Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Aula inaugural do Eu Quero – Trabalho, Renda e Cidadania'


 
A prefeitura de Porto Velho realizou na noite da última segunda feira (1/8) a aula inaugural do projeto “Eu Quero – Trabalho, Renda e Cidadania” em parceria com a Santo Antônio Energia, na Associação São Tiago Maior, bairro Socialista, zona Leste da capital. O prefeito Roberto Sobrinho foi representado pela chefe de gabinete e idealizadora do projeto, Mirian Saldaña. “O prefeito tem muito carinho pelo povo da zona Leste e este projeto lançado aqui, é mais uma demonstração desse carinho”, declarou Mirian Saldaña. Em seguida, ela relembrou vários outros investimentos feitos pela prefeitura naquele setor da cidade. Citou drenagens e asfaltamento de diversas ruas, assentamento de várias famílias que não tinham um local para morar, saúde, educação e construção de moradias, dentre outros. “Na sexta feira (5) o prefeito vai anunciar o projeto para iluminação de toda a zona Leste”, completou.

 

Objetivo

O projeto “Eu Quero - Trabalho, Renda e Cidadania” oferece 27 cursos, dentre eles, manutenção em micro computadores, dançarino popular, DJ, eletricista, mecânico de motocicletas, instalação de som automotivo, repositor de mercadorias, cozinha regional, corte e costura, manicuro e pedicuro. Ao todo, 1.075 pessoas serão qualificadas para o mercado de trabalho. O projeto é voltado para as famílias inseridas no cadastro único da assistência social, priorizando jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. No primeiro momento será trabalhada a qualificação. Depois, através do Sine Municipal, a inserção no mercado de trabalho, acesso ao microcrédito, associativismo e cooperativismo.

De acordo com a chefe de gabinete, quando ela também acumulava a função de secretária interina de desenvolvimento socioeconômico e turismo (Semdestur), Roberto Sobrinho pediu a ela urgência na elaboração e execução de um projeto de inclusão social com qualificação profissional, geração de emprego e renda para mulheres, jovens e beneficiários do Bolsa Família, especialmente moradores da zona Leste e do distrito de Jacy Paraná, onde foram constatadas as maiores necessidades. Mirian destacou que o objetivo do projeto Eu Quero não é somente a qualificação, mas também inserir as pessoas no mercado de trabalho, além de trabalhar com elas o cooperativismo, associativismo e liberação de microcrédito por meio do Banco do Povo. “Vamos trabalhar com o mercado formal e o empreendedorismo”, enfatizou. Ela ainda anunciou que a prefeitura pretende criar o selo “Empresa Cidadã” para destacar o compromisso social das empresas que oferecerem emprego aos cursistas.

Por fim, agradeceu as parcerias com o consorcio Santo Antônio Energia, que está patrocinando o projeto; Associação São Tiago Maior, que cedeu a estrutura para a realização dos cursos e o apoio da equipe que trabalhou na elaboração do Eu Quero, composta por representantes da Semdestur, Coordenadoria de Mulheres, Coordenadoria da Juventude e Secretaria de Assistência Social (Semas).

Discursos

O coordenador de políticas para a juventude, Samuel Pessoa, conclamou aos jovens a conquistarem espaço no mercado de trabalho. “O jovem que não tem qualificação é discriminado”, afirmou. Ele acrescentou que o objetivo do prefeito Roberto Sobrinho é qualificar com cidadania, dando oportunidades para que a juventude não siga para o crime, as drogas e a prostituição. A coordenadora de políticas para mulheres, Mara Regina Araújo, disse que o prefeito “tem o olhar voltado para as políticas de inclusão social e igualdade de direitos entre homens e mulheres”. A secretária Benedita Nascimento (Semas) falou do interesse de Roberto Sobrinho pela valorização e desenvolvimento humano, dos benefícios do Bolsa Família e do Programa Brasil sem Miséria. “A prefeitura está educando para a cidadania”, frisou. O vereador Sid Orleans enalteceu a determinação de Roberto Sobrinho em buscar melhorias para a qualidade de vida da população mais necessitada. “Isso é justiça social, dar mais para quem mais precisa”, enfatizou. A Deputada Estadual Epifânia Barbosa, destacou outros investimentos do Município em educação e qualificação, citando como exemplo o Projovem.

Para o presidente da Associação São Tiago Maior, Padre Enzo Mangano, “nunca é tarde para se profissionalizar”, referindo-se às pessoas de mais idade que se inscreveram para os cursos. Ele destacou a parceria com a prefeitura e o Consórcio Santo Antônio Energia e declarou que “quem procura trabalho busca dignidade”. O representante da Santo Antônio Energia falou dos investimentos em qualificação de mão de obra em Porto Velho, que segundo ele, já somam 45 mil trabalhadores.

Cursistas

Tatiane Ribeiro, inscrita para o curso de hotelaria e Tainã Vinícius, que vai fazer o curso de DJ, agradeceram ao prefeito Roberto Sobrinho e toda equipe envolvida na elaboração e execução do projeto. “Muito obrigado a todos”, declarou Vinícius. Tatiane estava tão emocionada que quase não conseguiu falar.

Atrações

Logo no inicio da solenidade, houve uma apresentação de Rap com o grupo MS ATL – Liberdade do Rap, pelos “manos” Ronilson e Assis. Cantando de improviso, destacam a necessidade de qualificação profissional para que os jovens não entrem para as drogas e marginalidade. Ao final, o grupo de teatro Reviver, formado por garotas, apresentaram uma peça que abordou os perigos das drogas, violência e prostituição. Depois, todos participaram de um coquetel.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)