Terça-feira, 16 de dezembro de 2008 - 08h29
A Amazônia esteve em destaque no segundo dia de provas do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Palavras como "floresta" e "desmatamento" apareceram com freqüência não apenas nas questões de geografia, como esperado, mas também em outras disciplinas, entre elas, matemática, biologia, física e química. Outros temas ligados ao ambiente, como lixo e reciclagem, também foram recorrentes.
De forma geral, os professores ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo avaliam que a prova de conhecimentos específicos foi bem elaborada para todas as áreas, com nível de dificuldade médio. "Erraram apenas em relação ao tempo, que não era suficiente para responder às 25 questões", diz o coordenador-geral do Curso Anglo, Nicolau Marmo.
Edmilson Motta, coordenador do Curso Etapa, concorda: "As questões de biologia eram muito longas e as de história apresentaram nível de dificuldade superior ao das demais. Cada pergunta exigia uma pequena dissertação."
No domingo, as questões de história foram consideradas por diversos candidatos como as mais difíceis da prova de conhecimentos gerais, que teve uma questão de inglês anulada. Sobre a questão número 15 de biologia, de conhecimentos gerais, que também foi contestada por professores de cursinho, a Fundação Vunesp, organizadora do exame, afirmou que manterá a alternativa "D" do gabarito como correta.
Fonte: Agência Estado
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Primeira noite reúne milhares de pessoas e abre concurso de quadrilhas em Porto Velho
O colorido das bandeiras, o brilho dos figurinos e a emoção das apresentações marcaram a primeira noite do Arraiá do Bera, realizada na última quinta-

Curta-metragem “tudo que não cabe no silêncio” está em fase de gravação em Porto Velho
Entre os dias 20 e 27 de junho, Porto Velho se transforma em cenário para as gravações do curta-metragem Tudo Que Não Cabe no Silêncio, uma produção

Coração Dourado carrega emoção e responsabilidade na abertura do Arraiá do Bera
Quando as luzes da arena se acenderem e os primeiros acordes ecoarem pelo Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, será a Quadrilha Junina Coração

Confira a programação oficial do primeiro do Arraiá do Bera dia nesta quinta (25)
Começa hoje (25), a edição 2026 do Arraiá do Bera , evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho e que segue até o próximo domingo (28), no Compl
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)