Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

ASFALTÃO ENCERRA A EDIÇÃO 2016 DO PROJETO SAMBA AUTORAL


         
“...a Diretoria da Escola de Samba Asfaltão acreditou, aceitou e abraçou o desafio de materializar este Projeto mês a mês, respondendo pela estrutura, arcando e se responsabilizando pela sua realização...”

A 21ª edição do Projeto Samba Autoral, que desta vez acontecerá na próxima sexta feira, dia 02 de dezembro, DIA DO SAMBA, junto com o Projeto Pagode dos Amigos coordenado pelo amigo Nilson do Cavaco, encerrará a temporada do Projeto em 2016.ASFALTÃO ENCERRA A EDIÇÃO 2016 DO PROJETO SAMBA AUTORAL - Gente de Opinião

Registra-se que sua origem se deu em dezembro de 2014, quando da realização da 2ª edição do Samba pro Seu Zé, uma iniciativa de Walber do Cavaco, realizado pela Escola de Samba Asfaltão. Um grupo de sambistas começou a pensar em fazer algo que valorizasse os trabalhos de compositores e compositoras de Porto Velho.

O que já era sonho de alguns abnegados, virou um embrião que tomou conta de mentes e corações de vários sambistas. A ideia tomou corpo em uma reunião que aconteceu ainda no mês de dezembro de 2014, onde estavam presentes Chystóvão Nascimento, Makumbinha, Walber do Cavaco, Oscar Knightz,Thobá do Cavaco, dentre outros sambistas. Daí em diante, para se tornar realidade a Escola do Tigre abraçou e começou a mobilização e articulação para que o mesmo se concretizasse, o que somente foi possível devido o envolvimento dos (as) inspirados (as) compositores, compositoras, músicos e ritmistas de samba em Porto Velho.

A partir daí, apesar das dificuldades e limitações estruturais, vendo como uma forma de manter acesa a História do Samba, ajudar a evidenciar o talento dos Compositores(as) da cidade, a Diretoria da Escola de Samba Asfaltão acreditou, aceitou e abraçou o desafio de materializar este Projeto mês a mês, respondendo pela estrutura e se responsabilizando pela sua realização...”

Preocupada com a visibilidade e organização, a escola Amarelo, Preto e Branco, buscou meios e conseguiu construir uma importante parceria com a GRAFFPORTO, que é comandada pelo grande incentivador do Projeto, o amigo Francinei Barreto, o que nos possibilitou inovar, com a Produção de cadernos com as composições em todas as edições.

Nota-se que se trata de um grande e rico Projeto, onde nossos talentos têm a oportunidade de compartilhar suas inspirações com as pessoas que também valorizam a linguagem universal da música e do Samba.

Esta será a ultima edição do ano.

Fazendo justiça aos guerreiros e guerreiras que estiveram conosco, aproveitamos para registrar nossos mais sinceros agradecimentos a todos, os compositores e compositoras, aos músicos, foram muitos, na harmonia e percussão, que no peito e na raça se dispuseram em estar conosco nesta caminhada. Agradecemos os parceiros Francinei Barreto e Elisangela Alves da GRAFFPORTO, o Bar do Calixto e família, a vocês amigos e amigas que nos acompanharam nesta temporada e acreditam neste Projeto que é da cidade e de todas as bandeiras.

Agradecemos de forma muito especial, a nossa comunidade, que acolhe com carinho todas estas pessoas de bem, que cantam e encantam com suas poesias.

Já dizia João Nogueira: “NINGUÉM FAZ SAMBA SÓ PORQUE PREFERE...”, esta opção tem apenas um motivo, Amor ao Samba!!!

Fonte: Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio