Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em PVH


Vinte e seis capitais brasileiras (e Distrito Federal) , e pela primeira vez Porto Velho, receberão a 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América Latina, um evento que tem a parceria do Ministério da Cultura, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Petrobrás.6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em PVH - Gente de Opinião Na capital rondoniense a Mostra será de 17 a 24 de outubro, no Sesc, também parceiro em nível nacional. Mais de 46 produções em sessões a partir das 14 horas, serão exibidas ao público local com destaque para a inclusão.

O diretor da Cinemateca Brasileira de São Paulo, Carlos Magalhães, explicou que uma das principais preocupações da organização é dar acessibilidade ao público com necessidades especiais nas salas de exibição de todo o Brasil. A cinemateca é a produtora oficial da Mostra e por isso reuniu os produtores locais (representantes de todos os estados) em uma reunião no último dia 16, na capital paulista. Na ocasião foram traçadas as estratégias de divulgação e acessibilidade para o evento.

“Um ponto importante é que 100% dos filmes têm closed caption (legenda), que auxilia o deficiente auditivo. Em outros casos, temos filmes com a audiodescrição destinados aos deficientes visuais. Estes serão exibidos em duas sessões especiais em cada estado”, destacou Magalhães.

O diretor afirmou que os filmes e as respectivas sinopses das obras escolhidas estarão disponíveis no site oficial da Mostra. Cada filme é classificado com o direito específico estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Reflexão

Para Carlos Magalhães a Mostra servirá mais uma vez para promover a reflexão, sendo o cinema o instrumento de debate. O trabalho da Cinemateca Brasileira está seguindo uma política pública estabelecida pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. No caso da Mostra que ocorre em 26 capitais e Distrito Federal o desafio para os produtores locais é articular os interessados nestes temas, como universidades, escolas, lideranças políticas e sindicais, terceiro setor, dentre outros e provocar o debate. “A Cinemateca tem buscado um alinhamento de trabalho em nível nacional a partir desta política de Direitos Humanos e estamos abertos às questões particulares de cada região”, ressalta.

Para as próximas Mostras o diretor destacou que a Cinemateca pretende ampliar as exibições com filmes de cada estado, atendendo a produções e especificidades ainda desconhecidas de um País continental como é Brasil. “A convocatória é mista. Os filmes são propostos pela Curadoria. Mas a ideia de abrir para filmes de realizadores locais é importante e queremos ampliar esta participação”, finalizou.

Produção local da mostra com a colaboração de Éder Rodrigues (RR)
 
Fonte: Simone Norberto

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)