Quarta-feira, 23 de março de 2011 - 05h38
Aconteceu na noite de ontem (22 de março) em frente à sede da Unir-Centro em Porto Velho, um ato público que contou a com a participação de diversos segmentos da sociedade e entidades classistas, solidários ao movimento em favor da melhoria das condições de trabalho e estudos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, e contra o caos, os desmandos e o abandono do campus desta instituição de ensino superior na capital.
Durante o ato público organizado pela a Associação dos Docentes da Unir - Adunir ocorreram manifestações de protestos dos diversos setores e trabalhadores da Unir. Em seguida, entidades que apóiam o movimento se posicionaram com relação à crise institucional vivenciada pela Unir. Ao final aconteceram várias atividades culturais.
Já nesta quarta-feira (23 de março) a mobilização da Adunir continua através de palestras e debates que acontecem no auditório Paulo Freire (campus de Porto Velho), conforme a seguinte programação: Educação à distância e o movimento docente, tendo como palestrantes o professor Ricardo Jacó e a professora Elizabeth Martines; As fundações ditas de apoio as universidades, com os professores Jorge Coimbra e Ricardo Jacó; e o movimento sindical dos setores da educação em Rondônia, com a participação das entidades sindicais – Adunir, Sintero, Sindeprof, DCE-Unir e Sintunir.
A presidente da Adunir, professora doutora Walterlina Brasil, fez uma avaliação positiva do movimento, e que os objetivos foram alcançados, no sentido de tornar público e se cobrar providências quanto à solução dos graves problemas estruturais, operacionais e administrativos que ocorrem na Unir, e ainda, defender a melhoria da qualidade de vida no trabalho, e condições efetivas para o pleno exercício da atividade docente. Segundo ela, o movimento transcorreu sem incidentes e a paralisação do dia 22 de março teve a adesão parcial de professores, técnicos e alunos.
Fonte: Ascom / Adunir / Paulo Ayres
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB RO) lançou dia 18 de Dezembro no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondôni

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)