Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - 15h39
A programação da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Porto Velho termina nesta sexta-feira, 29, no Auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), na Avenida Presidente Dutra, nº 4055, Bairro Olaria. A partir das 9h30, será realizada a sessão homenagem 2 com a exibição do filme “Curtas jornadas noite adentro”, de Thiago B. Mendonça, e que foi editado por Cristina Amaral, cineasta e montadora homenageada este ano pelo evento. A classificação indicativa é de 16 anos.
Em seguida, haverá um debate com Ana Lúcia Barroso, presidente da Liga das Escolas de Samba de Rondônia, e Marcus Vinícius Xavier de Oliveira, professor de Direitos Humanos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e conselheiro substituto do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. A mediação será de Marcela Bonfim, assessora de comunicação do MPT.
A última sessão da Mostra Cinema e Direitos Humanos começará às 14h com a projeção dos filmes "Maré braba", "Água rasa", "Mansos", Somos terra", "Máquinas de lazer", "Pulmão de pedra" e "Marés da noite". A classificação indicativa é 12 anos. Todas as exibições são acessíveis ao público, incluindo legenda descritiva e janelas de Libras, reforçando o compromisso da Mostra com a inclusão.
Filme de Rondônia – O destaque do encerramento do evento em Porto Velho é o curta-metragem documental "Somos terra", dirigido por Elisabete Christofoletti e que tem o Cacique pajé Cizino Karitiana como protagonista. Ambos estarão presentes para o debate.
Neidinha Suruí, da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, também participará. A mediação será de Juliano Araújo, professor da UNIR e produtor da Mostra.
Uma realização do Coletivo Madeirista, um grupo de artistas multimídia moradores de Porto Velho, a narrativa do curta metragem “Somos terra” fala da importância da terra no sentido literal como lugar da terra mítica, de vida e de segurança. A obra rondoniense foi selecionada por uma chamada pública da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos para inscrição de curtas-metragens.
O evento é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e ocorre em todas as capitais e no Distrito Federal com produção nacional da Universidade Federal Fluminense. A produção local é do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Rondônia.
Em Porto Velho, a Mostra conta com os seguintes apoiadores: Comitê Gestor Interinstitucional da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade; Defensoria Pública do Estado de Rondônia; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia; Ministério Público do Trabalho de Rondônia; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas; Prefeitura de Porto Velho; Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça; Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis; Sesc Rondônia; Tribunal de Justiça de Rondônia; Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia; e Ultralab – Diagnóstico e Saúde.
Acesse a programação completa do evento em:
https://
A oficina de fotografia “Caminhos da Amazônia”, promovida pelo Ponto de Cultura Mídia Livre Serpentário Produções, capacitou gratuitamente novos tal
Rondônia Caminha para a Execução Plena dos Recursos do Fundo Estadual de Cultura – FEDEC/RO
Na última terça-feira (03), o Conselho Estadual de Políticas Culturais de Rondônia (CEPC/RO) reuniu-se com o secretário interino da SEJUCEL, Paulo H
Pimenteiras do Oeste (RO) foi o cenário de uma vibrante celebração da cultura afro-brasileira durante o 2º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilom
Grand Saute Studio realiza duas apresentações neste fim de semana no Teatro Palácio das Artes
A arte da dança em toda sua beleza e performance fazem parte dos dois espetáculos que o Grand Sauté Studio apresenta neste fim de semana. Os recitai