Porto Velho (RO) domingo, 23 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

ACLER propõe parceria com Secel e Setur


 ACLER propõe parceria  com Secel e Setur - Gente de Opinião

A Academia de Letras de Rondônia, ACLER, quer fazer parcerias com a Secretaria de Cultura e Esportes, SECEL, e com a Superintendência Estadual do Turismo, SETUR. Nesta segunda-feira, 10, membros da entidade que reúne os escritores estiveram com o secretário Francisco Leílson e com o superintendente Júlio Olivar, e os resultados foram considerados positivos pelos dois lados.

O superintendente Júlio Olivar lembrou que o diálogo com os segmentos sociais é uma meta da atual administração estadual, lembrando que a cultura e o turismo têm muita afinidade e os seus promotores podem trabalhar juntos.

O titular da SECEL foi claro, dizendo que há necessidade de se ter uma visão de Estado na questão cultural e estabelecer uma política de Governo para a áreao que, aliás, é uma das propostas apresentadas pela própria Academia de Letras. Francisco Leílson elogiou o interesse da ACLER em abrir esse diálogo.

"Daqui para a frente é aumentar esse entendimento", explicou o secretário-geral da ACLER, poeta Pedro Albino, lembrando que "A Academia não veio pedir nada, apenas colocar-se à disposição para somar esforços em benefício da cultura do Estado".

O encontro com o superintendente Júlio Olivar foi mais rápido, em razão de uma vaigem que ele já havia programado, mas já está acertado que a ACLER vai apresentar na próxima semana um documento relacionado a suas propostas ligadas à área do Turismo, incluindo um programa de turismo interno que permita o morador de Rondônia conhecer seu Estado.

Na Secel, com as presenças dos acadêmicos Abnael Machado, Cláudio Feitosa, Antonio Candido, Pedro Albino, Lúcio Albuquerque, Gerino Alves, Ciro Pinheiro e Átila Ybañez França - este representando também a Academia Vilhenense de Letras, o secretário Francisco Leílson disse já estar em suas mãos o documento que a ACLER entregou ao governador Confúcio Moura em recente encontro com produtores culturais.

Fonte: Lúcio Albuquerque

 

Mais Sobre Cultura

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A presidente do maior bloco de carnaval de rua da Região Norte do país, Siça Andrade, confirma que já está tudo pronto para a Banda invadir as ruas e

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

Com previsão de acontecer em agosto deste ano, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) promete trazer grandes novida

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (FUNCULTURAL) preparou uma super programação de Carnaval que inclui atividades para crianças

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu