Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 12/10/10


Primeira Mão - 12/10/10 - Gente de Opinião

NUM PAÍS QUE DEVERIA SER LAICO, É

A RELIGIÃO QUE DECIDE QUASE TUDO

Tem, é claro, que jogar para a torcida. No Brasil, religião e política andam de mãos dadas. Os políticos, sempre astutos e querendo agradar ao eleitorado, fazem de tudo para falar a linguagem do povão. Não querem nem saber de suas convicções, de suas idéias trazidas de anos, do que defenderam em tempos passados. Na hora de pedir o voto, mudam tudo. Depois de eleitos, certamente voltarão a ser o que eram. Mas até lá...Os eventos religiosos, que mesmo contra a Constituição, que determina que somos um país laico, são tratados como questão de Estado. Evangélicos, que crescem com uma velocidade impressionante, como os católicos, que ainda são a maioria no Brasil, formam um público-alvo imenso, que decide eleição, que, juntos, determinam para que lado nossos políticos devem caminhar. Neste último final de semana, as homenagens a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, pelo país afora, mostraram outra vez e claramente que quem não falar a linguagem dos que misturam eleição, política e religião num saco só, está ferrado.

É por isso que José Serra tenta empurrar Dilma Rousseff para fora do colo de católicos e evangélicos, por causa das opiniões contraditórias dela na questão do aborto. Tratada com fanatismo pela maioria de quem segue os preceitos cristãos, quem defender o direito ao aborto está realmente com problemas. Essa mistura de política e religião, que hoje é a base dos governos fundamentalistas de vários países muçulmanos, começa a se formar também no Brasil e em outros países ditos democráticos. É por isso que a minoria de ateus tem até medo de abrir a boca. Nessa terra onde a religião supera quase tudo, discordar de teses professadas nas igrejas e templos é correr risco. Ainda mais se for político.FHC que o diga. Ateu convicto, para ser Presidente teve que se transformar quase em coroinha.

 

MELHOROU MUITO

Tanto Confúcio Moura como João Cahulla, vieram com programas para o horário eleitoral gratuito com muito mais qualidade, mais informação, mais propostas. No primeiro turno, a diferença de tempo de um para outro – Confúcio tinha mais, Cahulla menos – desequilibrava e a qualidade não era a mesma. Agora, está tudo igual e o eleitor é quem decide quem está melhor na TV e no rádio.

ESTRATÉGIAS

O governador que luta pela reeleição começou mostrando seus parceiros – nomes de peso da política estadual - e números de obras realizadas. Confúcio veio com agradecimentos e já mostrando programas implantados quanto prefeito em Ariquemes. No final de semana teve mais. Melhorou também o nível de informação ao eleitor.

NO COMANDO

O ainda deputado federal e candidato derrotado ao governo, Eduardo Valverde, assumiu a coordenação, no Estado, da campanha do segundo turno de Dilma Rousseff. Ela foi derrotada no primeiro turno  por José Serra, exatamente num dos estados do Brasil – Rondônia – onde o governo Lula mais investiu nos últimos anos.

VAI FAZER DE TUDO

Aliás, Dilma não vem, mas Lula vem aí. Na semana que vem, o Presidente inaugura a duplicação da ponte de Ji-Paraná e o primeiro trecho asfaltado da BR 429. Passará o dia no Estado também fazendo campanha para sua preferida. O PT vai fazer de tudo para reverter a derrota de Dilma para o tucano, na fase inicial da disputa pela Presidência.

NO VIA SAT

No último sábado, durante uma hora e meia, o candidato Confúcio Moura foi entrevistado pelos jornalistas Sérgio Mello e Léo Ladeia, ao vivo e via satélite para todo o Estado, no programa VIA SAT da TV Candelária/Rede Record. Sábado que vem, será a vez de João Cahulla ocupar o mesmo espaço.

IGUAL PARA TODOS

Aliás, não só Confúcio e Cahulla, mas todos os demais candidatos ao Governo e Senado, que tiveram grandes espaços nas emissoras da TV Candelária, fizeram questão de agradecer a grande cobertura da emissora e o espaço igual para todos. Durante o primeiro turno, a emissora dedicou mais de 140 horas para a cobertura eleitoral.

QUASE ANÔNIMOS

A inveja dos incompetentes tenta aproveitar luzes passageiras para parasitar, qual sanguessugas, de um pouco da fama alheia, conquistada com muito esforço e trabalho. Sem público, sem audiência, sem respeito, a única forma de tentar sair do quase anonimato é atacar quem tem competência. É por isso que essa gente – há os que agem até em dupla – não sai do lugar.

OUTRA CORRIDA

Ao mesmo tempo em que a campanha pelo segundo turno para o Governo se acirra, a corrida pela futura Presidência e Mesa Diretora da Assembléia também se amplia nos bastidores. Embora dependa muito do resultado final da eleição governamental, os candidatos a comandar o parlamento se mobilizam também.

PRIMEIROS NOMES

Nesta disputa que também é considerada de grande importância no contexto da política estadual, hoje, há três nomes entre os mais citados para concorrer ao comando da Assembléia: Neodi Carlos, Jesualdo Pires e Valter Araújo. Podem surgir outros, no decorrer do jogo.

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Mentir para atingir a família do presidente: é correto ou um ato sem ética de parte do jornalismo decadente?

Mentir para atingir a família do presidente: é correto ou um ato sem ética de parte do jornalismo decadente?

MENTIR PARA ATINGIR A FAMÍLIA DO PRESIDENTE: É CORRETO OU UM ATO SEM ÉTICA DE PARTE DO JORNALISMO DECADENTE?Vamos criar uma situação hipotética. Um j

Faltam 50 milhões de reais para fazer a regularização fundiária  em Rondônia + Assembleia convoca produtores + Belmont: nada de novo

Faltam 50 milhões de reais para fazer a regularização fundiária em Rondônia + Assembleia convoca produtores + Belmont: nada de novo

FALTAM 50 MILHÕES DE REAIS PARA FAZER A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE 40 MIL IMÓVEIS EM RONDÔNIAA necessidade urgente de se ampliar a Regularização Fundi

Venezuela e Colômbia perto de um confronto armado? + No PT, Fátima tem o poder + Os caminhos para o Hospital do Câncer + Outra greve dos Correios. E daí?

Venezuela e Colômbia perto de um confronto armado? + No PT, Fátima tem o poder + Os caminhos para o Hospital do Câncer + Outra greve dos Correios. E daí?

VENEZUELA E COLÔMBIA PERTO DE UM CONFRONTO ARMADO? E NÓS ESTAMOS PERTO DEMAIS DESSE PERIGO!Uma guerra entre dois dos nossos vizinhos? A situação de

Nossa carne avança pelo mundo + A matemática malandra de Jaru + O que há com o hospital do amor? + Cristiane Lopes é o nome do Progressista

Nossa carne avança pelo mundo + A matemática malandra de Jaru + O que há com o hospital do amor? + Cristiane Lopes é o nome do Progressista

NOSSA CARNE AVANÇA PELO MUNDO. AGORA, ENTRA NUM MERCADO DE  1 BILHÃO E 400 MILHÕES DE CONSUMIDORES A carne de Rondônia amplia seu sucesso mundo afor