Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

4º Curta Amazônia a cada edição um desafio


4º Curta Amazônia a cada edição um desafio - Gente de OpiniãoPara o organizador do 4º Festival de Cinema Curta Amazônia, Carlos Levy, a meta de cada edição do evento cultural nas suas diversas mostras existentes em Porto Velho onde os filmes serão exibidos simultaneamente, é o processo de conquistar o público, formar plateia para que esse público conheça as nossas produções brasileiras independentes. Queremos, a cada ano, ganhar mais público. Estamos proporcionando a eles uma nova forma de ver cinema, com produções diferenciadas e diversificadas nas produções de longa, média e curta metragem.

Entre os eventos paralelos à principal disputa do festival, com sessões pela manhã e tarde, voltado para alunos da cidade, constantemente lotam a sala. O Festival Curta Amazônia também mantém os tradicionais debates sobre temas relevantes à nossa sociedade rondoniense e sobre o cinema no país. Numa sessão especial, por exemplo, ano passado ocorrida na Casa do Ancião, filmes nacionais variados foram exibidos, onde pode se constatar uma boa receptividade e alegria imensa dos idosos naquele momento.

Hoje, o investimento no projeto são as conquistas da entidade responsável pela execução, contando com parcerias, apoios e fundos voluntários que ajudam a realizar esse importante evento cultural, que traz conhecimento através de filmes aqui em Porto Velho. Buscamos sempre estimular à produção regional e isso sempre continuará. Desde o ano passado procuramos definir as inscrições de obras audiovisuais com premiação à nível de Rondônia e região Amazônica, possibilitando um equilíbrio da produção com o restante do país, o que significa que estamos em um bom caminho. Ao Estado e ao Município cabe oferecer condições adequadas para que o talento se expresse cada vez mais, estamos fazendo nossa parte, afirmou Carlos Levy.

Podemos citar alguns filmes inscritos que chegaram até o dia 8 de março desse ano e que participam nessa quarta edição:

 

"O Rei Gastão",de Diogo Viegas, anim, 2012, curta, RJ.

"Nonato Azul", de Cleuberth Choi, anim, 2010/2011, curta, DF.

"Mil vezes",de Cleuberth Choi, anim, 2010, curta, DF.

"A fila",de Almir Correia, anim, 2012, curta, PR.

"Terra, Cuide Dessa Bola",de Cacinho, anim, 2012, curta, MG.

" Aluga-se",de Marcela Lordy, fic, 2012, curta, SP.

"Peixe monstro", de Augusto Gomes, fic, 2012, curta, AM.

"My Brother",  de Raphael Gustavo da Silva, fic, 2013, curta, GO.

"Projeto Rio São Bartolomeu Vivo - Vida Longa ao Rio", de Gustavo Serrate Maia, doc, 2012/2013, curta, DF.

"Os Feras",de César Crispim, doc,2013, curta, PI.

"Cacuriá",de César Crispim, doc, 2013, curta, PI.

"Anjo do Pelourinho",de César Crispim, doc, 2013, curta, PI.

"O Absolutismo das Coisas", de Louis Robin, fic, 2012, média, SP.

"Boca fechada", de Elder Fraga, fic, 2013, média, SP.

"A Laje dos Sonhos", de Raquel Pellegrini, doc-ambiental, 2012, longa, SP.

 

Avisamos ainda que estão abertas as inscrições gratuitas de filmes para essa quarta edição que acontece de 3 a 8 de junho em Porto Velho, com informações no site www.curtamazonia.com.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)