Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

41 anos de Asfaltão - Fundadores deixam legado


Como alguém já disse que viver é uma arte, este grupo composto por Gervásio; Zezeca, Bacú; Zé Hélio; Parruda; Babá – conhecido como cacheado, Julinho e Jorge Makumba ambos ex-presidentes do então bloco Asfaltão. Alguns In memórian como: Meireles; Aquino; Clestino e Bel Escurinho e tantos outros que ficaram no anonimato, mas que também deram sua parcela de contribuição, após uma longa e pesada jornada de trabalho, sujos de pixe não foram vencidos pelo cansaço. Utilizando seus instrumentos de trabalho estrearam a avenida que preparavam41 anos de Asfaltão - Fundadores deixam legado  - Gente de Opinião para o desfile de carnaval da época. Era 17 de fevereiro de 1971. Surge assim, a hoje Escola de Samba Asfaltão que tem como símbolo o Tigre sobre uma pista de asfalto. O asfalto representa a raiz(origem) da escola, o Tigre representa a garra e a força da família Asfaltão.

Após uma longa temporada como Bloco de Sujos. A partir de 1989, passou a se organizar como Bloco de Empolgação, neste ano já mostrou o seu perfil com um forte enredo em Defesa da Natureza. O Tigre conquista então o seu primeiro título. No ano seguinte passou para Bloco de Enredo, seguido das demais categorias: Escola de Segundo Grupo e Grupo Especial. Durante toda esta trajetória, a família Asfaltão continuou levando mensagens com temas fortes e de impacto social.

Em 2012, irá pra avenida com o Tema: “AÇAÍ O NECTAR DOS DEUSES DA FLORESTA. DA AMAZÔNIA PARA O MUNDO”, com um samba composto por mulheres.

Sob a tenda do Tigre, espaço construído com o suor de muitos, foi realizado encontros importantes para a Família Asfaltão. Destacamos as atividades realizadas em 2011 como feijoadas para integração da comunidade; FINS DE TARDE, proporcionando aIntegração da MPB com o Samba e a comunidade. Tivemos um momento literário com o lançamento do Livro “Capitão ALÍPIO – Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico” de Hugo Evangelista, neste evento inclusive, tivemos visitas da Academia Rondoniense de Letras. A arte cênica também esteve presente, com o projeto TEATRO NA TENDA com O GRUPO DÁ O BOTE, dirigido pelo POETA MADO apresentaram o Espetáculo ESTREITO BECO.

Na realização de nossas atividades enfocamos a importância da família, inclusive nos denominamos e somos conhecidos como a Família Asfaltão. Com esta visão e com o objetivo de contribuir com a sociedade temos um trabalho de inclusão de crianças e adolescentes com nossa ESCOLINHA DE PERCUSSÃO, neste projeto envolvemos em média 30 crianças durante os seis últimos meses de 2011, projeto este que pretendemos dar continuidade. O fato é que as crianças e os adolescentes de nossa comunidade têm participação ativa nesta grande família Asfaltão, inclusive como mestre-sala e porta- bandeira.

Tudo isso só foi possível, graças à ousadia de uma brincadeira, que hoje tem um tom sério e responsável com o carnaval de Porto Velho. Vamos cantar os parabéns nesta sexta-feira no ritmo e na cadência da Pura Raça! Parabéns à comunidade, parabéns à Família Asfaltão, Parabéns e muito obrigada aos fundadores.

Os ensaios são realizados na Tenda do Tigre, rua Jacy Paraná entre Brasília e Getúlio Vargas e acontecem nesta quinta, na sexta feira 17/02 – dia do aniversário da Escola. Continua no domingo (19/02) a partir das 12:00 e a partir das 20:00 hs da quarta feira de cinzas 22/02, quinta 23/02 e sexta feira 24/02. Prestigie!

Fonte: Silvia / GRES Asfaltão

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)