Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Alunos de Vilhena participam de oficina gratuita de produção audiovisual

Jovens da rede pública de Vilhena mergulham no universo do cinema em oficina gratuita que ensina roteiro, produção e edição de vídeos.


Foto: Washington Kuipers - Gente de Opinião
Foto: Washington Kuipers

Em Vilhena (RO), 27 estudantes da rede pública de ensino estão explorando o universo do audiovisual por meio da formação gratuita “Olhares da Amazônia: Oficina de Produção Audiovisual”. Realizada neste mês de março, a iniciativa oferece uma imersão prática nas principais etapas da produção de vídeos, desde a elaboração de roteiros até a edição final.

O projeto é coordenado pelo produtor cultural Marcio Guilhermon e tem como objetivo incentivar a criatividade dos participantes, além de estimular a produção de narrativas que valorizem a identidade e cultura local. “A oficina vai além do ensino técnico. Queremos despertar nos jovens o desejo de contar histórias autênticas e significativas, conectadas com nossa realidade”, destaca Guilhermon.

Como resultado do aprendizado, os alunos estão produzindo cinco mini documentários, que serão exibidos em uma sessão especial aberta ao público. A exibição permitirá que familiares, amigos e a comunidade conheçam e reconheçam o trabalho desenvolvido. “Essa mostra é um momento de celebração, onde os participantes poderão compartilhar suas produções e sentir o impacto do que criaram”, enfatiza o coordenador.

Para o estudante André Lima, que está produzindo um documentário sobre a vida escolar de alunos autistas e com epilepsia, a oficina representa uma oportunidade única para expressar suas ideias. “Sempre quis contar histórias que façam as pessoas refletirem. Agora, estou aprendendo a transformar essa vontade em algo concreto”, afirma.

Alunos de Vilhena participam de oficina gratuita de produção audiovisual - Gente de Opinião

A oficina é viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), com o apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV). A iniciativa reforça o papel do audiovisual como ferramenta de expressão e inclusão, capacitando jovens para futuras oportunidades no setor criativo. “Parabéns a todos os participantes e aos profissionais envolvidos nesse projeto tão transformador”, conclui Marcio Guilhermon.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)