Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 07h02
O tradicional debate que acontece durante o FestCineamazônia terá, neste ano, três poetas amazônidas discutindo o tema “Povos da América Latina”. O amazonense Thiago de Mello, o colombiano Juan Manuel Roca e o peruano Arturo Corcuera estarão juntos na sexta-feira (12/11), pela manhã, no Teatro Banzeiros. O eixo temático da discussão irá focar na busca de alternativas menos cruéis para o desenvolvimento econômico da América Latina.
Para os debatedores, os modelos econômicos atualmente implantados no mundo, inclusive por nações orientais, são tiranias do lucro que deixam de lado o fator humano. Os poetas estarão expondo idéias que visam dimensionar a integração latinoamericana por meio de um modelo próprio, que possa respeitar a vida. O debate é aberto para o público em geral e resultará num DVD que será distribuído gratuitamente.
Convidados
Amadeu Thiago de Mello é natual de Barreirinha (AM), onde reside atualmente. Thiago de Mello é um dos poetas mais respeitados no país. Referência da literatura regional, tem obras traduzidas para dezenas de idiomas. Autor do poema Estatutos do Homem que deu reconhecimento mundial ao poeta.
O boliviano Juan Carlos Crespo Ayaroma é atual secretário de Cultura de Guayaramerin, Beni. Natural da histórica cidade de Cachuela Esperanza tem vasto trabalho realizado na região Amazônica boliviana. Fundou e dirigiu o primeiro canal Católico de Televisão Popular da Bolívia. Ayaroma é também professor universitário, pesquisador e escritor. Como escritor lançou o livro “Decálogo de la Geohistoria Guayaramirense” (2006) e prepara para 2011 o lançamento do titulo “Trilogía Festiva de Guayaramerín”.
O debatedor que vem do Peru é Arturo Corcuero, natural de Trujillo. Ele é formado em literatura pela Faculdade de Artes da Universidade Nacional Maior de São Marcos (1963), em Lima; em seguida desenvolveu estudos sobre a literatura na Universidade Politécnica de Madri (1964-1966). É autor dos títulos "Noé delirante" (1963), triunfante da Primavera " (1964), "As sirenes e as estações" (1976), "Os Amantes" (1978) e "Ponte dos Suspiros" (1982).
O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Folha de Rondônia; apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.
Fonte: Solano
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)