Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 - 07h48
O Senado abriu ontem (10) a Exposição Artistas Brasileiros, um evento que se realiza pela terceira vez. Este ano a mostra privilegiou obras em esculturas de artistas plásticos de todo o País, indicados pelos senadores.
O escultor e músico Heitor Almeida foi indicado pela senadora Fátima Cleide para mostrar seu trabalho, atendendo ao requisito de se apresentar jovens talentos, ainda sem grande expressão no mundo das artes plásticas.
“O Senado está de parabéns por esta exposição. Os trabalhos, de todos os Estados, têm grande qualidade e são bastante criativos. Agradeço a oportunidade que a senadora Fátima me proporcionou, sem dúvida é uma experiência importante para a minha carreira”, disse Heitor, que com apoio do mandato participou da abertura da mostra.
O trabalho apresentado por Heitor, “Grito de Alerta”, é uma escultura que utiliza pedaço de madeira carbonizada pelas queimadas, ferro e tubo de plástico, com uma torneira e gota d’ água que simbolizam o valor deste bem e a necessidade de deter a devastação nas florestas.
Esta temática, segundo ele, é uma preocupação recorrente em seus trabalhos. Heitor também pinta quadros a óleo, e além disso se dedica à música, tocando instrumentos de percussão.
Nos anos anteriores, a senadora Fátima Cleide indicou a artista plástica Joana Trugilio, de Ouro Preto, e Zoghbi, de Porto Velho.
Para a senadora Fátima, a oportunidade que o Senado Federal oferece a artistas de todos os Estados brasileiros se torna expressiva devido à variedade e pluralidade representada nas obras. “É um rico panorama, em 81 peças, da produção em artes plásticas, mostrando à capital do País a dinâmica da cultura que acontece do Norte ao Sul do Brasil”.
Fonte: Mara Paraguassu
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V
Com a proposta de trabalhar corporeidade, explorar movimentos, fortalecer o empoderamento e o pertencimento cultural, a Universidade Federal de Rond

O documentário Seringal: Outras Margens, dirigido por Rafaela Oliveira, propõe um olhar sensível sobre a história da Amazônia a partir de uma perspe

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho
Sala lotada, olhos atentos e uma noite marcada por depoimentos emocionantes. Assim foi a apresentação especial do espetáculo “Das Raízes, Folhas e F

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet
Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)