Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Acadêmicos de Medicina da São Lucas participam de extensão universitária na USP



Um grupo de 30 acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade São Lucas participou da 6ª Extensão Universitária realizada no período de 6 a 10 de janeiro no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Universidade de São Paulo), em Montenegro, município do interior rondoniense. Supervisionada pelo Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, coordenador do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, a extensão universitária proporcionou a realização de 200 atendimentos nas áreas de clínica médica, pequenas cirurgias e exames eletrocardiográficos. Foram atendidos pacientes das cidades de Montenegro, Buritis, Campo Novo, Ariquemes e Nova Mamoré. 

Segundo o Professor Aranha Camargo, que também coordena o ICB/USP, a parceria entre as duas instituições de ensino superior tem sido decisiva para atividades de extensão para os alunos. “A extensão universitária permite que o aluno tenha um contato direto com as comunidades mais carentes de atendimento médico, possibilitando o conhecimento da realidade dessas pessoas”, disse o coordenador. Aranha Camargo informou que a extensão universitária contribuiu para entusiasmar os acadêmicos para o ano letivo. A seleção dos alunos e a dinâmica desenvolvida durante a extensão universitária foram definidas pelos acadêmicos Kaluan Oliveira, Pâmela Vasconcelos, Danilo Abiorana e Everton Almeida (Faculdade São Lucas) e Cláudio Pilon (Unir). Além da organização e dinâmica da extensão, o grupo também elaborou todas as propostas executadas.
 
O grupo ainda instituiu o Prêmio Professor Aranha Camargo entregue ao aluno Cláudio Pilon pelo melhor desempenho durante a extensão, e o Prêmio ICB5/USP para a equipe liderada pela aluna Pâmela Vasconcelos, que teve melhor desempenho técnico. Durante a extensão universitária também foi inaugurada a informatização dos cinco ambulatórios do ICB-5/USP de Montenegro. Para o Professor Aranha Camargo, além de contribuir para agilizar o atendimento, a informatização vai possibilitar o armazenamento de dados para pesquisas na área médica.

Fonte: Chagas Pereira  

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe