Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Acadêmicos da São Lucas viabilizam reforço escolar para crianças da Vila Princesa


Acadêmicos do Curso de Biologia da Faculdade São Lucas elaboram o projeto "Ensinar" destinado a prestar reforço escolar às crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Afro Vieira, situada no Bairro Vila Princesa, onde está localizado o Lixão de Porto Velho. Na escola estudam cerca de 180 alunos, que tem como principal fonte de renda o reaproveitamento dos materiais recicláveis encontrados no local. Desta forma os acadêmicos pretendem contribuir para o fortalecimento da educação básica por meio do trabalho voluntário e da ação solidária. "O nosso objetivo é auxiliar essas crianças no dever de casa, já que seus pais têm uma jornada dura de trabalho", explica o acadêmico Renato Abreu Lima.

Junto com Renato trabalham no projeto as acadêmicas Adriana Guimarães, Naiane Cristina, Leidileia Pereira, Veranice Saldanha, Adriane Campelo, Keila Cristina, Eliete Rodrigues, Sandra Magalhães e Laiza Sabrina.

O grupo identificou esta necessidade durante visita à Vila Princesa organizada pela pedagoga Benilce Matos, como parte da disciplina "Materiais e Métodos de Ensino". Com o intuito de buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida no local e, seduzidos pelo gosto à docência, o grupo de acadêmicos passou a elaborar o projeto que será encaminhado para aprovação da Coordenação de Extensão da Faculdade.

Os acadêmicos já se articulam com diretores e professores da Escola João Afro para trabalharem em parceria e aplicar o reforço escolar de acordo com o andamento do conteúdo programático da escola.

De forma experimental, os acadêmicos vão realizar a atividade durante três meses, turnos matutino e vespertino, duas vezes por semana, por três horas, quando ao final será realizada uma análise junto aos pais para verificar a contribuição do reforço no rendimento escolar das crianças. A partir da avaliação dos resultados obtidos e com a conquista de um maior número de adesões de voluntários e de interessados em apoiar o projeto, sem financiamento próprio, este poderá ser estendido para outras escolas municipais e estaduais.

Fonte: Crisbele Sena

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)