Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

1ª Mostra Cultural da BVQQ acontece neste final de semana na capital

O evento será na praça Aluízio Ferreira


1ª Mostra Cultural da BVQQ acontece neste final de semana na capital - Gente de Opinião

Fim de ano chegando e, para embalar os porto-velhenses que já estão em clima de festa, o maior bloco de carnaval de rua da região Norte do país, a Associação Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), vai tocar suas marchinhas carnavalescas na praça Aluízio Ferreira, sábado e domingo (9 e 10), a partir das 19h. O evento, com o apoio da Fundação Cultural de Porto Velho, é a 1ª Mostra Cultural realizada pela Associação BVQQ.

A programação é gratuita e promete antecipar o clima de carnaval para os que, tradicionalmente, todos os anos prestigiam o desfile do bloco na cidade. “Já estamos entrando no clima de preparação para 2025”, disse a presidente da Associação BVQQ, Siça Andrade.

ATRAÇÕES

A novidade para esse momento é que o evento vai mostrar parte de todo o acervo do museu da Banda, relembrando com muita alegria ao som das marchinhas carnavalescas mais tradicionais tocadas e com a apresentação dos famosos bonecos gigantes, a história dos 44 anos de desfile da Banda em Porto Velho.

“Nossa ideia é levar todo o acervo da Banda pra rua, para o engrandecimento da nossa cultura carnavalesca”, destacou Siça.

AÇÃO SOCIAL

Para os amantes do desfile de carnaval do bloco mais tradicional de Porto Velho, abadás dos desfiles anteriores estarão disponíveis para aquisição de quem gosta de colecionar, uma forma de promover uma ação solidária que a associação já faz há algum tempo. De acordo com o vice-presidente da Banda, Felipe Andrade, quem quiser contribuir com a ação social e adquirir seu abadá de colecionador, basta levar um quilo de alimento não perecível.

“Muitos foliões gostam de guardar os abadás do bloco. Então teremos alguns disponíveis para quem quiser, bastando levar um quilo de alimento não perecível, que já estamos começando a arrecadar como parte de nossas ações sociais”, finalizou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)