Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Animando Amazônia faz oficinas de animação em Jacy-Paraná e Rio Pardo


Animando Amazônia faz oficinas de animação em Jacy-Paraná e Rio Pardo - Gente de Opinião

A tela de cinema montada na rua principal da pequena cidade de Rio Pardo, no interior da Floresta Nacional do Bom Futuro, e na praça da Administração do distrito de Jacy-Paraná, no último final de semana,  proporcionou raros momentos para os moradores das duas localidades curtirem um evento cultural. O momento mais esperado do público foi a oportunidade de ver as animações produzidas com a ajuda de estudantes locais, que aprenderam a técnica de criação de audiovisuais em oficinas do  Animando Amazônia, projeto voltado para alunos de escolas públicos, que incentiva uma reflexão para a proteção do meio ambiente e ensina alunos e professores a utilizarem  filmes de animação nas salas de aula.

Este é o segundo ano que o Animando Amazônia atua na escola Tiradentes, de Jacy-Paraná, e na Escola Rio Pardo. Para a professora do Tiradentes, Maria Luiza Ferreira, que acompanhou as oficinas ministradas na escola neste ano e no anterior, a experiência tem sido “magnífica”. “Os vídeos são uma ferramenta muito dinâmica e abrangente, porque  oferecem uma gama variada de opções para usar em sala de aula, com uso de material acessível. É a mágica do cinema na sala de aula”, disse a professora.

Animando Amazônia faz oficinas de animação em Jacy-Paraná e Rio Pardo - Gente de Opinião

O estudante do 8º ano da Escola Tiradentes Ruan Pereira da Silva, 13 anos, fez uma queixa recorrente entre os colegas, sobre a falta de opções de lazer em Jacy, e se entusiasmou ao falar da oficina do Animando Amazônia. “É muito fácil criar uma animação. Com certeza, vou fazer em casa e buscar outras informações sobre o assunto na Internet”, afirmou.

O Animando Amazônia é inspirado no Anima Mundi, considerado como o maior festival de cinema de animação das Américas, e foi criado depois do sucesso de oficinas de audiovisual feitas  em 2015 com dezenas de alunos das escolas estaduais Duque de Caxias, Barão do Solimões e Castelo Branco, de Porto Velho.

Durante as 20 horas das oficinas, os alunos aprendem a usar a técnica Pixalation, que permite a produção de animações com material barato e acessível, com uso de aplicativos grátis disponibilizados em telefone celular. O trabalho é realizado pelo oficineiro Christian Ritse e assistentes.

Fonte – Ana Aranda – anaarandarondonia@gmail.com

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem retratando a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retratando a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Em fase de produção do curta-metragem "Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz" , busca retratar a força simbóli

Videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” será lançado em Vilhena

Videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” será lançado em Vilhena

No sábado, 19 de julho, será realizado o lançamento do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia”, em Vilhena (RO). O evento acontecerá no a

Vilhena recebe show do projeto "Sinergia Amazônica – Laura Brandhuber Convida" neste sábado (19)

Vilhena recebe show do projeto "Sinergia Amazônica – Laura Brandhuber Convida" neste sábado (19)

O município de Vilhena será palco de mais uma etapa do espetáculo itinerante "Sinergia Amazônica", que chega à cidade neste sábado, dia 19 de julho

Cultura: trabalhadores da cultura publicam carta aberta ao governador

Cultura: trabalhadores da cultura publicam carta aberta ao governador

Excelentíssimo Senhor Governador de Rondônia, Coronel  Marcos Rocha,A Setorial do Audiovisual do Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)