Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Acadêmicos de Letras e Pedagogia iniciam atividades de leitura


  

Os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia, da Faculdade Metropolitana, deram início às atividades interdisciplinares com a apresentação de duas bibliografias que serão trabalhadas durante o semestre: "Multiculturalismo na Amazônia", coletânea de artigos organizada pela professora doutora Nair Gurgel, da Universidade Federal de Rondônia, e "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda.

As duas obras foram apresentadas pelas professoras Edna Nóbrega, coordenadora do Curso de Letras e Maria José, coordenadora do Curso de Pedagogia.

"O objetivo da leitura das obras é levar ao conhecimento dos acadêmicos os conteúdos sobre os quis elas discorrem, tendo em vista a contribuição que elas podem oferecer, em termos de formação profissional e cidadania", destacou Edna Nóbrega.

Multiculturalismo na Amazônia

O livro "Multiculturalismo na Amazônia: o singular e o plural em reflexões e ações" é uma iniciativa do Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem (GEAL) da universidade que desenvolve o projeto "Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia".

Segundo a organizadora do livro, Nair Gurgel, a obra pretende contribuir socialmente para a redução de fatores excludentes. "É um livro plural e singular ao mesmo tempo. Plural porque aborda questões multiculturais e é singular porque é amazônida, trata de aspectos da nossa região, do nosso povo: ribeirinhos, quilombolas, índios; e mais: trabalhadores, migrantes, mulheres, crianças, sem-terras, sem-tetos, sem-salários, sem-escolas, pobres, discriminados, oprimidos", explica.

Nair destaca que o melhor desses estudos é que eles apontam saídas. "Os autores construíram pontes, estradas, abriram portas, derrubaram muros. Enfim, para um multiculturalismo efetivo, apresentaram-se sugestões, encaminharam-se propostas e aprovaram-se projetos, todos no intuito de minimizar os efeitos do monoculturalismo elitista", ressalta.

Raízes do Brasil

Raízes do Brasil é um livro do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda. Publicada em 1936, a obra aborda aspectos centrais da história da cultura brasileira. O texto consiste de uma macro-interpretação do processo de formação da sociedade brasileira. Destaca, sobretudo, a importância do legado cultural da colonização portuguesa do Brasil, e a dinâmica dos arranjos e adaptações que marcaram as transferências culturais de Portugal para a sua colônia americana.

Escrito na forma de um longo ensaio histórico, dividido em sete partes, o livro foi publicado originalmente pela Editora José Olympio, tendo sido posteriormente objeto de várias reedições ao longo do século XX. É considerado um dos mais importantes clássicos da historiografia e da sociologia brasileiras, traduzido e editado também em italiano (1954), espanhol (1955) e japonês (1971, 1976), bem como em alemão e em francês.(pt.wikipedia.org).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)