Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Bumba Meu Boi; Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade



Ritual, festa, brincadeira e arte. O Bumba Meu Boi está prestes a ganhar reconhecimento internacional. O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, oficializou esta semana a candidatura do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi Bumba a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Um dossiê organizado pelo instituto foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores, que vai defender a candidatura brasileira junto à Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A presidente do Iphan, Kátia Bogea, acredita que o bem cultural tem muitas chances de receber o reconhecimento internacional. Ela lembra que o Bumba Meu Boi é vivenciado pelos brincantes ao longo ano, sendo um símbolo para o mundo da diversidade brasileira e, principalmente, maranhense.

O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi é dividido em cinco principais estilos conhecidos como sotaques: Matraca, Orquestra, Zabumba, Costa-de-mão e Baixada. No Maranhão, são mais de 400 grupos na capital e em 75 municípios do estado.

Tarquínio Costa Cardoso participa há mais de 30 anos do Boi do Seu Teodoro em Brasília e do Boi de Maracanã no Maranhão. Ele fala sobre a expectativa dos mestres e brincantes pelo reconhecimento do boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

O presidente da Fundação Cultura Palmares, Erivaldo Oliveira, destaca a origem afrobrasileira do Bumba Meu Boi e defende a valorização dos mestres da cultura popular.

O Brasil já possui cinco bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: a Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, o Samba de Roda no Recôncavo Baiano, o Frevo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira.

A expectativa do Iphan é que já em 2019 a Unesco avalie e inclua o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi nessa seleta lista.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)