Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 07/12/10


 Primeira Mão - 07/12/10 - Gente de Opinião

O ABRAÇO DO GARÇON E AS LÁGRIMAS DO

SECRETÁRIO: VITÓRIA CONTRA O CRIME

Há coisas que não tem dinheiro que pague. Há pequenos atos, humanos, que sensibilizam, tocam o coração, acabam fazendo um homem sempre sério e centrado na sua função, emocionar-se e chegar às lágrimas. Foi o que aconteceu com o secretário de segurança do Rio de Janeiro, que viveu pelo menos duas semanas de tensão com a verdadeira guerra contra o tráfico de drogas nas favelas da mais linda cidade brasileira.  O choro veio não se discursos de políticos, de comendas, medalhas ou homenagens daquelas que as autoridades se habituam a receber e fingem se emocionar. José Mariano Beltrame, o gaúcho que pode entrar para a história como o homem que venceu o até então invencível crime organizado, estava almoçando num restaurante quando um garçon, um idoso de 72 anos aproximou-se e perguntou se podia lhe dar um abraço. O secretário se surpreendeu. O homem cumpriu o desejo e disse uma só frase: “quero lhe agradecer porque, depois de muitos anos, saí hoje pela primeira vez da minha casa sem medo dos bandidos”. Alguém poderia imaginar homenagem melhor e mais justa  a um homem público? A simplicidade do cidadão comum, o agradecimento sincero, o abraço recheado de simbologia: tudo isso tocou profundamente Beltrame, que chorou também por tudo o que tem acontecido na cidade que adotou e onde prometeu combater o crime.

Há cenas que ficam para a história. Os tanques da Marinha na favela, os traficantes fugindo apavorados, a tomada do território dos bandidos pelas autoridades, tudo isso merece ficar na memória. Mas nada mais toca um homem público decente do que o reconhecimento sincero de quem o homenageia com a simplicidade dos que querem apenas viver em paz. Beltrame chorou de emoção. O povo do Rio – e quem sabe um dia de todo o Brasil – abraçarão a todos os que, como ele, terão a coragem de enfrentar a bandidagem. Há os que vivem protegendo os bandidos. Mas há autoridades decentes sim. Beltrame é hoje o símbolo delas.

 

CAIU DE NOVO!

Dizem que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Para os rondonienses, o raio da fortuna caiu. Depois do jornalista Roberto Kuppé, que faturou 19 milhões na loteria, outro sortudo, agora da cidade de Seringueiras, põe a mão em 30 milhões de reais, também na Mega Sena. É a terra das boas notícias e da sorte. Parabéns ao novo ganhador.

À BUSCA DOS CRAQUES

A 72 horas do anúncio da equipe de governo que começará comandando o Estado junto com Confúcio Moura, há ainda poucos nomes que se pode considerar certos. O governador eleito ainda está em fase de montagem do seu time. Faltam alguns jogadores – pelo menos um ou dois craques – para que tudo fique pronto. Ele anuncia tudo nesta sexta-feira.

É MUITA GRANA!

Ainda durante seu governo, Confúcio Moura verá os cofres do Estado recheados com cerca de 35 milhões de reais ao ano com os royalties das usinas hidrelétricas do Madeira. O próximo prefeito da Capital também começará governando com essa grana toda. Além destes 70 milhões, outros 18 a 20 irão para a União. É dinheiro para ninguém se queixar.

BEM MENOS

Imaginava-se que, caso a transposição fosse aprovada como estavam querendo os representantes de Rondônia, a economia com pagamento de pessoal para a administração estadual chegasse a mais de 20 milhões de reais/mês. Mas, do jeito que está se encaminhando o projeto final, se chegar à metade já estará muito bom.

SEM AVENTURA

É só o que se ouve nos corredores palacianos e da Assembleia: os servidores públicos já imaginam que Confúcio Moura entrará dando aumento para todos. É bom que ninguém se iluda. O novo governador prometeu priorizar os servidores, mas não fará nenhuma aventura. Aumento, só bem lá na frente. Se houver.

FARO RARO

Tanto o senador Valdir Raupp como a deputada federal Marinha Raupp, campeões de voto no Estado, cumpriram o que falaram desde a eleição de Confúcio: não intervieram e nem indicaram nomes para o governo. Deixaram seu companheiro de partido livre para tomar as decisões. Aliás, coisa rara na política.

MUDA TODO O DIA

As conversações para a disputa da Presidência da Assembleia continuam. Fala-se, nos bastidores, que dois grupos que lançariam cada um seu nome para o cargo, já estariam se aliando para votar em bloco num só. Mas não se tem certeza se isso é verdade. Cada dia há uma informação nova sobre o assunto. Que, aliás, esquenta cada vez mais.

TEM O QUE COMEMORAR

O consórcio Santo Antonio Energia, responsável pela construção da hidrelétrica de Santo Antonio, faz festa de final de ano nesta quarta, no Spazio Multi Eventos . O grupo tem mesmo o que comemorar. A obra da gigantesca usina está muito adiantada e a parceria com as comunidades que serão atingidas pelas águas, daqui a dois anos, é firme, séria e de grande importância para Rondônia.

MERECEU

Mais do que justo: a torcida do Fluminense, em todo o Brasil, ainda comemora o título de campeão brasileiro, depois de 26 anos. Teve o time mais equilibrado e liderou o campeonato durante longo tempo. Em alta o tricolor carioca, enquanto seu rival, o Mengão, bateu na trave para cair para a segunda divisão.

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião
   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica  + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

MÉDICOS PELO BRASIL: RELATÓRIO DE CONFÚCIO MOURA CAUSA POLÊMICA POR ACEITAR CUBANOS SEM O REVALIDA Há muitas opiniões diferentes, contraditórias, co

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Sábado 12 horas e Domingo 7:30, na Record News. A partir da noite de sábado, no site Gente de Opinião. Direto ao Ponto, com Vinicius Miguel!Veja o víd