Terça-feira, 28 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Alunos especiais ganham sala da prefeitura


A escola municipal Senador Darcy Ribeiro passa a contar, a partir de hoje (22), com uma sala de recursos multifuncionais, para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais. O benefício foi viabilizado por um convênio entre o Ministério da Educação – MEC, que forneceu os equipamentos, móveis e materiais pedagógicos, e a prefeitura de Porto Velho, construiu a sala.

Equipado para trabalhar com vários tipos de deficiências, exceto a visual, o espaço contém um computador completo, com impressora a laser, scanner e outros acessórios; TV 29" com tela plana; toca fitas com gravador; adaptador de campainha; mesa, cadeira, armário e quadro branco, além de materiais pedagógicos, como softwares, jogos nas diversas áreas de ensino, dicionário trilíngüe (libras, português e inglês) e uma coleção completa de literatura infanto-juvenil em CD.

A medida vai beneficiar, de imediato, os 20 alunos portadores de necessidades especiais que a escola atende e, a partir de 2007, aos alunos de outras 11 escolas municipais que integram o mesmo pólo. Segundo o prefeito Roberto Sobrinho, através de recursos do município esse ano serão implantadas mais três salas especiais, nas escolas municipais Estela de Araújo Compasso e Padre Chiquinho, na zona urbana, e Cora Coralina, no distrito de Jaci Paraná.

A secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, informou durante a inauguração que a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles também está sendo equipada e adaptada para atender a esse público. "No ano passado o município adquiriu um micro-ônibus para transportar os alunos de casa para as unidades de tratamento", disse Epifânia, complementando que "para implementar efetivamente uma política de inclusão é preciso estruturar a rede escolar. Os alunos especiais precisam de recursos que os coloquem em igualdade de condições de aprendizado".

A Divisão de Educação Especial – Diees da Secretaria Municipal de Educação – Semed também mantém uma sala de recursos na escola municipal Antônio Ferreira, exclusiva para o atendimento a deficientes visuais. "Os alunos passam por uma triagem na Divisão e, dependendo da necessidade, ainda fazemos encaminhamentos para as áreas de neurologia, oftalmologia e fonoaudiologia", explica a chefe em exercício da Diees, Conceição de Maria Araújo de Azevedo.
Obra 

Além da construção da sala de recursos multifuncionais, a obra na escola Senador Darcy Ribeiro, que custou ao município R$ 111.203,80, também incluiu a construção da calçada externa e jardinagem. A unidade possui 1.296 alunos matriculados, entre o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e a Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O prefeito Roberto Sobrinho anunciou que a prefeitura pretende pintar toda a escola com as cores usadas na nova sala (creme, terra e verde). "Quanto ao pedido dos moradores, da construção de uma quadra de esportes, informamos que nesse ano estamos construindo espaços no João Ribeiro, Maria Isaura e outras escolas, mas para o ano que vem nos comprometemos a fazer", garantiu o prefeito.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cia de Artes Evolução participa de mais uma edição do projeto ‘Sesc 52’

Cia de Artes Evolução participa de mais uma edição do projeto ‘Sesc 52’

A Cia de Artes Evolução encerrou, na última sexta-feira, mais uma participação no projeto Sesc 52. Esta é a 2ª vez que a Cia participa do projeto, c

Lançamento Oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no dia 31

Lançamento Oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no dia 31

No dia 31 de maio, o governo de Rondônia promove o lançamento oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá. O evento vai acontecer às 19h, em u

Livro de contos desafia a imaginação entre realidade e subjetividade

Livro de contos desafia a imaginação entre realidade e subjetividade

Mergulhar nas profundezas da existência e refletir a dualidade entre realidade e subjetividade. Essa é a experiência literária que a poeta e escrito

Padre Júlio Lancellotti

Padre Júlio Lancellotti

Escrita pelo multipremiado escritor paulistano Luiz Eduardo de Carvalho e apresentada com linguagem objetiva, predominantemente jornalística, salpic

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)