Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

ALE aprova criação da Funpar que vai gerir o Teatro de RO


Foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei complementar nº 193/14, em votação única durante sessão nesta terça-feira (13), que dispõe sobre a criação da Fundação Palácio das Artes de Rondônia (Funpar), destinada a gerir o futuro Teatro Palácio das Artes de Rondônia, que segundo o Governo, se encontra em estágio avançado com programação de iminente entrega à comunidade.

Segundo o Poder Executivo, a criação da Funpar se faz necessária porque o Teatro Palácio das Artes precisa de estruturação de pessoal, em virtude da inexistência de quadro próprio que exerça as atribuições e responsabilidades correlacionadas, por meio de cargos de caráter efetivo.

O governador Confúcio Moura explicou que a Superintendência do Esporte, da Cultura e do Lazer (Secel) não possui a autonomia necessária para exercer a gestão do Teatro Palácio das Artes, sendo que precisa de quadro de pessoal especializado, mostrando-se imprescindível a criação da Funpar para atender as demandas específicas que surgirão com a inauguração do teatro.

De acordo com o projeto de lei complementar, a Funpar terá seu custeio e manutenção garantidos pelo P.A. 20.001.13.392.1215.1051 - Promover Ações para o Desenvolvimento Cultural, Fonte 100, recursos do tesouro estadual, o que significa que não haverá prejuízos no que atine ao impacto financeiro estadual. “Em última análise, o projeto de lei complementar promoverá o desenvolvimento artístico e cultural do Estado, com destaque às artes cênicas, musicais e danças”, salientou o Governo do Estado.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)