Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Amazônia das Palavras recebe José Roberto Torero


Amazônia das Palavras recebe José Roberto Torero - Gente de Opinião

O bate papo do Amazônia das Palavras na próxima sexta-feira, 28 de agosto, será com o escritor José Roberto Torero, que na primeira edição do projeto ministrou a oficina “Produção de Contos. A conversa com a produtora executiva do Amazônia das Palavras, Fernanda Kopanakis, acontece a partir das 19:00 horas no horário da Amazônia e as 20:00 horas no horário de Brasília, através do canal do Instagram.

Para o escritor José Roberto Torero, participar do Amazônia das Palavras foi uma experiência fantástica, onde o autor afirma que a Amazônia deveria ser uma espécie de Meca do brasileiro, “já que o brasileiro tinha que ir à Amazônia pelo menos uma vez na vida, para poder entender o que é a Amazônia, que é metade do país.” O escritor lembra que “conhecer por foto, documentários ou guias de turismo é uma coisa, agora estar aqui é totalmente diferente.”

A oficina de Produção de Contos, coordenada pelo escritor, trabalhou com os estudantes da rede pública de ensino básico, no sentido de estimular a produção de textos ficcionais breves, tendo o conto como estrutura narrativa a ser desenvolvida. Nas oito cidades participantes, a oficina contou com 387 alunos que receberam certificados e produziram contos e histórias fantásticas.

Na oficina, foram apresentados diversos mecanismos de produção de contos e histórias, como os tipos de narrativas, as histórias escritas e faladas, acontecidas ou inventadas, além da leitura crítica de contos de aventura, a partir dos quais eles mesmos conduziram e criaram contos a partir de estratégias de criatividade. Ao final da oficina, José Roberto Torero estimulou os estudantes a escreverem contos de acordo com a realidade de cada local, com o exercício “Escrevo o meu conto e te conto”, apresentados e lidos pelos próprios alunos.

 

Conheça José Roberto Torero

Paulista de Santos, formado em Letras e Jornalismo pela USP e Cinema pela ECA/USP, com Pós-Graduação em roteiro, ganha notoriedade em 1995, quando seu livro “Galantes Memórias e Admiráveis Aventuras do Virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça”, uma biografia fictícia do secretário particular de D. Pedro I, recebe o prêmio Jabuti nas categorias romance e livro do ano.

Desde então, publica diversos livros, entre os quais “Terra Papagalli” (1997) e “Xadrez, Truco e Outras Guerras” (1998), “Papis et Circenses” (Prêmio Paraná de Literatura, contos, 2012) e de outros 35 livros (20 deles para crianças).

Também é autor do roteiro do filme Pequeno Dicionário Amoroso, de episódios para tevê exibidos no programa Fantástico - Retrato Falado (2000-2008, Globo, 192 episódios), a série FDP (2012, HBO, 13 episódios) e dez longas e três peças de teatro e de filmes de curta-metragem. Dirigiu ainda o programa Super Libris para a SescTV (79 episódios de 26’ sobre literatura).

Começa a sua carreira como cronista no Jornal da Tarde, de São Paulo, e escreve textos sobre futebol para a revista Placar e a Folha de S. Paulo, e parte dessa produção é reunida no livro “Os Cabeças-de-bagre Também Merecem o Paraíso”.

Conheça mais o escritor José Roberto Torero em suas redes do Instagram e Facebook. 

 

Amazônia das Palavras

O Amazônia das Palavras é um projeto focado na literatura e na escrita voltado para jovens e adolescentes da rede pública de ensino nos estados do Amazonas e Rondônia, que através da navegação pelos rios Negro, Amazonas e Madeira, desenvolve, junto as escolas públicas, de forma gratuita, atividades como oficinas literárias, aula espetáculo e circo. São oito cidades contempladas: Manaus, Itacoatiara, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá e Porto Velho.

A próxima Live do Amazônia das Palavras, encerrando a Semana dos Artistas, acontece na segunda, 31 de agosto:

Leo Ribeiro – Oficina “Palavra Animada”

Segunda, 31 -16:00 horas da Amazônia – 17:00 horas de Brasília

Torero e alunos em Manicoré - AM - Gente de Opinião
Torero e alunos em Manicoré - AM

Mais Sobre Cultura

Sarau Online: inscrições continuam abertas  para artistas e estudantes

Sarau Online: inscrições continuam abertas para artistas e estudantes

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação por meio da equipe da Biblioteca Viveiro das Letras vai promover o Sarau On

Lenha na Fogueira e as mortes de Gabriel Lorenzo e do pioneiro Emanuel Pontes Pinto

Lenha na Fogueira e as mortes de Gabriel Lorenzo e do pioneiro Emanuel Pontes Pinto

Lenha na Fogueira A vida tem dessas coincidências e surpresas surpreendentes. Não é a primeira vez que o fenômeno acontece.*********Estou tentando diz

Itaú Cultural abre nova convocatória a_ponte, com foco na potência  do fazer virtual e a ampliação de intercâmbios na formação teatral

Itaú Cultural abre nova convocatória a_ponte, com foco na potência do fazer virtual e a ampliação de intercâmbios na formação teatral

No dia 21 de setembro (segunda-feira), o Itaú Cultural abre as inscrições para a terceira convocatória de a_ponte: cena do teatro universitário, ago

Tacacá Musical volta às atividades nesta quarta-feira em Porto Velho

Tacacá Musical volta às atividades nesta quarta-feira em Porto Velho

O Mercado Cultural de Porto Velho está trazendo de volta, aos poucos e com algumas atrações, o projeto Tacacá Musical, após cinco meses suspenso por