Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Balé do Sesi: Quebra Nozes marca 26ª apresentação dia 19, encenando no Palácio das Artes


Balé do Sesi: Quebra Nozes marca 26ª apresentação dia 19, encenando no Palácio das Artes - Gente de Opinião 

Porto Velho (RO) -
 Com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), a Academia de Dança do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Porto Velho, no próximo dia 19, a partir das 20 horas, no palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, vai presentear o público local com mais uma apresentação de alto nível. 

A programação da 26ª Mostra de Dança do Sesi vai apresentar ‘O mundo Encantado das Pequenas Bailarinas’ (apresentações do balé infantil) com as coreografias ‘O Sonho da Branca de Neve; O Mistério da Esmeralda’; Lollipop em ‘A Festa e Pequena Sereia em Alto Mar’. 

Balé de repertório traz adaptações das professoras Rita Nascimento e Tácia Barreto para “O Quebra Nozes”. Criado Ilitch Tchaikovsky baseado no conto “O quebra-nozes e o Rei dos camundongos”. Apresentado pela primeira vez em 1.892 em São Petersburgo, o balé retrata a história de uma menina chamada Clara que na festa de natal ganha de presente um quebra-nozes. Em sonhos o quebra-nozes se transforma em um príncipe e juntos os dois vivem aventuras na terra da neve. 

Ainda como parte do espetáculo, o Sesi apresentará no estilo dança contemporânea, o musical Vida Nordestina – que conta a saga das pessoas nascidas no nordeste e que, em busca de dias melhores, se aventuram nas cidades do sul e sudeste.  

A superintendente regional do Sesi, Elisabeth Urban, lembra que a Academia de Dança do Sesi foi fundada há 26 anos e desde então passou a ser referência na formação de profissionais de dança em Porto Velho. “Ao mesmo tempo em que estudam, os alunos realizam apresentações em eventos, participam de cursos e oficinas durante o ano inteiro em várias modalidades”, afirmou. 

Elisabeth acrescenta que a cada ano a academia busca inovar em suas apresentações, mas sempre incluindo em seu repertório coreografias clássicas. 

Em mais de duas décadas e meia de atividades, a academia do Sesi participou de festivais, mostras e eventos nacionais e internacionais e realizou apresentações que ganharam destaque e conquistaram prêmios e o aplauso entusiasmado do público. 

De acordo com o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, este reconhecimento é fruto de um trabalho de qualidade e o compromisso de profissionais e alunos empenhados a se expressar por meio da dança, fortalecer a marca e a imagem do Sesi como instituição promotora, não apenas de educação, mas de cultura para Rondônia. 

Ingressos R$ 10,00. Mais informações pelo número (69) 32179810.

Fonte: Ascom / Fiero / Carlos Araújo

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)