Terça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

América-Latina é tema de debate no Fest Cineamazônia 2010


 
O tradicional debate que acontece durante o FestCineamazônia terá, neste ano, três poetas amazônidas discutindo o tema “Povos da América Latina”. O amazonense Thiago de Mello, o colombiano Juan Manuel Roca e o peruano Arturo Corcuera estarão juntos na sexta-feira (12/11), pela manhã, no Teatro Banzeiros. O eixo temático da discussão irá focar na busca de alternativas menos cruéis para o desenvolvimento econômico da América Latina.

Para os debatedores, os modelos econômicos atualmente implantados no mundo, inclusive por nações orientais, são tiranias do lucro que deixam de lado o fator humano. Os poetas estarão expondo idéias que visam dimensionar a integração latinoamericana por meio de um modelo próprio, que possa respeitar a vida. O debate é aberto para o público em geral e resultará num DVD que será distribuído gratuitamente.

Convidados

Amadeu Thiago de Mello é natual de Barreirinha (AM), onde reside atualmente. Thiago de Mello é um dos poetas mais respeitados no país. Referência da literatura regional, tem obras traduzidas para dezenas de idiomas. Autor do poema Estatutos do Homem que deu reconhecimento mundial ao poeta.

O boliviano Juan Carlos Crespo Ayaroma é atual secretário de Cultura de Guayaramerin, Beni. Natural da histórica cidade de Cachuela Esperanza tem vasto trabalho realizado na região Amazônica boliviana. Fundou e dirigiu o primeiro canal Católico de Televisão Popular da Bolívia. Ayaroma é também professor universitário, pesquisador e escritor. Como escritor lançou o livro “Decálogo de la Geohistoria Guayaramirense” (2006) e prepara para 2011 o lançamento do titulo “Trilogía Festiva de Guayaramerín”.

O debatedor que vem do Peru é Arturo Corcuero, natural de Trujillo. Ele é formado em literatura pela Faculdade de Artes da Universidade Nacional Maior de São Marcos (1963), em Lima; em seguida desenvolveu estudos sobre a literatura na Universidade Politécnica de Madri (1964-1966). É autor dos títulos "Noé delirante" (1963), triunfante da Primavera " (1964), "As sirenes e as estações" (1976), "Os Amantes" (1978) e "Ponte dos Suspiros" (1982).

O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Folha de Rondônia; apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.


Fonte:  Solano
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

A escritora, professora, poetisa e antologista Rosângela Arend marcou presença na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro em 2025, um evento

 TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

O TAPIRI – CINEMA DA FLORESTA apresenta produções rondonienses que destacam a ancestralidade e a sociedade atual, temas que dialogam com a realidade

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

Um dos maiores ícones populares da capital rondoniense, a carismática Bailarina da Praça de Porto Velho, será eternizada nas páginas da literatura i

Rondofest aumenta visibilidade dos músicos rondonienses

Rondofest aumenta visibilidade dos músicos rondonienses

A presença do cantor e compositor Moacyr Franco, celebrizado por sua longa e ativa trajetória na música popular brasileira, deu ao espetáculo de enc

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)