Segunda-feira, 20 de junho de 2011 - 09h14
A prefeitura de Porto Velho encerrou na última sexta feira (17), o seminário de lançamento do Programa de Educação para Paz nas Escolas. No último dia do evento, foi realizada a capacitação dos professores do 3º ano do ensino fundamental. Os educadores foram informados sobre o objetivo do programa, como trabalhar em sala de aula, como utilizar o material didático, como avaliar cada aluno e sobre toda metodologia a ser aplicada. O seminário teve início na última terça feira (14).
De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Gláucia Negreiros, o Município investiu recursos da ordem de R$ 647 mil na aquisição do programa, que vai atender 10.102 crianças do 1º ao 3º ano. Desse total de escolas, seis estão localizadas na zona rural, dentre elas, duas em Jacy Paraná, uma em Nova Mutum, uma em Aliança e outra na margem esquerda do Rio Madeira, do outro lado da Balsa. “O objetivo da prefeitura é alfabetizar os alunos para as emoções, ensinando-os a desenvolver a cultura de paz”, declarou.
Gláucia informou que até o próximo dia 30 de junho, os livros do Programa de Educação para Paz nas Escolas serão distribuídos nos 42 estabelecimentos de ensino. Ao todo, serão 10.506 exemplares para atender alunos e professores. As aulas serão iniciadas a partir do dia 1º de julho. “Haverá somente uma aula por semana para tratar do tema. Cabe a direção da escola estipular o dia mais apropriado”, disse. Gláucia acrescentou que as 42 escolas serão identificadas por meio de banner afixado no muro como promotora da cultura de paz.
Dentre os temas a serem trabalhados com os alunos, Gláucia Negreiros destacou a diversidade social no Brasil, harmonia, tolerância, convivência, respeito, emoções, relacionamentos, sensações e cuidados de si próprio. “O programa também vai interagir com a família dos alunos. Além disso, irá tratar em sala de aula sobre o que fazer em situações de desconforto, como agir e reagir sem causar violência”, afirmou. Ainda de acordo com Gláucia Negreiros, o foco principal do programa e a prevenção.
Na Sala Cuniã do Teatro Banzeiros, Cássia Silva Evangelista, uma das coordenadoras da empresa que forneceu o programa para a Prefeitura, abordou temas como atenção aos alunos com maior dificuldade de aprendizagem, níveis de avaliação, problemas de comportamentos, deficiências físicas, sensoriais, visuais e mentais, dentre outros. Atentos, os professores/alunos fizeram perguntas e tiraram dúvidas. Cássia declarou que Programa de Educação para Cultura de Paz nas Escolas já funciona em 15 estados do Brasil, todos com resultados positivos.“Observando a nova realidade no Município, com o aumento repentino da população e da violência, sentimos a necessidade de trabalhar a cultura de paz nas escolas, como forma de prevenção”, finalizou Gláucia Negreiros.
Fonte: Augusto José
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Antes mesmo de iniciar a sessão de estreia do documentário “Criativos” o público presente teve uma prévia do que iria encontrar no curta-metragem. A
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)