Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 10/04/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 10/04/12  - Gente de Opinião
 
ESTAMOS AINDA ENGATINHANDO
PARA COMBATER TODA A VIOLÊNCIA
 
 
Há informações vitais para se entender um pouco mais das razões da absurda violência e impunidade que campeiam no Brasil. O primeiro dado é assustador: apenas 10% dos crimes de homicídio são solucionados. Em alguns estados, esse percentual é bem menor. No Rio, apenas 4,5% dos crimes são esclarecidos e os autores, identificados. Os dados indicam que entre 60% e 70% dos inquéritos policiais são arquivados por falta de provas. Já nos Estados Unidos, a maioria dos crimes é desvendada, atingindo índice de 70% a 80% dos casos.Também importante: aprobabilidade de um assassino ser condenado e cumprir pena até o fim no Brasil é de apenas 1%. Nos Estados Unidos, supera os 35% e em casos mais graves, pode chegar a 64%. EOPINIÃO DE PRIMEIRA - 10/04/12  - Gente de Opiniãostá dando para entender, não é? A cada 12 minutos, uma pessoa é assassinada no Brasil. Por ano, são registrados 45 mil homicídios no País. Isso representa que, na média geral, apenas 4.500 crimes são devidamente esclarecidos e os culpados punidos, mesmo com penas leves e facilidades para deixar a prisão, às vezes em tempo recorde.
 
Tem mais. Dados do Ministério da Justiça revelam que o Brasil é o país que mais criou vagas no sistema carcerário nos últimos 25 anos. De 1990 para cá, a capacidade nos presídios brasileiros saltou de 60 mil para 298 mil vagas, uma expansão de 396%. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com 67% de aumento. Os americanos tem 2, 3 milhões de presos, sete para cada 100 mil habitantes. O Brasil tem perto de 500 mil presos, 0,26 presos para cada 100 mil habitantes. O problema aí é que nossas prisões são faculdades do crime e recuperam quase ninguém. Nos Estados Unidos, além das penas pesadas, a reintegração à sociedade é forçada e os índices de recuperação muito maiores. São apenas algumas comprações, nessa complexa situação trágica da violência que vivemos.
 
 

 
 
DIVIDIDO AO MEIO
 
A vitória de Fátima Cleide como pré-candidata do PT racha de vez o partido, como racharia se Cláudio Carvalho vencesse. Há muito tempo que os petistas dividiram-se em alas. Quando vivos, Odair Cordeiro e Eduardo Valverde conseguiam segurar as pontas e manter a paz. Mas, depois que os dois, conciliadores e propensos ao diálogo se foram, o abismo entre as lideranças se aprofundou. Fátima vai para a disputa sem apoio da atual administração. Se não houver alguma novidade, a ex-senadora correrá sozinha. Metade do PT não irá com ela. Como metade não iria com Claudio.
 
 
 
CERTOS E INCERTOS
 
Com Fátima, o quadro começa a se formar, para o primeiro turno da disputa em Porto Velho. Já estão também certos: Mauro Nazif, do PSB; Lindomar Garçon, do PV; José Augusto, do PMDB e Miguel de Souza, do PR. Ainda a confirmar: Mário Sérgio, do PMN; Dalton di Franco, do PDT; Mariana Carvalho ou Ivo Benitez, do PSDB; Amado Rahaal, do PP; Edgar do Boi. do PSDC e outros nomes, constantemente citados. Só em junho se saberá, com certeza, quem vai mesmo para a reta final.
 
 
 
A HISTÓRIA PERDE
 
Walderedo Paiva foi outra figura importante da história que de Rondônia perdeu. Morreu levando consigo muitas informações vividas no meio político, policial e social. De uma fase em que viver nessa região era mais que uma aventura, era risco de vida. Ele e outros pioneiros estão indo embora e nos deixando sem memória. Está na hora de pensarmos num Museu da Imagem e do Som, para guardarmos passagens e personalidades que não podem ser perdidas, sob pena de esquecermos quem somos.
 
 
 
MORTES E MORTES
 
Um cavalo foi morto a tiros, na BR 364, por um policial. A cena foi filmada e causou muitos protestos. Uma mulher, ligada aos movimentos de preservação da floresta, foi friamente assassinada. Protestos de parlamentares e partidos de esquerda. Nenhum deles, aproveitou para sequer lamentar as mortes de 29 garimpeiros, assassinados dentro da Reserva Roosevelt, há oito anos. Matar um animal causa tristeza e comoção. Já os 29 mortos, nada tem a ver com a comunidade, ao que parece.
 
 
 
AGRESSÃO EM AULA.
 
Pais e alunos agredirem professores passou a ser comum, graças à legislação burra e corrupta e a política de lava mãos das autoridades, que fazem de conta que não é com elas. Em Porto Alegre, dias atrás, a triste cena de repetiu. Um estudante que queria colocar fogo nos cabelos de uma coleguinha foi admoestado pela professora. O menino, com veia de criminoso, foi em casa e pediu ajuda à mãe e à irmã. O trio voltou à escola e agrediu a professora, covardemente. Não aconteceu nada com os agressores. É o horror...
 
 
 
QUATRO INIMIGOS
 
Anunciado como um pacote de incentivo à indústria, programa do governo federal vai trazer muito pouco de concreto. A queda da indústria nacional é visível, sem chances de concorrer com a de outros países. Temos quatro inimigos mortais, que, se não combatidos, não há ajuda que resolva: custos trabalhistas dos mais caros do mundo; energia das mais caras do Planeta; telecomunicações e internet caríssimas e ruins e, o pior de tudo, a carga de impostos que só serve, como sanguessuga, para se alimentar de quem produz. Com tudo isso, o problema não tem solução.
 
 
 
PERGUNTINHA
Com tantos ministros caindo, com a crise com o Congresso, com as obras do PAC quase paradas, qual o segredo da presidente Dilma Rousseff para ter 77% de aprovação?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)