Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Artistas recepcionados na volta da Itália


 
O grupo chegou a Porto Velho, ontem, sexta-feira (04/02), e foi recepcionado em grande estilo ao som do grupo folclórico Rádio Farol. A vice presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, também recebeu os artistas que deram um verdadeiro show no exterior. “Eles se apresentaram por diversas vezes na Itália e mostraram não só o samba e carnaval tradicionais do Brasil, mas o forró, o boiArtistas recepcionados na volta da Itália   - Gente de Opinião bumbá, a quadrilha, o carimbó e ainda a capoeira e também o teatro, destacando a cultura da Amazônia. Além das apresentações, os artistas explicavam sobre a história de cada ritmo”, disse Berenice.

A iniciativa do intercâmbio foi do presidente da Associação Tiago Maior, Padre Enzo, que recebeu total apoio da prefeitura. Participaram integrantes do grupo Diz Farsa, Juabp e Radio Farol. O vice presidente da Associação Cleonilson Félix, acompanhou a comitiva. Ele relatou que as apresentações encantaram os italianos. “Programamos algumas apresentações e ao ritmo que elas aconteciam tínhamos que estendê-las e até mesmo marcar outras, pois eles gostaram muito da idéia e ficaram apaixonados por nossa cultura. Em alguns lugares recebemos o convite de voltar este ano”, disse contente Félix.

O jovem Clei Pereira, do grupo folclórico Juabp, disse que a experiência foi única e que se sentiu muito feliz em compartilhar com outras culturas os ritmos do Brasil. “Fiquei mais feliz  em levar o nome de Rondônia, para o exterior de forma positiva, mostrar que temos uma identidade e que ela é rica em valores culturais. Quero agradecer a prefeitura por acreditar no nosso trabalho, que fazemos com muita paixão”, disse Clei.


Presépio Permanente

Os artesãos que acompanharam o grupo tiveram a missão de montar um presépio, similar ao existente na zona Leste de Porto Velho, na Associação Tiago Maior. Segundo Celonilson, foram criadas 45 peças que contam a história do nascimento de Jesus, mas no contexto Amazônico. O presépio vai ficar por um ano na cidade de Caltagirone (Sicilia). “As peças mostram vilas, civilizações, a cultura e a realidade da Amazônia”, completou o vice presidente da Tiago Maior.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Começou nesta quarta-feira (17), na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilo

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)