Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ariel Argobe: De Parintins(AM) para Guajará-Mirim (RO)


 

 
Gente de Opinião


Desembarcou no porto do Cai N’Água, no último domingo, 25, pelo período da tarde, um dos mais ilustres filhos da Pérola do Mamoré, vindo direto da ilha de Tupinambarana, depois de uma escala na capital do Amazonas, seguindo com destino a sua terra natal, a cidade de Guajará-Mirim, onde está sendo ansiosamente aguardado para compromissos inadiáveis nos dias 13, 14 e 15 do mês de agosto.
A Ilustre figura faz estada de dois dias em Porto Velho, hospedado na casa deste humilde blogueiro, também artista plástico, carnavalesco e amante da brincadeira de boi bumbá, além de deslumbrado amigo e admirador do visitante.

Como o notável viajante, também sou filho de Guajará e fui a pessoa incumbida, por autoridades e mestres da cultura popular da Pérola do Mamoré, da tarefa de fazer a recepção da eminente figura, que foi por mim recebida com toda pompa, cuidado e respeito, como determina a boa e educada etiqueta.

No trajeto do Porto do Cai N’Água até o bairro do Areal, por onde passou relevante personalidade era logo reconhecida, aclamada e reverenciada. Crianças, adolescentes, homens e mulheres acenavam, esboçando largo sorriso de boas vindas.

Nesta quarta-feira, dia 28 de julho, honrada e brava celebridade segue para Guajará-Mirim, onde cumprirá longo e necessário ritual de preparação, para participar do mais relevante e galante confronto, conhecido em toda região como ‘Duelo da Fronteira’, ocasião em que o valente fidalgo lutador enfrentará pela XVI vez seu arquirrival de arena e único desafeto contrário.

É isto mesmo: estou me referido a encantadora e novíssima alegoria que representará o bumbá de Dona Georgina Costa, a escultura articulada do boi Flor do Campo, confeccionada por artistas de Parintins, profissionais de depurado talento. Tive a honra de recepcioná-lo e abrigá-lo em minha humilde residência até sua partida para Guajará-Mirim, cidade que abriga o cenário do mais espetacular combate folclórico da região, uma ópera popular intitulada de Duelo da Fronteira.

Fonte: Ariel Argobe

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

“Kika Não Foi Convidada”, um roteiro inédito de Juraci Júnior, levou o prêmio de Melhor Projeto do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

A valorização do patrimônio público é uma das prioridades do Governo de Rondônia, com destaque para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, um espaço dedicad

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

O Grupo de Estudos ACINTE!, ligado ao Departamento de Artes da UNIR, em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia (Nikkey), exi

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)