Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Agenda Cultural destaca 10ª Semana de Museus


A programação da 10ª Semana de Museus é o destaque da Agenda Cultural de Porto Velho desta semana. O evento que acontece anualmente em todo o país para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de Gente de Opiniãomaio). Na capital de Rondônia foi aberto nesta segunda-feira, 14, no complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com o lançamento do livro-catálogo “Acervo do Museu Ferroviário”, da historiadora Yêdda Borzacov.

 A programação encerra no domingo, 20, com o “Por do Sol Cultural”, que acontece a partir das 18h.

A importância dos museus é desconhecida por uma grande parte da população, apesar de serem centros difusores de conhecimentos relevantes sobre o nosso mundo. A palavra “museu” é logo associada a coleções de objetos antigos, porém, a função dessas instituições vai além de simplesmente expor itens que despertem a curiosidade do público. A existência de museus revela o interesse de uma sociedade em criar territórios onde permaneçam aspectos relativos à sua cultura, identidade e memória. Acompanhe a programação da Agenda Cultural da semana, que tem como foco a 10ª Semana de Museus, que tem como tema “Museu em Um Mundo em Transformação: Novos Desafios, Novas Inspirações”.

  • Terça-feira, 15/05 — Mesa de Diálogo. Tema: Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória. Horário: das 08h às 12h. Palestrantes: professor e arquiteto Giovani do Iphan e professor Edinaldo Bezerra Freitas, da Unir.
     
  • Quarta-feira, 16/05 — Painel de Exposições Fotográficas e Documentários. Horário: das 08h às 12h. Palestrantes: Luiz Brito (documentarista fotográfico) e Carlos Levi (produtor cultural).
     
  • Quinta-feira, 17/05 — “Música. Poesia, e Patrimônio Cultural”. Horário: Das 08h às 12h. Palestrantes: Rubens Vaz, o “Binho”, professor e músico e Jean Ricardo Medeiros de Souza, professor e poeta.
     
  • Sexta-feira, 18/05 — “Cem Anos entre Trilhos, Reconhecimento, Saber e Memória”. Horário: das 08h às 12h. Palestrantes: Anísio Gorayeb e Francisco das Chagas Silva, professor e historiador.
     
  • Sábado, 19/05 — “Café Cultural”. Visita Guiada: “Olhar, Conversa e Prosa no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”. Horário: das 08h às 12h. Guias turísticos: Paulo e Ray.
     
  • Domingo, 20/05 — “Por do Sol Cultural”. Horário: das 16h às 20h. Palestra: “Agradecimentos, Perspectivas e Desafios”. Palestrante: Altair dos Santos Lopes, o “Tatá”, presidente da Fundação Cultural Iaripuna. Atrações culturais: missa regional, dança popular, capoeira e grupo de dança.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)