Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Aula inaugural do Eu Quero – Trabalho, Renda e Cidadania'


 
A prefeitura de Porto Velho realizou na noite da última segunda feira (1/8) a aula inaugural do projeto “Eu Quero – Trabalho, Renda e Cidadania” em parceria com a Santo Antônio Energia, na Associação São Tiago Maior, bairro Socialista, zona Leste da capital. O prefeito Roberto Sobrinho foi representado pela chefe de gabinete e idealizadora do projeto, Mirian Saldaña. “O prefeito tem muito carinho pelo povo da zona Leste e este projeto lançado aqui, é mais uma demonstração desse carinho”, declarou Mirian Saldaña. Em seguida, ela relembrou vários outros investimentos feitos pela prefeitura naquele setor da cidade. Citou drenagens e asfaltamento de diversas ruas, assentamento de várias famílias que não tinham um local para morar, saúde, educação e construção de moradias, dentre outros. “Na sexta feira (5) o prefeito vai anunciar o projeto para iluminação de toda a zona Leste”, completou.

 

Objetivo

O projeto “Eu Quero - Trabalho, Renda e Cidadania” oferece 27 cursos, dentre eles, manutenção em micro computadores, dançarino popular, DJ, eletricista, mecânico de motocicletas, instalação de som automotivo, repositor de mercadorias, cozinha regional, corte e costura, manicuro e pedicuro. Ao todo, 1.075 pessoas serão qualificadas para o mercado de trabalho. O projeto é voltado para as famílias inseridas no cadastro único da assistência social, priorizando jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. No primeiro momento será trabalhada a qualificação. Depois, através do Sine Municipal, a inserção no mercado de trabalho, acesso ao microcrédito, associativismo e cooperativismo.

De acordo com a chefe de gabinete, quando ela também acumulava a função de secretária interina de desenvolvimento socioeconômico e turismo (Semdestur), Roberto Sobrinho pediu a ela urgência na elaboração e execução de um projeto de inclusão social com qualificação profissional, geração de emprego e renda para mulheres, jovens e beneficiários do Bolsa Família, especialmente moradores da zona Leste e do distrito de Jacy Paraná, onde foram constatadas as maiores necessidades. Mirian destacou que o objetivo do projeto Eu Quero não é somente a qualificação, mas também inserir as pessoas no mercado de trabalho, além de trabalhar com elas o cooperativismo, associativismo e liberação de microcrédito por meio do Banco do Povo. “Vamos trabalhar com o mercado formal e o empreendedorismo”, enfatizou. Ela ainda anunciou que a prefeitura pretende criar o selo “Empresa Cidadã” para destacar o compromisso social das empresas que oferecerem emprego aos cursistas.

Por fim, agradeceu as parcerias com o consorcio Santo Antônio Energia, que está patrocinando o projeto; Associação São Tiago Maior, que cedeu a estrutura para a realização dos cursos e o apoio da equipe que trabalhou na elaboração do Eu Quero, composta por representantes da Semdestur, Coordenadoria de Mulheres, Coordenadoria da Juventude e Secretaria de Assistência Social (Semas).

Discursos

O coordenador de políticas para a juventude, Samuel Pessoa, conclamou aos jovens a conquistarem espaço no mercado de trabalho. “O jovem que não tem qualificação é discriminado”, afirmou. Ele acrescentou que o objetivo do prefeito Roberto Sobrinho é qualificar com cidadania, dando oportunidades para que a juventude não siga para o crime, as drogas e a prostituição. A coordenadora de políticas para mulheres, Mara Regina Araújo, disse que o prefeito “tem o olhar voltado para as políticas de inclusão social e igualdade de direitos entre homens e mulheres”. A secretária Benedita Nascimento (Semas) falou do interesse de Roberto Sobrinho pela valorização e desenvolvimento humano, dos benefícios do Bolsa Família e do Programa Brasil sem Miséria. “A prefeitura está educando para a cidadania”, frisou. O vereador Sid Orleans enalteceu a determinação de Roberto Sobrinho em buscar melhorias para a qualidade de vida da população mais necessitada. “Isso é justiça social, dar mais para quem mais precisa”, enfatizou. A Deputada Estadual Epifânia Barbosa, destacou outros investimentos do Município em educação e qualificação, citando como exemplo o Projovem.

Para o presidente da Associação São Tiago Maior, Padre Enzo Mangano, “nunca é tarde para se profissionalizar”, referindo-se às pessoas de mais idade que se inscreveram para os cursos. Ele destacou a parceria com a prefeitura e o Consórcio Santo Antônio Energia e declarou que “quem procura trabalho busca dignidade”. O representante da Santo Antônio Energia falou dos investimentos em qualificação de mão de obra em Porto Velho, que segundo ele, já somam 45 mil trabalhadores.

Cursistas

Tatiane Ribeiro, inscrita para o curso de hotelaria e Tainã Vinícius, que vai fazer o curso de DJ, agradeceram ao prefeito Roberto Sobrinho e toda equipe envolvida na elaboração e execução do projeto. “Muito obrigado a todos”, declarou Vinícius. Tatiane estava tão emocionada que quase não conseguiu falar.

Atrações

Logo no inicio da solenidade, houve uma apresentação de Rap com o grupo MS ATL – Liberdade do Rap, pelos “manos” Ronilson e Assis. Cantando de improviso, destacam a necessidade de qualificação profissional para que os jovens não entrem para as drogas e marginalidade. Ao final, o grupo de teatro Reviver, formado por garotas, apresentaram uma peça que abordou os perigos das drogas, violência e prostituição. Depois, todos participaram de um coquetel.

Fonte: Augusto José
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio