Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Big Bands destaca músicos regionais



Na última sexta-feira (01/07), a Escola Municipal de Música Som na Leste, através da Fundação Cultural Iaripuna, promoveu no Teatro Banzeiros, a primeira edição do Big Band. O diretor da escola, Remis Ferreira, disse que, a finalidade do evento foi o de divulgar a cultura do jazz. “Somos uma cidade eclética. Temos espaço para todos os ritmos e culturas. Mas o jazz ainda não havia sido apreciado pela população, daí a importância de um evento como este, que além de divulgar o ritmo, destaca o trabalho de músicos locais, tão merecidos desta homenagem”, disse Remis.

O professor explica que o nome faz menção ao próprio movimento muito popular dos anos 20 aos anos 50. “O Big band é uma expressão que indica um grande grupo instrumental associado ao jazz. É uma das formações musicais mais usadas pelos artistas de jazz”, relatou.

Participaram 30 músicos locais. Amós Moreira, que toca trompete há mais de 12 anos, disse emocionado que há muito tempo aguardava um evento como este. “É uma oportunidade de mostrar que o jazz também é apreciado por muitas pessoas amantes de uma boa música. Ocasião também para mostrar os excelentes músicos que Porto Velho tem”, enfatizou.

As bandas participantes foram a Jazz Band Som na Leste e Asáfe Jazz Band.

A formação

Uma big band consiste, basicamente, de 12 a 25 músicos e contém primordialmente 4 naipes de instrumentos: os saxofones, os trompetes, e trombones e a famosa “cozinha”, formada de: guitarra, bateria, baixo ou contrabaixo, e piano.

Algumas Big Band's podem ainda admitir outros instrumentos como flauta, clarinete e instrumentos de percussão que variam de uma banda a outra dependendo do estilo e arranjo musical. Os termos banda de jazz, orquestra de jazz e dance band, também são usados.

Dentre as maiores big band's estão, por exemplo, as dos artistas: Maynard Ferguson, Dizzy Gillespie, Count Basie, Duke Ellington, Phil Collins, Glenn Miller, Benny Goodman, Frank Sinatra, Michael Bublé.

Fonte: Meiry Santos/ Divulgação
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)