Segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 - 18h18
A Academia de Letras de Rondônia, ACLER, quer fazer parcerias com a Secretaria de Cultura e Esportes, SECEL, e com a Superintendência Estadual do Turismo, SETUR. Nesta segunda-feira, 10, membros da entidade que reúne os escritores estiveram com o secretário Francisco Leílson e com o superintendente Júlio Olivar, e os resultados foram considerados positivos pelos dois lados.
O superintendente Júlio Olivar lembrou que o diálogo com os segmentos sociais é uma meta da atual administração estadual, lembrando que a cultura e o turismo têm muita afinidade e os seus promotores podem trabalhar juntos.
O titular da SECEL foi claro, dizendo que há necessidade de se ter uma visão de Estado na questão cultural e estabelecer uma política de Governo para a áreao que, aliás, é uma das propostas apresentadas pela própria Academia de Letras. Francisco Leílson elogiou o interesse da ACLER em abrir esse diálogo.
"Daqui para a frente é aumentar esse entendimento", explicou o secretário-geral da ACLER, poeta Pedro Albino, lembrando que "A Academia não veio pedir nada, apenas colocar-se à disposição para somar esforços em benefício da cultura do Estado".
O encontro com o superintendente Júlio Olivar foi mais rápido, em razão de uma vaigem que ele já havia programado, mas já está acertado que a ACLER vai apresentar na próxima semana um documento relacionado a suas propostas ligadas à área do Turismo, incluindo um programa de turismo interno que permita o morador de Rondônia conhecer seu Estado.
Na Secel, com as presenças dos acadêmicos Abnael Machado, Cláudio Feitosa, Antonio Candido, Pedro Albino, Lúcio Albuquerque, Gerino Alves, Ciro Pinheiro e Átila Ybañez França - este representando também a Academia Vilhenense de Letras, o secretário Francisco Leílson disse já estar em suas mãos o documento que a ACLER entregou ao governador Confúcio Moura em recente encontro com produtores culturais.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p