Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Bumba Meu Boi; Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade



Ritual, festa, brincadeira e arte. O Bumba Meu Boi está prestes a ganhar reconhecimento internacional. O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, oficializou esta semana a candidatura do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi Bumba a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Um dossiê organizado pelo instituto foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores, que vai defender a candidatura brasileira junto à Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A presidente do Iphan, Kátia Bogea, acredita que o bem cultural tem muitas chances de receber o reconhecimento internacional. Ela lembra que o Bumba Meu Boi é vivenciado pelos brincantes ao longo ano, sendo um símbolo para o mundo da diversidade brasileira e, principalmente, maranhense.

O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi é dividido em cinco principais estilos conhecidos como sotaques: Matraca, Orquestra, Zabumba, Costa-de-mão e Baixada. No Maranhão, são mais de 400 grupos na capital e em 75 municípios do estado.

Tarquínio Costa Cardoso participa há mais de 30 anos do Boi do Seu Teodoro em Brasília e do Boi de Maracanã no Maranhão. Ele fala sobre a expectativa dos mestres e brincantes pelo reconhecimento do boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

O presidente da Fundação Cultura Palmares, Erivaldo Oliveira, destaca a origem afrobrasileira do Bumba Meu Boi e defende a valorização dos mestres da cultura popular.

O Brasil já possui cinco bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: a Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, o Samba de Roda no Recôncavo Baiano, o Frevo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira.

A expectativa do Iphan é que já em 2019 a Unesco avalie e inclua o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi nessa seleta lista.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira

O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)