Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Arraial Flor do Maracujá, o maior arraial folclórico da Amazônia começa na sexta-feira


 

Maracujá

Desfile dos grupos
na abertura do Arraial


O maior arraial folclórico da Amazônia começa sexta feira em Porto Velho

A abertura da XXVIII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá este ano, será diferente das anteriores. A Coordenação da maior festa folclórica de Rondônia, em parceria com a Federon – Federação dos Grupos Folclóricos, programou para o dia 26 na arena do Flor do Maracujá um desfiles das personagens de destaque dos grupos que estarão se apresentando ao longo da Mostra. As quadrilhas assumiram o compromisso de levar para o Arraial os destaques, Rainha da Fogueira, Rainha do Milho, Rainha da Quadrilha, Rainha das Flores, Casal de Noivo, Lampião e Maria Bonita. Os Bois-Bumbás vão apresentar: Rainha do Folclore, Cunha Poranga, Amo, Rainha da Batucada, Pajé, Porta Estandarte e Morena Bela além de Catirina e Pai Francisco. “Todos os grupos assumiram o compromisso de desfilar com as fantasias deste ano”, informa o presidente da Federon Fernando Rocha.

O Flor do Maracujá começa na próxima sexta feira 26, com a apresentação da Quadrilha da 3ª Idade do Sesc entre 19h30 e 20h, em seguida se apresenta a Quadrilha mirim “Matutinhos da Princesa” entre 20h10 e 20h55. A abertura oficial da XXVIII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás vai acontecer entre as 21h05 e 22h55 com a presença do governador Ivo Cassol e autoridades convidadas e o desfile dos principais personagens dos grupos folclóricos que estarão se apresentando durante os dez dias do Arraial Flor do Maracujá.

Ontem à tarde o secretário da Secel reuniu os membros da Comissão Coordenadora no local onde está sendo montado o arraial, quando disrtribuiu as tarefas das equipes que fazem parte da organização.

Hoje às 9h, acontece no auditório da Emater, reunião com os barraqueiros e ambulantes quando os mesmo estarão recebendo orientação do Comando Sanitário sobre minipulação dos alimentos. “Após essa reunião, vamos sortear a localização da barraca de cada barraqueiro”, disse Cândrica Madalena Bebel.

O presidente da Federon Fernando Rocha aproveita para convocar todos os dirigentes de grupos folclóricos filiados a participarem da reunião que acontece a partir das 18h de hoje 24 no teatro Banzeiro. “Vamos elaborar a ordem de entrada dos grupos no desfile da festa de abertura”.

Fonte: Sílvio Santos

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)