Terça-feira, 19 de janeiro de 2016 - 16h15
Será no dia 31 de janeiro com a concentração a partir das 16 horas, ao lado do ginásio Claúdio Coutinho, na Pinheiro Machado com a Presidente Dutra. O bloco fundado em 1993 pelo advogado Ernande Segismundo, mantido sem fins lucrativos, prega o carnaval de paz e a exaltação à cultura popular. “O Pirarucu desfila com a ajuda de amigos, muitos dirigentes de blocos ou simplesmente apoiadores da cultura popular. Não tem cordas, nem venda de camisetas, justamente para ser o mais independente e democrático possível.”, destaca Segismundo.
O bloco também não usa mais trio elétrico, sai com a Banda Puraqué tocando nas ruas apenas com o auxílio de um pequeno carro de som e com o coro dos foliões. Segundo o presidente, “o trio destoa da proposta do Pirarucu, que é promover o carnaval seguro, familiar, sem qualquer elemento que dificulte a folia”.
Os bonecos gigantes do Bola Sete, Manelão, Dona Marise Castiel e os arlequins, atração exclusiva do bloco que atrai famílias que buscam uma folia tranquila, estão sendo embelezados.
O desfile reúne tradicionalmente os dirigentes e foliões das demais agremiações carnavalescas numa explosão de cores e fantasias. “É uma honra e um prazer indescritível ver os foliões de todos os blocos desfilando juntos no Pirarucu. É a apoteose do carnaval popular de Porto Velho!”, diz o presidente.
Os dirigentes convidam os parceiros da imprensa, os representantes dos demais blocos e agremiações carnavalescas e a comunidade em geral a prestigiarem esse movimento festivo que simboliza a resistência da cultura popular.
Fonte: Luciana Oliveira
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho
A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop
Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste
Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena
O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)