Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Batizado do Corre Campo na quadra da AFA


Gente de Opinião

 
Do bumba-meu-boi ao meu boi-bumbá – Unir, Universidade da Cultura Popular


Seguindo a tradição, que diz que o boi-bumbá deve ser batizado até o dia 13 de junho dia de Santo Antônio, a direção do grupo folclórico Boi-Bumbá Nação Corre Campo – O Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental. Realiza neste sábado 13, o ritual do “Batizado” do boi.

A festança está marcada para começar às 20h na quadra coberta da Associação Futebolística do Areal – AFA com a apresentação da quadrilha mirim “Matutinhos da Princesa” que foi classificada nas eliminatórias realizadas no arraial Flor de Cacto para se apresentar na XXVIII Mostra de Quadrilhas do Arraial Flor do Maracujá.

O Batizado do Corre Campo está previsto para acontecer às 21h30 sob a direção da presidente Maria José Brandão a dona Branca e coordenada pelo Amo Silvio Santos, auxiliado pelo Contra-Amo Fábio Góes e o levantador de toadas Silvio José e ainda o maestro Júnior de Castro Alves.

O ritual do batizado de boi-bumbá é considerado pelos folcloristas, como uma das encenações mais engraçadas da brincadeira, já que satiriza o batizado praticado pelas igrejas religiosas.

Ainda de acordo com a tradição, o boi-bumbá só pode sair do “curral”, para brincar nos arraiais após o batismo. “Como fomos convidados uma apresentação neste domingo 14, no Arraial da Zona Leste, providenciamos o batizado do nosso Corre Campo para este sábado 13”, informa o Amo Silvio Santos.

Logo após o ritual do batizado, serão apresentadas as toadas que farão parte do repertório que será cantado na apresentação do boi no dia 3 de julho no Flor do Maracujá.

Além do batizado do Gigante Sagrado, a direção do bumbá que detém o maior número de títulos no Flor do Maracujá vai colocar na quadra, seus principais personagens como Cunha Poranga, Rainha do Folclore, Rainha da Batuca, Porta Estandarte, Sinhazinha da Fazenda, Morena Bela, Yara, Feiticeiros e Pajé além das barreiras de Rapaz e Vaqueiro e é claro, a evolução do Corre Campo e sua batucada nota dez.

Batizado do boi-bumbá Corre Campo

Quando: neste sábado dia 13

Local: Quadra Coberta da AFA no bairro do Areal.

Hora: 20h

Entrada: Franca. 

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio