Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Acadêmicos da São Lucas viabilizam reforço escolar para crianças da Vila Princesa


Acadêmicos do Curso de Biologia da Faculdade São Lucas elaboram o projeto "Ensinar" destinado a prestar reforço escolar às crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Afro Vieira, situada no Bairro Vila Princesa, onde está localizado o Lixão de Porto Velho. Na escola estudam cerca de 180 alunos, que tem como principal fonte de renda o reaproveitamento dos materiais recicláveis encontrados no local. Desta forma os acadêmicos pretendem contribuir para o fortalecimento da educação básica por meio do trabalho voluntário e da ação solidária. "O nosso objetivo é auxiliar essas crianças no dever de casa, já que seus pais têm uma jornada dura de trabalho", explica o acadêmico Renato Abreu Lima.

Junto com Renato trabalham no projeto as acadêmicas Adriana Guimarães, Naiane Cristina, Leidileia Pereira, Veranice Saldanha, Adriane Campelo, Keila Cristina, Eliete Rodrigues, Sandra Magalhães e Laiza Sabrina.

O grupo identificou esta necessidade durante visita à Vila Princesa organizada pela pedagoga Benilce Matos, como parte da disciplina "Materiais e Métodos de Ensino". Com o intuito de buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida no local e, seduzidos pelo gosto à docência, o grupo de acadêmicos passou a elaborar o projeto que será encaminhado para aprovação da Coordenação de Extensão da Faculdade.

Os acadêmicos já se articulam com diretores e professores da Escola João Afro para trabalharem em parceria e aplicar o reforço escolar de acordo com o andamento do conteúdo programático da escola.

De forma experimental, os acadêmicos vão realizar a atividade durante três meses, turnos matutino e vespertino, duas vezes por semana, por três horas, quando ao final será realizada uma análise junto aos pais para verificar a contribuição do reforço no rendimento escolar das crianças. A partir da avaliação dos resultados obtidos e com a conquista de um maior número de adesões de voluntários e de interessados em apoiar o projeto, sem financiamento próprio, este poderá ser estendido para outras escolas municipais e estaduais.

Fonte: Crisbele Sena

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vídeo documentário sobre a cultura da comunidade indígena Sabanê é exibido em aldeias de Vilhena

Vídeo documentário sobre a cultura da comunidade indígena Sabanê é exibido em aldeias de Vilhena

O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultura e Tradição da Comunidade Sabanê” foi exibido nas aldeias Sowainte e Capitão Kina, localizadas no m

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

O Cine Wanka entrou na fase final de curadoria após encerrar o período de inscrições da Mostra Cine Wanka com mais de 80 obras enviadas por realizad

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

O cinema rondoniense ganha mais um título autoral com o curta-metragem “A Idade da Solidão”, dirigido por Amanara Brandão Lube e roteirizado pelo ci

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)