Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 07h02
O tradicional debate que acontece durante o FestCineamazônia terá, neste ano, três poetas amazônidas discutindo o tema “Povos da América Latina”. O amazonense Thiago de Mello, o colombiano Juan Manuel Roca e o peruano Arturo Corcuera estarão juntos na sexta-feira (12/11), pela manhã, no Teatro Banzeiros. O eixo temático da discussão irá focar na busca de alternativas menos cruéis para o desenvolvimento econômico da América Latina.
Para os debatedores, os modelos econômicos atualmente implantados no mundo, inclusive por nações orientais, são tiranias do lucro que deixam de lado o fator humano. Os poetas estarão expondo idéias que visam dimensionar a integração latinoamericana por meio de um modelo próprio, que possa respeitar a vida. O debate é aberto para o público em geral e resultará num DVD que será distribuído gratuitamente.
Convidados
Amadeu Thiago de Mello é natual de Barreirinha (AM), onde reside atualmente. Thiago de Mello é um dos poetas mais respeitados no país. Referência da literatura regional, tem obras traduzidas para dezenas de idiomas. Autor do poema Estatutos do Homem que deu reconhecimento mundial ao poeta.
O boliviano Juan Carlos Crespo Ayaroma é atual secretário de Cultura de Guayaramerin, Beni. Natural da histórica cidade de Cachuela Esperanza tem vasto trabalho realizado na região Amazônica boliviana. Fundou e dirigiu o primeiro canal Católico de Televisão Popular da Bolívia. Ayaroma é também professor universitário, pesquisador e escritor. Como escritor lançou o livro “Decálogo de la Geohistoria Guayaramirense” (2006) e prepara para 2011 o lançamento do titulo “Trilogía Festiva de Guayaramerín”.
O debatedor que vem do Peru é Arturo Corcuero, natural de Trujillo. Ele é formado em literatura pela Faculdade de Artes da Universidade Nacional Maior de São Marcos (1963), em Lima; em seguida desenvolveu estudos sobre a literatura na Universidade Politécnica de Madri (1964-1966). É autor dos títulos "Noé delirante" (1963), triunfante da Primavera " (1964), "As sirenes e as estações" (1976), "Os Amantes" (1978) e "Ponte dos Suspiros" (1982).
O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Folha de Rondônia; apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.
Fonte: Solano
Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba
A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira
A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)
O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj
Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)