Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

América-Latina é tema de debate no Fest Cineamazônia 2010


 
O tradicional debate que acontece durante o FestCineamazônia terá, neste ano, três poetas amazônidas discutindo o tema “Povos da América Latina”. O amazonense Thiago de Mello, o colombiano Juan Manuel Roca e o peruano Arturo Corcuera estarão juntos na sexta-feira (12/11), pela manhã, no Teatro Banzeiros. O eixo temático da discussão irá focar na busca de alternativas menos cruéis para o desenvolvimento econômico da América Latina.

Para os debatedores, os modelos econômicos atualmente implantados no mundo, inclusive por nações orientais, são tiranias do lucro que deixam de lado o fator humano. Os poetas estarão expondo idéias que visam dimensionar a integração latinoamericana por meio de um modelo próprio, que possa respeitar a vida. O debate é aberto para o público em geral e resultará num DVD que será distribuído gratuitamente.

Convidados

Amadeu Thiago de Mello é natual de Barreirinha (AM), onde reside atualmente. Thiago de Mello é um dos poetas mais respeitados no país. Referência da literatura regional, tem obras traduzidas para dezenas de idiomas. Autor do poema Estatutos do Homem que deu reconhecimento mundial ao poeta.

O boliviano Juan Carlos Crespo Ayaroma é atual secretário de Cultura de Guayaramerin, Beni. Natural da histórica cidade de Cachuela Esperanza tem vasto trabalho realizado na região Amazônica boliviana. Fundou e dirigiu o primeiro canal Católico de Televisão Popular da Bolívia. Ayaroma é também professor universitário, pesquisador e escritor. Como escritor lançou o livro “Decálogo de la Geohistoria Guayaramirense” (2006) e prepara para 2011 o lançamento do titulo “Trilogía Festiva de Guayaramerín”.

O debatedor que vem do Peru é Arturo Corcuero, natural de Trujillo. Ele é formado em literatura pela Faculdade de Artes da Universidade Nacional Maior de São Marcos (1963), em Lima; em seguida desenvolveu estudos sobre a literatura na Universidade Politécnica de Madri (1964-1966). É autor dos títulos "Noé delirante" (1963), triunfante da Primavera " (1964), "As sirenes e as estações" (1976), "Os Amantes" (1978) e "Ponte dos Suspiros" (1982).

O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Folha de Rondônia; apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.


Fonte:  Solano
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio