Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Avoar - Brincadeira de criança


Malu Pereira
 
Em cartaz hoje e amanhã no Sesc Esplanada a peça infantil "Avoar", é mais que um espetáculo para entreter as crianças. É uma nostálgica volta no tempo. Na época em que elas brincavam nas ruas, sem preocupação com violência, trânsito. Época que o vídeo games não existia e que diversão era ao ar livre, na frente de casa com a família reunida para curtir o início da noite. "AVOAR foi o jeito urbano que encontrei de trazer de volta as velhas noites de lua, as cadeiras nas calçadas e a rua onde as crianças brincavam ao som de cantigas de roda. Um jeito de recuperá-las, corrigi-las e documentá-las. E será espero, um modo de cantá-las e espalhá-las por toda a cidade, até descobrir onde a lua se esconde e fazê-la voltar, se não por cima dos prédios, para dentro deles. Mantê-la presente nos olhos, entre as pessoas, no coração", assim descreve a essência do texto, o dramaturgo e diretor Teatral Vladimir Capella, autor da peça.

No enredo da peça as crianças, em uma brincadeira têm um desafio lúdico: encontrar uma lua, uma palmeira e uma canção. E é nesse jogo que as cantigas infantis e as brincadeiras simples como esconde-esconde e pega-pega,  dão vida a imaginação. " Nessa peça busquei a sensibilidade existente na criança adormecida dos atores, em mim mesma e em cada espectador, através da delicadeza com que as brincadeiras e canções são apresentadas", comenta a diretora do espetáculo Suely Rodrigues.

Para Bira, o percussionista da peça, o ritmo das canções  com melodias e arranjos simples resgata com originalidade as cantigas de roda, e cumprem seu papel de transportar o público para esse  passado. "As músicas são envolventes e as histórias prendem a atenção das crianças", salienta.

Avoar é mesmo um espetáculo para crianças pequenas e para as que já são crescidas e como é lembrado no próprio texto da peça: "Como é triste não poder brincar... Hoje o mundo está tão violento... São poucos os lugares onde as crianças podem brincar livremente na rua até o anoitecer, como brincavam nossos pais e nossos avós. Não podemos esquecer das brincadeiras, das palmeiras e da lua. Não podemos esquecer das canções. Vamos ... 'AVOAR'."

Avoar
Data: Sábado e Domingo
Horário: 18h
Local: Teatro 1 do Sesc(Av. Presidente Dutra - Esplanada)
Ingressos: R$ 10,00 Meia: R$ 5,00

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2026 está com inscrições abertas de 2 de março a 30 de abril e mobiliza escolas da rede estadual d

Junina Girassol promove lançamento de tema junino no Sindsef

Junina Girassol promove lançamento de tema junino no Sindsef

A comunidade junina de Porto Velho se prepara para um grande momento de celebração no próximo domingo (8), a partir das 11h, no SINDSEF-RO, com a re

Antologia Mulheres que Mudaram o Destino será lançada  em Zurique  na Suíça

Antologia Mulheres que Mudaram o Destino será lançada em Zurique na Suíça

Mulheres que Mudaram o Destino é uma Antologia Internacional que reúne 60 coautoras de diferentes países com o propósito de dar voz a histórias reais

A Identidade Sonora do Norte em Cena: Porto Velho recebe o lançamento do EP "Guitarrada Beradeira"

A Identidade Sonora do Norte em Cena: Porto Velho recebe o lançamento do EP "Guitarrada Beradeira"

Neste dia 1º de março de 2026, às 19 horas, o Teatro Banzeiros será o palco de um encontro marcante entre a tradição e a contemporaneidade musical d

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)