Quinta-feira, 13 de novembro de 2014 - 11h22
Ao chegar na Escola Municipal de Música Jorge Andrade, em qualquer um dos horários de aulas, é possível encontrar no auditório uma turma de idosos animada realizando o ensaio para a apresentação de encerramento do ano letivo. São os alunos do projeto 'Canto da Idade', que envolve homens e mulheres acima de 50 anos. A empolgação é tanta que o grupo é o responsável por fechar com 'chave de ouro' as atividades da escola, nesta sexta-feira, 14/11, a partir das 19 horas.
A diretora Duciléa Borges faz o convite a toda a população para prestigiar a apresentação de final de ano e explica o objetivo do projeto 'Canto da Idade'. “Temos uma programação diversificada para esta sexta-feira e estamos alegres em realizar a apresentação do coral. É uma oportunidade para os idosos. Este é o resultado da grande procura que tivemos no início do ano para essa idade e por isso desenvolvemos um projeto voltado para contemplar essas pessoas. O resultado foi um sucesso. Tanto que disponibilizaremos outra turma em 2015”, afirma a diretora.
Beatriz Herrera, de 50 anos, conta que aprendeu a tocar atabaque nos ensaios para a apresentação. “Agradeço às minhas amigas por terem me chamado. Do nosso grupo praticamente ninguém desistiu. E estamos ansiosos para a apresentação. Temos aula uma vez por semana, mas nos reunimos na casa uns dos outros para ensaiar e estudar. Para mim foi a melhor coisa que aconteceu”, comenta a aluna.
Laura de Jesus, coordenadora Pedagógica da Jorge Andrade conta que o trabalho possibilita um rendimento melhor para essa idade e promove a socialização dos idosos. “Facilitamos o aprendizado, pois trabalhamos a música de forma diferenciada e possibilitamos uma atividade agradável”, explica Laura.
Raquel Cabral, professora de música, disse que é a primeira vez que trabalha com a terceira idade e relata a sua experiência. “É muito diferente. Eles não tem tempo a perder, então não tem enrolação. Além isso, possuem muita vivência. E isso faz com que aprendam e busquem os seus sonhos. Dos 50 que iniciaram, poucos tinham algum conhecimento musical e podemos ver o grande desenvolvimento deles”, disse Raquel.
Tânia de Oliveira, 58 anos conta que a busca por aprender a tocar um instrumento a motivou a buscar a Jorge Andrade. “Com o projeto 'Canto da Idade' cresci muito. Se por algum motivo tivesse que parar hoje, levaria uma boa bagagem de aprendizado”, comenta a aluna. Muitos idosos nunca tiveram contato antes com a música. É o caso de Francelino Goulart da Silva Neto, 66 anos.“Este foi o primeiro contato com a escola de música. Não temos muito tempo a Perder. Quero aprender a cantar e tocar saxofone. Aqui está sendo além da minha expectativa”, disse o idoso.
Já Sarai Pontes de Souza, soube do projeto depois que começou a acompanhar a sua mãe. “Já tinha um conhecimento básico pois toco violão, porém ao acompanhar minha mãe passei a aprender mais de teoria e de flauta doce. Está sendo um arremate”, disse Sarai.
Fonte: Rebeca Barca
Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026
O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na
Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)