ocupam uma grande mesa. Na frente de cada professor é posicionada uma fileira de alunos matriculados na matéria de sua especialidade, o que garante um atendimento eficaz, pois a concentração do educador estará voltada somente para os alunos a sua frente.

O Ceeja é um curso especializado no atendimento de jovens e adultos trabalhadores que não tiveram acesso ou permanência nos estudos no período considerado “normal”.  As aulas são ministradas por professores da rede pública Estadual de Ensino, devidamente habilitados nas áreas específicas. O objetivo do aluno é a eliminação de módulos das disciplinas, que são compostas de um a 12 módulos. As matérias com maior quantidade de módulos, português e matemática, apresentam 10 e 12 módulos, respectivamente.  O Ceeja Padre Moretti atende cerca de 1.800 alunos. O certificado de conclusão do curso é fornecido na própria escola. A professora Marli Cahulla, secretária Estadual de Educação, manifestou sua satisfação com o trabalho desenvolvido pelo Ceeja em todo o Estado. “Esse é um grupo de alunos que merece toda a nossa atenção, pois é formado por pessoas batalhadoras e íntegras, que infelizmente não tiveram a oportunidade de estudo no período convencionado como ‘próprio’” – conclui a titular da Seduc.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)