Sábado, 30 de setembro de 2006 - 08h01
Malu Pereira
Em cartaz hoje e amanhã no Sesc Esplanada a peça infantil "Avoar", é mais que um espetáculo para entreter as crianças. É uma nostálgica volta no tempo. Na época em que elas brincavam nas ruas, sem preocupação com violência, trânsito. Época que o vídeo games não existia e que diversão era ao ar livre, na frente de casa com a família reunida para curtir o início da noite. "AVOAR foi o jeito urbano que encontrei de trazer de volta as velhas noites de lua, as cadeiras nas calçadas e a rua onde as crianças brincavam ao som de cantigas de roda. Um jeito de recuperá-las, corrigi-las e documentá-las. E será espero, um modo de cantá-las e espalhá-las por toda a cidade, até descobrir onde a lua se esconde e fazê-la voltar, se não por cima dos prédios, para dentro deles. Mantê-la presente nos olhos, entre as pessoas, no coração", assim descreve a essência do texto, o dramaturgo e diretor Teatral Vladimir Capella, autor da peça.
No enredo da peça as crianças, em uma brincadeira têm um desafio lúdico: encontrar uma lua, uma palmeira e uma canção. E é nesse jogo que as cantigas infantis e as brincadeiras simples como esconde-esconde e pega-pega, dão vida a imaginação. " Nessa peça busquei a sensibilidade existente na criança adormecida dos atores, em mim mesma e em cada espectador, através da delicadeza com que as brincadeiras e canções são apresentadas", comenta a diretora do espetáculo Suely Rodrigues.
Para Bira, o percussionista da peça, o ritmo das canções com melodias e arranjos simples resgata com originalidade as cantigas de roda, e cumprem seu papel de transportar o público para esse passado. "As músicas são envolventes e as histórias prendem a atenção das crianças", salienta.
Avoar é mesmo um espetáculo para crianças pequenas e para as que já são crescidas e como é lembrado no próprio texto da peça: "Como é triste não poder brincar... Hoje o mundo está tão violento... São poucos os lugares onde as crianças podem brincar livremente na rua até o anoitecer, como brincavam nossos pais e nossos avós. Não podemos esquecer das brincadeiras, das palmeiras e da lua. Não podemos esquecer das canções. Vamos ... 'AVOAR'."
Avoar
Data: Sábado e Domingo
Horário: 18h
Local: Teatro 1 do Sesc(Av. Presidente Dutra - Esplanada)
Ingressos: R$ 10,00 Meia: R$ 5,00
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator
Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)
O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã
Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica, mantida pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)