Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Agenda Cultural destaca 10ª Semana de Museus


A programação da 10ª Semana de Museus é o destaque da Agenda Cultural de Porto Velho desta semana. O evento que acontece anualmente em todo o país para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de Gente de Opiniãomaio). Na capital de Rondônia foi aberto nesta segunda-feira, 14, no complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com o lançamento do livro-catálogo “Acervo do Museu Ferroviário”, da historiadora Yêdda Borzacov.

 A programação encerra no domingo, 20, com o “Por do Sol Cultural”, que acontece a partir das 18h.

A importância dos museus é desconhecida por uma grande parte da população, apesar de serem centros difusores de conhecimentos relevantes sobre o nosso mundo. A palavra “museu” é logo associada a coleções de objetos antigos, porém, a função dessas instituições vai além de simplesmente expor itens que despertem a curiosidade do público. A existência de museus revela o interesse de uma sociedade em criar territórios onde permaneçam aspectos relativos à sua cultura, identidade e memória. Acompanhe a programação da Agenda Cultural da semana, que tem como foco a 10ª Semana de Museus, que tem como tema “Museu em Um Mundo em Transformação: Novos Desafios, Novas Inspirações”.

  • Terça-feira, 15/05 — Mesa de Diálogo. Tema: Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória. Horário: das 08h às 12h. Palestrantes: professor e arquiteto Giovani do Iphan e professor Edinaldo Bezerra Freitas, da Unir.
     
  • Quarta-feira, 16/05 — Painel de Exposições Fotográficas e Documentários. Horário: das 08h às 12h. Palestrantes: Luiz Brito (documentarista fotográfico) e Carlos Levi (produtor cultural).
     
  • Quinta-feira, 17/05 — “Música. Poesia, e Patrimônio Cultural”. Horário: Das 08h às 12h. Palestrantes: Rubens Vaz, o “Binho”, professor e músico e Jean Ricardo Medeiros de Souza, professor e poeta.
     
  • Sexta-feira, 18/05 — “Cem Anos entre Trilhos, Reconhecimento, Saber e Memória”. Horário: das 08h às 12h. Palestrantes: Anísio Gorayeb e Francisco das Chagas Silva, professor e historiador.
     
  • Sábado, 19/05 — “Café Cultural”. Visita Guiada: “Olhar, Conversa e Prosa no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”. Horário: das 08h às 12h. Guias turísticos: Paulo e Ray.
     
  • Domingo, 20/05 — “Por do Sol Cultural”. Horário: das 16h às 20h. Palestra: “Agradecimentos, Perspectivas e Desafios”. Palestrante: Altair dos Santos Lopes, o “Tatá”, presidente da Fundação Cultural Iaripuna. Atrações culturais: missa regional, dança popular, capoeira e grupo de dança.

Fonte: Joel Elias

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio