Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ato público para denunciar crise institucional na Unir



Aconteceu na noite de ontem (22 de março) em frente à sede da Unir-Centro em Porto Velho, um ato público que contou a com a participação de diversos segmentos da sociedade e entidades classistas, solidários ao movimento em favor da melhoria das condições de trabalho e estudos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, e contra o caos, os desmandos e o abandono do campus desta instituição de ensino superior na capital.

Durante o ato público organizado pela a Associação dos Docentes da Unir - Adunir ocorreram manifestações de protestos dos diversos setores e trabalhadores da Unir. Em seguida, entidades que apóiam o movimento se posicionaram com relação à crise institucional vivenciada pela Unir. Ao final aconteceram várias atividades culturais.

Já nesta quarta-feira (23 de março) a mobilização da Adunir continua através de palestras e debates que acontecem no auditório Paulo Freire (campus de Porto Velho), conforme a seguinte programação: Educação à distância e o movimento docente, tendo como palestrantes o professor Ricardo Jacó e a professora Elizabeth Martines; As fundações ditas de apoio as universidades, com os professores Jorge Coimbra e Ricardo Jacó; e o movimento sindical dos setores da educação em Rondônia, com a participação das entidades sindicais – Adunir, Sintero, Sindeprof, DCE-Unir e Sintunir.

A presidente da Adunir, professora doutora Walterlina Brasil, fez uma avaliação positiva do movimento, e que os objetivos foram alcançados, no sentido de tornar público e se cobrar providências quanto à solução dos graves problemas estruturais, operacionais e administrativos que ocorrem na Unir, e ainda, defender a melhoria da qualidade de vida no trabalho, e condições efetivas para o pleno exercício da atividade docente. Segundo ela, o movimento transcorreu sem incidentes e a paralisação do dia 22 de março teve a adesão parcial de professores, técnicos e alunos.

Fonte: Ascom / Adunir /  Paulo Ayres

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)