Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Biblioteca Francisco Meireles recebe livro da cultura africana


 
 Biblioteca Francisco Meireles recebe livro da cultura africana - Gente de Opinião
 
 
 
A Biblioteca Francisco Meireles recebeu a presença do coautor do livro 'Histórias de Luz: 100 anos sem Dragão do Mar – 130 anos da Abolição no Ceará', Ivaldo Paixão. Estiveram presentes para uma tarde de autógrafo amantes da literatura e do tema. A administradora da Biblioteca, Lucileyde Feitosa, observa que o exemplar do livro doado à Francisco Meireles auxiliará na organização da semana da consciência negra realizada pela instituição em novembro.
 
Biblioteca Francisco Meireles recebe livro da cultura africana - Gente de Opinião“É uma honra receber o autor na Biblioteca. Ainda mais com um tema que envolve a questão da escravidão. E a Francisco Meireles tem sido parceira dos movimentos sociais para organizar a semana da consciência negra. “Então sem dúvida essa obra será muito bem aproveitada. Pois é advinda do Ceará, o que nos faz lembrar da migração para Rondônia, homens e mulheres que auxiliaram na construção desta terra”, afirma Lucileyde.
 
Ivaldo Paixão é coautor do livro produzido por acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, também gestor de Políticas de Igualdade Racial do Ceará. Ele conta que o livro resgata a memória de Francisco José do Nascimento, conhecido como Chico da Matilde ou Dragão do mar que liderou o fechamento do porto da Província do Ceará em 1981, contra o tráfico de escravos. Não permitindo que houvesse o embarque e desembarque de negros. “Isso fez com que o movimento abolicionista brasileiro tomasse conhecimento em todo o País. E ele foi mandado ao Rio de Janeiro e cerca de quinze mil pessoas o receberam. Foi acolhido como herói. Esta atitude dele fez com que José do Patrocínio fosse ao Ceará e, em uma articulação do movimento abolicionista, permitisse a abolição da escravatura no Estado quatro ano antes da lei Áurea” disse.
 
Fonte: Rebeca Barca | Fotos  Frank Néry

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)