Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

41 anos de Asfaltão - Fundadores deixam legado


Como alguém já disse que viver é uma arte, este grupo composto por Gervásio; Zezeca, Bacú; Zé Hélio; Parruda; Babá – conhecido como cacheado, Julinho e Jorge Makumba ambos ex-presidentes do então bloco Asfaltão. Alguns In memórian como: Meireles; Aquino; Clestino e Bel Escurinho e tantos outros que ficaram no anonimato, mas que também deram sua parcela de contribuição, após uma longa e pesada jornada de trabalho, sujos de pixe não foram vencidos pelo cansaço. Utilizando seus instrumentos de trabalho estrearam a avenida que preparavam41 anos de Asfaltão - Fundadores deixam legado  - Gente de Opinião para o desfile de carnaval da época. Era 17 de fevereiro de 1971. Surge assim, a hoje Escola de Samba Asfaltão que tem como símbolo o Tigre sobre uma pista de asfalto. O asfalto representa a raiz(origem) da escola, o Tigre representa a garra e a força da família Asfaltão.

Após uma longa temporada como Bloco de Sujos. A partir de 1989, passou a se organizar como Bloco de Empolgação, neste ano já mostrou o seu perfil com um forte enredo em Defesa da Natureza. O Tigre conquista então o seu primeiro título. No ano seguinte passou para Bloco de Enredo, seguido das demais categorias: Escola de Segundo Grupo e Grupo Especial. Durante toda esta trajetória, a família Asfaltão continuou levando mensagens com temas fortes e de impacto social.

Em 2012, irá pra avenida com o Tema: “AÇAÍ O NECTAR DOS DEUSES DA FLORESTA. DA AMAZÔNIA PARA O MUNDO”, com um samba composto por mulheres.

Sob a tenda do Tigre, espaço construído com o suor de muitos, foi realizado encontros importantes para a Família Asfaltão. Destacamos as atividades realizadas em 2011 como feijoadas para integração da comunidade; FINS DE TARDE, proporcionando aIntegração da MPB com o Samba e a comunidade. Tivemos um momento literário com o lançamento do Livro “Capitão ALÍPIO – Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico” de Hugo Evangelista, neste evento inclusive, tivemos visitas da Academia Rondoniense de Letras. A arte cênica também esteve presente, com o projeto TEATRO NA TENDA com O GRUPO DÁ O BOTE, dirigido pelo POETA MADO apresentaram o Espetáculo ESTREITO BECO.

Na realização de nossas atividades enfocamos a importância da família, inclusive nos denominamos e somos conhecidos como a Família Asfaltão. Com esta visão e com o objetivo de contribuir com a sociedade temos um trabalho de inclusão de crianças e adolescentes com nossa ESCOLINHA DE PERCUSSÃO, neste projeto envolvemos em média 30 crianças durante os seis últimos meses de 2011, projeto este que pretendemos dar continuidade. O fato é que as crianças e os adolescentes de nossa comunidade têm participação ativa nesta grande família Asfaltão, inclusive como mestre-sala e porta- bandeira.

Tudo isso só foi possível, graças à ousadia de uma brincadeira, que hoje tem um tom sério e responsável com o carnaval de Porto Velho. Vamos cantar os parabéns nesta sexta-feira no ritmo e na cadência da Pura Raça! Parabéns à comunidade, parabéns à Família Asfaltão, Parabéns e muito obrigada aos fundadores.

Os ensaios são realizados na Tenda do Tigre, rua Jacy Paraná entre Brasília e Getúlio Vargas e acontecem nesta quinta, na sexta feira 17/02 – dia do aniversário da Escola. Continua no domingo (19/02) a partir das 12:00 e a partir das 20:00 hs da quarta feira de cinzas 22/02, quinta 23/02 e sexta feira 24/02. Prestigie!

Fonte: Silvia / GRES Asfaltão

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)