Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ato público para denunciar crise institucional na Unir



Aconteceu na noite de ontem (22 de março) em frente à sede da Unir-Centro em Porto Velho, um ato público que contou a com a participação de diversos segmentos da sociedade e entidades classistas, solidários ao movimento em favor da melhoria das condições de trabalho e estudos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, e contra o caos, os desmandos e o abandono do campus desta instituição de ensino superior na capital.

Durante o ato público organizado pela a Associação dos Docentes da Unir - Adunir ocorreram manifestações de protestos dos diversos setores e trabalhadores da Unir. Em seguida, entidades que apóiam o movimento se posicionaram com relação à crise institucional vivenciada pela Unir. Ao final aconteceram várias atividades culturais.

Já nesta quarta-feira (23 de março) a mobilização da Adunir continua através de palestras e debates que acontecem no auditório Paulo Freire (campus de Porto Velho), conforme a seguinte programação: Educação à distância e o movimento docente, tendo como palestrantes o professor Ricardo Jacó e a professora Elizabeth Martines; As fundações ditas de apoio as universidades, com os professores Jorge Coimbra e Ricardo Jacó; e o movimento sindical dos setores da educação em Rondônia, com a participação das entidades sindicais – Adunir, Sintero, Sindeprof, DCE-Unir e Sintunir.

A presidente da Adunir, professora doutora Walterlina Brasil, fez uma avaliação positiva do movimento, e que os objetivos foram alcançados, no sentido de tornar público e se cobrar providências quanto à solução dos graves problemas estruturais, operacionais e administrativos que ocorrem na Unir, e ainda, defender a melhoria da qualidade de vida no trabalho, e condições efetivas para o pleno exercício da atividade docente. Segundo ela, o movimento transcorreu sem incidentes e a paralisação do dia 22 de março teve a adesão parcial de professores, técnicos e alunos.

Fonte: Ascom / Adunir /  Paulo Ayres

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)