Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Avoar - Brincadeira de criança


Malu Pereira
 
Em cartaz hoje e amanhã no Sesc Esplanada a peça infantil "Avoar", é mais que um espetáculo para entreter as crianças. É uma nostálgica volta no tempo. Na época em que elas brincavam nas ruas, sem preocupação com violência, trânsito. Época que o vídeo games não existia e que diversão era ao ar livre, na frente de casa com a família reunida para curtir o início da noite. "AVOAR foi o jeito urbano que encontrei de trazer de volta as velhas noites de lua, as cadeiras nas calçadas e a rua onde as crianças brincavam ao som de cantigas de roda. Um jeito de recuperá-las, corrigi-las e documentá-las. E será espero, um modo de cantá-las e espalhá-las por toda a cidade, até descobrir onde a lua se esconde e fazê-la voltar, se não por cima dos prédios, para dentro deles. Mantê-la presente nos olhos, entre as pessoas, no coração", assim descreve a essência do texto, o dramaturgo e diretor Teatral Vladimir Capella, autor da peça.

No enredo da peça as crianças, em uma brincadeira têm um desafio lúdico: encontrar uma lua, uma palmeira e uma canção. E é nesse jogo que as cantigas infantis e as brincadeiras simples como esconde-esconde e pega-pega,  dão vida a imaginação. " Nessa peça busquei a sensibilidade existente na criança adormecida dos atores, em mim mesma e em cada espectador, através da delicadeza com que as brincadeiras e canções são apresentadas", comenta a diretora do espetáculo Suely Rodrigues.

Para Bira, o percussionista da peça, o ritmo das canções  com melodias e arranjos simples resgata com originalidade as cantigas de roda, e cumprem seu papel de transportar o público para esse  passado. "As músicas são envolventes e as histórias prendem a atenção das crianças", salienta.

Avoar é mesmo um espetáculo para crianças pequenas e para as que já são crescidas e como é lembrado no próprio texto da peça: "Como é triste não poder brincar... Hoje o mundo está tão violento... São poucos os lugares onde as crianças podem brincar livremente na rua até o anoitecer, como brincavam nossos pais e nossos avós. Não podemos esquecer das brincadeiras, das palmeiras e da lua. Não podemos esquecer das canções. Vamos ... 'AVOAR'."

Avoar
Data: Sábado e Domingo
Horário: 18h
Local: Teatro 1 do Sesc(Av. Presidente Dutra - Esplanada)
Ingressos: R$ 10,00 Meia: R$ 5,00

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)