Porto Velho (RO) domingo, 7 de março de 2021
×
Gente de Opinião

Cultura

Amazônia das Palavras recebe José Roberto Torero


Amazônia das Palavras recebe José Roberto Torero - Gente de Opinião

O bate papo do Amazônia das Palavras na próxima sexta-feira, 28 de agosto, será com o escritor José Roberto Torero, que na primeira edição do projeto ministrou a oficina “Produção de Contos. A conversa com a produtora executiva do Amazônia das Palavras, Fernanda Kopanakis, acontece a partir das 19:00 horas no horário da Amazônia e as 20:00 horas no horário de Brasília, através do canal do Instagram.

Para o escritor José Roberto Torero, participar do Amazônia das Palavras foi uma experiência fantástica, onde o autor afirma que a Amazônia deveria ser uma espécie de Meca do brasileiro, “já que o brasileiro tinha que ir à Amazônia pelo menos uma vez na vida, para poder entender o que é a Amazônia, que é metade do país.” O escritor lembra que “conhecer por foto, documentários ou guias de turismo é uma coisa, agora estar aqui é totalmente diferente.”

A oficina de Produção de Contos, coordenada pelo escritor, trabalhou com os estudantes da rede pública de ensino básico, no sentido de estimular a produção de textos ficcionais breves, tendo o conto como estrutura narrativa a ser desenvolvida. Nas oito cidades participantes, a oficina contou com 387 alunos que receberam certificados e produziram contos e histórias fantásticas.

Na oficina, foram apresentados diversos mecanismos de produção de contos e histórias, como os tipos de narrativas, as histórias escritas e faladas, acontecidas ou inventadas, além da leitura crítica de contos de aventura, a partir dos quais eles mesmos conduziram e criaram contos a partir de estratégias de criatividade. Ao final da oficina, José Roberto Torero estimulou os estudantes a escreverem contos de acordo com a realidade de cada local, com o exercício “Escrevo o meu conto e te conto”, apresentados e lidos pelos próprios alunos.

 

Conheça José Roberto Torero

Paulista de Santos, formado em Letras e Jornalismo pela USP e Cinema pela ECA/USP, com Pós-Graduação em roteiro, ganha notoriedade em 1995, quando seu livro “Galantes Memórias e Admiráveis Aventuras do Virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça”, uma biografia fictícia do secretário particular de D. Pedro I, recebe o prêmio Jabuti nas categorias romance e livro do ano.

Desde então, publica diversos livros, entre os quais “Terra Papagalli” (1997) e “Xadrez, Truco e Outras Guerras” (1998), “Papis et Circenses” (Prêmio Paraná de Literatura, contos, 2012) e de outros 35 livros (20 deles para crianças).

Também é autor do roteiro do filme Pequeno Dicionário Amoroso, de episódios para tevê exibidos no programa Fantástico - Retrato Falado (2000-2008, Globo, 192 episódios), a série FDP (2012, HBO, 13 episódios) e dez longas e três peças de teatro e de filmes de curta-metragem. Dirigiu ainda o programa Super Libris para a SescTV (79 episódios de 26’ sobre literatura).

Começa a sua carreira como cronista no Jornal da Tarde, de São Paulo, e escreve textos sobre futebol para a revista Placar e a Folha de S. Paulo, e parte dessa produção é reunida no livro “Os Cabeças-de-bagre Também Merecem o Paraíso”.

Conheça mais o escritor José Roberto Torero em suas redes do Instagram e Facebook. 

 

Amazônia das Palavras

O Amazônia das Palavras é um projeto focado na literatura e na escrita voltado para jovens e adolescentes da rede pública de ensino nos estados do Amazonas e Rondônia, que através da navegação pelos rios Negro, Amazonas e Madeira, desenvolve, junto as escolas públicas, de forma gratuita, atividades como oficinas literárias, aula espetáculo e circo. São oito cidades contempladas: Manaus, Itacoatiara, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá e Porto Velho.

A próxima Live do Amazônia das Palavras, encerrando a Semana dos Artistas, acontece na segunda, 31 de agosto:

Leo Ribeiro – Oficina “Palavra Animada”

Segunda, 31 -16:00 horas da Amazônia – 17:00 horas de Brasília

Torero e alunos em Manicoré - AM - Gente de Opinião
Torero e alunos em Manicoré - AM

Mais Sobre Cultura

Prefeitura de Vilhena anuncia retorno da Noite da Seresta em formato de lives com prêmios aos artistas

Prefeitura de Vilhena anuncia retorno da Noite da Seresta em formato de lives com prêmios aos artistas

A Fundação Cultural de Vilhena (FCV) oficializou a volta da tradicional Noite da Seresta, encontro musical vilhenense que não é realizado desde 2016

XII FESTIVAL AMAZÔNIA ENCENA NA RUA: Inscrições prorrogadas até 28 de fevereiro

XII FESTIVAL AMAZÔNIA ENCENA NA RUA: Inscrições prorrogadas até 28 de fevereiro

O AMAZÔNIA ENCENA NA RUA é uma grande festa das Artes Cênicas de Rua e se constitui como uma importante política pública para o fomento da produção

Professores e alunos de Teatro da UNIR têm projetos aprovados em editais da Lei Aldir Blanc executados pela SEJUCEL/RO

Professores e alunos de Teatro da UNIR têm projetos aprovados em editais da Lei Aldir Blanc executados pela SEJUCEL/RO

Projetos de professores, alunos e ex-alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), submetidos em ed

Galo da Meia Noite apresenta Live Solidária Carnavalesca em parceria com a Funcultural

Galo da Meia Noite apresenta Live Solidária Carnavalesca em parceria com a Funcultural

A live do Bloco Galo da Meia Noite acontece neste Domingo 14/02 no Mercado Cultural de Porto Velho. A apresentação contará com a participação da Ban