Segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 - 18h18

A Academia de Letras de Rondônia, ACLER, quer fazer parcerias com a Secretaria de Cultura e Esportes, SECEL, e com a Superintendência Estadual do Turismo, SETUR. Nesta segunda-feira, 10, membros da entidade que reúne os escritores estiveram com o secretário Francisco Leílson e com o superintendente Júlio Olivar, e os resultados foram considerados positivos pelos dois lados.
O superintendente Júlio Olivar lembrou que o diálogo com os segmentos sociais é uma meta da atual administração estadual, lembrando que a cultura e o turismo têm muita afinidade e os seus promotores podem trabalhar juntos.
O titular da SECEL foi claro, dizendo que há necessidade de se ter uma visão de Estado na questão cultural e estabelecer uma política de Governo para a áreao que, aliás, é uma das propostas apresentadas pela própria Academia de Letras. Francisco Leílson elogiou o interesse da ACLER em abrir esse diálogo.
"Daqui para a frente é aumentar esse entendimento", explicou o secretário-geral da ACLER, poeta Pedro Albino, lembrando que "A Academia não veio pedir nada, apenas colocar-se à disposição para somar esforços em benefício da cultura do Estado".
O encontro com o superintendente Júlio Olivar foi mais rápido, em razão de uma vaigem que ele já havia programado, mas já está acertado que a ACLER vai apresentar na próxima semana um documento relacionado a suas propostas ligadas à área do Turismo, incluindo um programa de turismo interno que permita o morador de Rondônia conhecer seu Estado.
Na Secel, com as presenças dos acadêmicos Abnael Machado, Cláudio Feitosa, Antonio Candido, Pedro Albino, Lúcio Albuquerque, Gerino Alves, Ciro Pinheiro e Átila Ybañez França - este representando também a Academia Vilhenense de Letras, o secretário Francisco Leílson disse já estar em suas mãos o documento que a ACLER entregou ao governador Confúcio Moura em recente encontro com produtores culturais.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda
Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR
O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)